O fórum tem vários relatos de motor eletrônico parado pelo diesel de baixa qualidade. Os relatos envolvem a Ford, Mit, Toyota, e Nissam...
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O fórum tem vários relatos de motor eletrônico parado pelo diesel de baixa qualidade. Os relatos envolvem a Ford, Mit, Toyota, e Nissam...
Aproveitando o assunto do diesel, alguém sabe se tem alguma distribuidora que não mistura biodiesiel? Ou é obrigatória para todas?
Esse "problema" de diesel ruim x motor eletrônico, deve ser realmente complicado pra quem viaja muito pra cidades do interior, no meu caso por exemplo que 99,9% das vezes abasteço em postos "tido" como confiáveis, acho que dificilmente terei problema, porém as vezes que viajei fiquei bastante receoso em abastecer onde não conhecia!
[]´s.
Olá Augusto, tudo bem?
Leia o que diz a ANP:
"A partir de 1º de julho de 2008, o óleo diesel comercializado em todo o Brasil deve conter, obrigatoriamente, 3% de biodiesel. Esta regra foi estabelecida pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), publicada em março de 2008, que aumentou de 2% para 3% o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel.
O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais que deve atender à especificação estabelecida pela Resolução ANP n° 07/2008. O B3 - nome da mistura de 97% de óleo diesel derivado do petróleo e 3% de biodiesel é obrigatório em todos os postos que revendem óleo diesel, que estão sujeitos à fiscalização relativa ao cumprimento dessas normas. A adição de 3% de biodiesel ao diesel de petróleo não exige alteração nos motores e os veículos que utilizem o B3 têm garantia de fábrica assegurada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)."
Mais detalhes sobre esse assunto: http://www.anp.gov.br/biocombustiveis/biodiesel.asp
sds,
Octávio
Valeu Octávio!
Eu sou usuário de diesel muito recente (20 dias) então estou começando a me informar sobre o assunto.
E o diesel aditivado realmente faz diferença?
Sobre o diesel filtrado eu estou abastecendo nos postos onde existe aquele filtro externo. Será que faz diferença na qualidade do produto de um posto que não tem este filtro e outro que tem?
Olá Augusto,
A grande maioria dos postos tem filtro nas bombas de diesel. Resta saber se os filtros recebem manutenção adequada. É preferível abastecer sempre em postos que tenham filtros, mas dai saber que estão em ordem, é onde mora o perigo.
Pior do que sujeira no diesel, é a presença de água. A água passa pelo filtro da bomba e fica armazenada no tanque do seu carro. Associada ao alto teor de enxofre do nosso diesel, forma compostos sulfúricos (não sou especialista em química). Isso corrói as partes em contato com o diesel, principalmente os tanques metálicos, como o da AS. Por isso que se vê muitos caminhões antigos com tanques de plástico, pois o original já furou há muito tempo.
Como te falei antes, o ideal seria drenar o tanque (caso haja dreno na parte de baixo) a cada três meses. Mas isso não é acessível a qualquer um....
Sds,
Octávio
Beleza Ssangyong!!
No meu caso, tenho que falar bem mesmo da revenda (revendedores), a primeira coisa que me falaram foi justamente em relação a isso, e após me mostraram toda a etapa de sangria do filtro, como falei para o Augusto, acho que deves fazer isso tbm, pede para o pessoal da manutenção mostrar para ti, e mostra ao teu cliente, passa mais confiança com certeza, no caso das revisões aqui é de 5.000 em 5.000 justamente por isso, cada revisão é sangrado o filtro, e a revenda prefere assim pelo motivo de observar que o mesmo esta sendo feito correto, foi o que me explicaram quando reclamei da proximidade das revisões.
abraços.
Valeu amigo osarmento!!
Agora na proxima revisão vou mandar lavar o tanque já, para evitar esta situação.
abraço.
Olá Sérgio,
Acho que a concessionária dificilmente vai remover seu tanque para lavagem preventiva, uma vez que ainda não ocorreu o problema de entupimento. A remoção, lavagem e instalação deve demorar pelo menos duas horas. A não ser que vc exija, e pague pelo serviço, já que essa essa mão de obra não pode ser justificada como "garantia".
Não sei se o tanque da Actyon tem bujão dreno como a minha Pajero. Se tiver, chegue para revisão com pouco combustível no tanque e peça para drenar. Se tiver a tal "nata" que mencionei, ai sim, cabe uma lavagem, nesse caso, em garantia.
Boa sorte,
Octávio