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Convex Datacenter
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  • #1
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    Olá pessoal tem um DUSTER há 2 anos e pela primeira vez tive um problema com o Computador de bordo. O marcador de combustível ficou zerado. Fiz o reset do mesmo ai voltou tudo ao normal. Só que o consumo nunca mais foi o mesmo. Antes do apagão ela fazia de 10.5 a 9.6 Km/L, agora não sai mais dos 7.5 Km/L com gasolina. Será que esse reset foi correto ?

    Outra coisa que notei é que nos primeiro dias, depois do apagão, o consumo por litro voltava para o Zero, praticamente todos os dias pela manha quando ia trabalhar, durante o percurso de 10km até o trabalho, ele ia subindo, agora depois de alguns dias ele se manteve em 7.5Km/L.

    Se algum tem o conhecimento da existência de algum outro tipo de Reset para a minha versão 2.0 4x4 Dynamique ?????, favor postar.
    ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por cloviscarleto Ver Post
    Olá pessoal tem um DUSTER há 2 anos e pela primeira vez tive um problema com o Computador de bordo. O marcador de combustível ficou zerado. Fiz o reset do mesmo ai voltou tudo ao normal. Só que o consumo nunca mais foi o mesmo. Antes do apagão ela fazia de 10.5 a 9.6 Km/L, agora não sai mais dos 7.5 Km/L com gasolina. Será que esse reset foi correto ?

    Outra coisa que notei é que nos primeiro dias, depois do apagão, o consumo por litro voltava para o Zero, praticamente todos os dias pela manha quando ia trabalhar, durante o percurso de 10km até o trabalho, ele ia subindo, agora depois de alguns dias ele se manteve em 7.5Km/L.

    Se algum tem o conhecimento da existência de algum outro tipo de Reset para a minha versão 2.0 4x4 Dynamique ?????, favor postar.
    Acho que a Renault tem um sério problema com marcadores de combustível. Aluguel um Sandero e para devolução abasteci o carro até o fechamento automático da bomba. Quando olhei o marcador, faltavam 2 barrinhas. Abasteci mais 10 litros e continuava faltando 2 barrinhas. Quando cheguei na locadora e expliquei o ocorrido, o atendente falou que isso é normal, eles precisam resetar o computador tanto do Sandero, quanto do Clio, para normalizar.
    4X4 Brasil
    Mauro Mosczynski
    Land Rover Defender 110 "Picles": rodas, volante, bancos, velocimetro, diferencial, câmbio, capô, porta

  • #3
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    Citação Postado originalmente por cloviscarleto Ver Post
    Olá pessoal tem um DUSTER há 2 anos e pela primeira vez tive um problema com o Computador de bordo. O marcador de combustível ficou zerado. Fiz o reset do mesmo ai voltou tudo ao normal. Só que o consumo nunca mais foi o mesmo. Antes do apagão ela fazia de 10.5 a 9.6 Km/L, agora não sai mais dos 7.5 Km/L com gasolina. Será que esse reset foi correto ?

    Outra coisa que notei é que nos primeiro dias, depois do apagão, o consumo por litro voltava para o Zero, praticamente todos os dias pela manha quando ia trabalhar, durante o percurso de 10km até o trabalho, ele ia subindo, agora depois de alguns dias ele se manteve em 7.5Km/L.

    Se algum tem o conhecimento da existência de algum outro tipo de Reset para a minha versão 2.0 4x4 Dynamique ?????, favor postar.
    Olá, cloviscarleto,

    Até o momento somente temos conhecimento da imprecisão do indicador de combustível (aquelas barrinhas), mas não com relação ao computador de bordo em si. O meu caso é o mesmo do relatado por diversos usuários que possuem Sandero, Logan e Duster, e, por causa disso, não confio naquelas barras (problema crônico aparentemente sem solução e com menos importância) e me baseio somente no computador de bordo que tem sido bem preciso, além da precisão do velocímetro (bem maior que a dos carros da FIAT, por exemplo).

    O teu carro pode ser um caso isolado, e talvez teu computador de bordo esteja apresentando problemas (coisa que não acontecia, conforme você relatou) ao invés de somente problemas de reset e/ou reconfiguração.

    Aconselharia a levar o carro na concessionária para verificação e, se for o caso, a substituição da peça que ainda deve estar na garantia.

    Abraços e boas trilhas!
    dd1969.

