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O que acham da picape Actyon Sports

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  • 28/01/2009, 09:24
    Walter L. L. Casitta
    O fórum tem vários relatos de motor eletrônico parado pelo diesel de baixa qualidade. Os relatos envolvem a Ford, Mit, Toyota, e Nissam...
  • 28/01/2009, 11:21
    Augustoqm5
    Aproveitando o assunto do diesel, alguém sabe se tem alguma distribuidora que não mistura biodiesiel? Ou é obrigatória para todas?
  • 28/01/2009, 11:30
    JORIS
    Citação:

    Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Muitos postos de abastecimento tem "preguiça" de trocar os filtros de Diesel periodicamente.

    O ideal é sempre abastecer em postos realmente de confiança.

    Esse "problema" de diesel ruim x motor eletrônico, deve ser realmente complicado pra quem viaja muito pra cidades do interior, no meu caso por exemplo que 99,9% das vezes abasteço em postos "tido" como confiáveis, acho que dificilmente terei problema, porém as vezes que viajei fiquei bastante receoso em abastecer onde não conhecia!

    []´s.
  • 28/01/2009, 11:54
    ROAD TECH
    Biodiesel é Obrigatório
    Citação:

    Postado originalmente por Augustoqm5 Ver Post
    Aproveitando o assunto do diesel, alguém sabe se tem alguma distribuidora que não mistura biodiesiel? Ou é obrigatória para todas?


    Olá Augusto, tudo bem?

    Leia o que diz a ANP:


    "A partir de 1º de julho de 2008, o óleo diesel comercializado em todo o Brasil deve conter, obrigatoriamente, 3% de biodiesel. Esta regra foi estabelecida pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), publicada em março de 2008, que aumentou de 2% para 3% o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel.
    O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais que deve atender à especificação estabelecida pela Resolução ANP n° 07/2008. O B3 - nome da mistura de 97% de óleo diesel derivado do petróleo e 3% de biodiesel é obrigatório em todos os postos que revendem óleo diesel, que estão sujeitos à fiscalização relativa ao cumprimento dessas normas. A adição de 3% de biodiesel ao diesel de petróleo não exige alteração nos motores e os veículos que utilizem o B3 têm garantia de fábrica assegurada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)."


    Mais detalhes sobre esse assunto: http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/biodiesel.asp


    sds,


    Octávio

  • 28/01/2009, 12:39
    Augustoqm5
    Valeu Octávio!


    Eu sou usuário de diesel muito recente (20 dias) então estou começando a me informar sobre o assunto.
    E o diesel aditivado realmente faz diferença?
    Sobre o diesel filtrado eu estou abastecendo nos postos onde existe aquele filtro externo. Será que faz diferença na qualidade do produto de um posto que não tem este filtro e outro que tem?
  • 28/01/2009, 13:13
    ROAD TECH
    Citação:

    Postado originalmente por Augustoqm5 Ver Post
    Valeu Octávio!


    Eu sou usuário de diesel muito recente (20 dias) então estou começando a me informar sobre o assunto.
    E o diesel aditivado realmente faz diferença?
    Sobre o diesel filtrado eu estou abastecendo nos postos onde existe aquele filtro externo. Será que faz diferença na qualidade do produto de um posto que não tem este filtro e outro que tem?

    Olá Augusto,

    A grande maioria dos postos tem filtro nas bombas de diesel. Resta saber se os filtros recebem manutenção adequada. É preferível abastecer sempre em postos que tenham filtros, mas dai saber que estão em ordem, é onde mora o perigo.

    Pior do que sujeira no diesel, é a presença de água. A água passa pelo filtro da bomba e fica armazenada no tanque do seu carro. Associada ao alto teor de enxofre do nosso diesel, forma compostos sulfúricos (não sou especialista em química). Isso corrói as partes em contato com o diesel, principalmente os tanques metálicos, como o da AS. Por isso que se vê muitos caminhões antigos com tanques de plástico, pois o original já furou há muito tempo.

