Postado originalmente por
Viking
Cara, AT erra sim. Aliás erra com tanta frequencia q inventaram o kickdown. O problema não é a rapidez com q é feita a troca, mas sim a rapidez com q é feita a escolha correta de marcha em algumas situações. O cambio não tem olhos nem cerebro pra ver o q está acontecendo à frente e selecionar a marcha mais adequada, ele apenas obedece à sua programação q tenta adivinhar. Enquanto um humano bem treinado (bom motorista) faz a escolha correta em uma fração de segundo, o AT fica la, tentando interpretar os sinais recebidos pra so depois mudar a marcha... e a retomada no AT só é melhor pq ele reduz quando no modo auto... seleciona o modo sequencial e faz o teste de retomada como é feito nos MT pra vc ver. Não tenho nada contra o cambio automatico, na verdade acho muito bom. Só acho errado falarem q ele não diminui a performance, pq isso diminui mesmo. Pelo menos nos cambios auto mais comuns aqui no brasil, q só tem 4 marchas, a diferença na aceleração é grande... sei q isso está mudando e q ja existem cambios mais modernos e melhores, mas esses, salvo algumas exceções, ainda não chegaram por aqui, principalmente para picapes.