X2...! Osarmento. H2O no diesel vai formar H2SO4 na câmara de explosão. Um bom indicativo é ver se o tubo de escapamento "apodrece" e fura em menos de um ano.
A ANP permite maior concentração de enxôfre nos diesel vendidos na zona rural que os das urbanas.
Se tiver dúvida, peça no posto, um teste de densidade a 20 graus Célcius. Só é preciso uma proveta, um densimetro e um termômetro, e considerar os três dígitos significativos.
Diesel Rural: Se a densidade estiver entre 0,820 e 0,880 estará dentro dos limites permitidos.
Diesel Metropolitano: 0,820 e 0,865
Diesel Metropolitano: Teor máx. de enxofre liberado no escape 500 ppm.
Diesel Rural: Teor máx. de enxofre liberado no escape 2.000 ppm.
Nota: Lembrar que a densidade da água, a 20 graus Célcius, é igual a 1,000 :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Se tiver muita H2O, está vai ficar no fundo, nas primeiras horas como emulsão branca, depois fica água cristalila em baixo de tudo.
"Em 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou a resolução 315, segundo a qual todo o diesel comercializado em território nacional deveria ter no máximo 50 partes de enxofre por milhão -- o chamado diesel S-50 -- a partir do dia 1º de janeiro de 2009." Legalllllllll...!!! :discordo::discordo::discordo::discordo::discordo: :discordo:
PORÉM...! os Lobbystas de plantão $$$$$$$$$, acordaram quê...:
"Agora, uma vez assinado o acordo, a utilização obrigatória do diesel S-50 valerá apenas para os ônibus das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas outras cidades paulistas e fluminenses, assim como no interior, no Distrito Federal e nas capitais dos outros 24 estados do país, o limite de enxofre liberado descerá de 2 mil para 1.800 ppm, e no longínquo ano de 2014 será reduzido para 500 ppm." :oops::oops::oops::oops::oops::oops::oops:
Tenho dúvidas se já não estão batizando os diesel com óleo vegetal puro clandestino.
Abraços
Anthon