Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Ssangyong;
Vou responder pelo OSARMENTO:
Diretamente não. Euro III e Euro IV são as normas básicas de emissões de poluentes. A forma como tais motores atingirão a norma é outra historia...
Existe motores com bomba injetora mecanica que atingem Euro III. Outros precisaram de sistemas eletronicos para manter a mesma potencia, enfim.
Mas indiretamente, mais preciso e avançado precisará ser o sistema common rail para Euro IV e futuramente o Euro V. Maiores pressões no rail (há casos de 2100 bar!!!), maior precisão no tempo de injeção, bicos injetores mais precisos e desenvolvidos, maior adaptabilidade do sistema a variações ambientais, etc.
Fazendo uma analogia (besta mas válida), basta relembrarmos como eram os sistemas de injeção eletronica da década de 90: Analógicos, injetavam os 4 bicos ao mesmo tempo, o sistema demorava para se auto-adaptar a nova condição de queima e combustivel, não havia sonda lambda. Tinha que ficar contando piscadas de luz no painel e olhar na tabela para ver a lista de falhas do sistema, etc.
Depois vieram os sistemas digitais, que foram ficando cada vez mais rápidos no processamento até chegar ao sistema flexível, que através da sonda labda determina qual o combustivel está sendo usado.
Abs!!!