    Como te falei antes, o ideal seria drenar o tanque (caso haja dreno na parte de baixo) a cada três meses. Mas isso não é acessível a qualquer um....

    Sds,

    Octávio
  • 28/01/2009, 15:17
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Como te falei antes, o ideal seria drenar o tanque (caso haja dreno na parte de baixo) a cada três meses. Mas isso não é acessível a qualquer um....

    Três meses acho muito radical principalmente pra quem mora em cidade grande. Eu por exemplo em 7 anos que tenho a Ranger nunca precisei mexer no tanque. Acho que de ano em ano estaria bom...
  • 28/01/2009, 17:02
    netão
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Três meses acho muito radical principalmente pra quem mora em cidade grande. Eu por exemplo em 7 anos que tenho a Ranger nunca precisei mexer no tanque. Acho que de ano em ano estaria bom...

    Eita,assim é osso...
    Eu só tive que mecher uma vez no tanque da F250 por causa da boia...
  • 28/01/2009, 18:19
    Sérgio Ricardo Jacobsen
    Citação:

    Postado originalmente por JORIS Ver Post
    Esse "problema" de diesel ruim x motor eletrônico, deve ser realmente complicado pra quem viaja muito pra cidades do interior, no meu caso por exemplo que 99,9% das vezes abasteço em postos "tido" como confiáveis, acho que dificilmente terei problema, porém as vezes que viajei fiquei bastante receoso em abastecer onde não conhecia!

    []´s.

    sinto te dizer Joris, mas ao meu ver não existe posto tido como confiavel, por mais que a gente cuide, tenha a certeza, o que fala mais alto é a sorte mesmo, abraço.
  • 28/01/2009, 18:26
    Sérgio Ricardo Jacobsen
    Citação:

    Postado originalmente por Ssangyong Ver Post
    Interessante saber disso, pois caso ocorra algo parecido terei uma noção já de como proceder ao informar aos mecânicos...
    Aqui no MS tenho veículos que já rodaram mais de 20.000 km e não apareceu nenhum problema neste sentido...
    Pode ser por conta dessa mudança regional na especificação do Diesel.

    Interessante e relevante a informação Octávio!!
    Obrigado!

    Beleza Ssangyong!!
    No meu caso, tenho que falar bem mesmo da revenda (revendedores), a primeira coisa que me falaram foi justamente em relação a isso, e após me mostraram toda a etapa de sangria do filtro, como falei para o Augusto, acho que deves fazer isso tbm, pede para o pessoal da manutenção mostrar para ti, e mostra ao teu cliente, passa mais confiança com certeza, no caso das revisões aqui é de 5.000 em 5.000 justamente por isso, cada revisão é sangrado o filtro, e a revenda prefere assim pelo motivo de observar que o mesmo esta sendo feito correto, foi o que me explicaram quando reclamei da proximidade das revisões.
    abraços.
  • 28/01/2009, 18:28
    Sérgio Ricardo Jacobsen
    Valeu amigo osarmento!!
    Agora na proxima revisão vou mandar lavar o tanque já, para evitar esta situação.
    abraço.
  • 28/01/2009, 19:04
    ROAD TECH
    Citação:

    Postado originalmente por Sérgio Ricardo Jacobsen Ver Post
    Valeu amigo osarmento!!
    Agora na proxima revisão vou mandar lavar o tanque já, para evitar esta situação.
    abraço.

    Olá Sérgio,

    Acho que a concessionária dificilmente vai remover seu tanque para lavagem preventiva, uma vez que ainda não ocorreu o problema de entupimento. A remoção, lavagem e instalação deve demorar pelo menos duas horas. A não ser que vc exija, e pague pelo serviço, já que essa essa mão de obra não pode ser justificada como "garantia".

    Não sei se o tanque da Actyon tem bujão dreno como a minha Pajero. Se tiver, chegue para revisão com pouco combustível no tanque e peça para drenar. Se tiver a tal "nata" que mencionei, ai sim, cabe uma lavagem, nesse caso, em garantia.

    Boa sorte,

    Octávio
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