Postado originalmente por
dd1969
Legal, Professador,
Retirar um carro mais pesado (parece ser um daqueles SUV com chassis, talvez próximo de 2 toneladas), ainda mais atolado e cheio d'água, é uma tarefa ainda mais difícil.
Como sugestão de melhoria cada vez mais, eu teria feito quase tudo igual, com uma pequena diferença: embora a cinta de nylon absorva algum impacto, eu não teria dado tranco, pois isto aumenta muito a carga de reboque na estrutura do carro, o que poderia ter extrapolado o limite projetado para o veículo. De qualquer modo, a impressão que se tem é que foi mesmo o tranco que retirou o carro do atolamento...
Dúvida: Você estava com o carro no modo Auto ou 4x4 Lock? Pergunto por curiosidade, porque a roda traseira direita quase não entra em ação. Sei que, mesmo em Lock isto poderia ter acontecido, porque o bloqueio é do conversor de torque (50% para cada eixo), mas não bloqueia o diferencial de eixo das rodas, apesar daquela explicação de utilização dos sensores do sistema ABS para implementar um bloqueio de diferencial de eixo.
Nessas situações mais difíceis, mesmo que estivesse em asfalto seco, pode utilizar a seguinte regra: se estiver tracionando em linha reta, pode utilizar o modo Lock sem medo. Agora se estiver em piso escorregadio, aí mesmo é que o modo Lock é altamente recomendável. Digo isto para as situações difíceis de esforço como reboque de atolamento, pois, fora isso, procuro utilizar na medida do possível o modo Auto mesmo, que já é muito bom!
Abraços e boas trilhas!
dd1969.