  • #4
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    Acabei de me cadastrar aqui no fórum, estou querendo abrir um tópico mas não estou sabendo fazer, por isso estou digitando aqui como envio de resposta, me desculpem, e quem puder me ajudar agradeço. Quero fazer uma consulta sobre pneus.
    4X4 Brasil Razão: Mudança de aro

  • #5
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    Felizmente parece que está se regularizando o meu computador de bordo. Mas ainda, não fico satisfeito com esse equipamento. O Duster é um carrão mais todo carro tem problemas, esse é um problema sério.

    Falei semana passada com um funcionário de um concessionário Renault, ele disse para eu não deixar a chave no contato quando for abastecer o carro, parece que funcionou. Só o fato da chave está no contato o computador não atualiza corretamente os dados. Eu não vi nada no manual falando sobre esse recomendação, falha grave. Mas tudo parace está se normalizando ainda na casa dos 8.0 Km/L, mas subindo. Vou testar pra valer, quando fizer minha viajem de 400Km na santa santa.

    Recomendações DUSTER para todos......................
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por cloviscarleto Ver Post
    Felizmente parece que está se regularizando o meu computador de bordo. Mas ainda, não fico satisfeito com esse equipamento. O Duster é um carrão mais todo carro tem problemas, esse é um problema sério.

    Falei semana passada com um funcionário de um concessionário Renault, ele disse para eu não deixar a chave no contato quando for abastecer o carro, parece que funcionou. Só o fato da chave está no contato o computador não atualiza corretamente os dados. Eu não vi nada no manual falando sobre esse recomendação, falha grave. Mas tudo parace está se normalizando ainda na casa dos 8.0 Km/L, mas subindo. Vou testar pra valer, quando fizer minha viajem de 400Km na santa santa.

    Recomendações DUSTER para todos......................
    Creio que "tirar" a chave do contato é um preciosismo...eles falam isso porque a pessoa, ou quem estiver dentro do carro durante o abastecimento, pode ligar a chave para ouvir o rádio, ou outra coisa...e isso esculhamba mesmo o marcador.
    Pode experimentar na próxima vez, com a chave DESLIGADA e no contato...dá na mesma. Só não pode ligar.
    Outra coisa que anda confundindo o pessoal é a capacidade do tanque. Se o frentista forçar a barra e ir pingando combustível pra dentro, dizem por aí que chega perto de 70 litros (!!!). Só que isso não deve ser feito. Essa capacidade extra não deve ser utilizada por causa do circuito de filtros de gases do tanque que devem ser preenchidos apenas pelos gases, que serão reaproveitados. Preencher com líquido irá estragar o sistema e fazer perder a função.
    Portanto, ao abastecer, fique do lado do frentiste e MANDE abastecer apenas até o estalo da bomba...no máximo no segundo.
    Aí, você verá que o computador de bordo irá registrar valores bem próximos da realidade.

    T+

  • #7
    Chave de ignição durante o abastecimento. Olha, o manual fla sobre isso. Olha o que ele diz;

    "Para reabastecer seu veículo, retire a chave da ignição.Introduza a pistola, para empurrar a válvula até o batente antes de iniciar o reabastecimento (caso contrário, existe
    o risco de espirros e salpicos de combustível).
    Seu tanque estará cheio após a parada automática da pistola (no máximo até a 3ª parada automática da pistola). Não
    ultrapasse este ponto a fim de preservar um volume de expansão e evitar vazamentos.

  • #8
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    Dados de alinhamento/convergencia/cambagem

    Pessoal, encontrei estes dados abaixo, referentes ao alinhamento e cambagem do Duster na internet (pois infelizmente não os consegui junto à Renault, seja oficina ou atendimento/solicitação pelo telefone.)

    Tabela de Alinhamento Renault Duster
    Convergência em mm


    Dianteira:
    Conv. -0,86 (+-) 0,83
    Câmb. -0º38 (+-) 0º30
    Cást. +5º43 (+-) 1º00
    KPI 12º40 (+-) 1º00


    Traseira:
    Conv. -1,86 (+-) 0,83
    Câmb. -0º52 (+-) 0º30

    Se alguém tiver informações parecidas ou que confrontem estes valores, peço o favor de compartilhar. Não posso dizer se há diferenças nestes valores entre a versão 4x4 e a convencional, que devido à suspensão traseira multi-link, pode ser diferente.

    Abrx,
    4X4 Brasil

  • #9
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    Lightbulb Isso é importante!

    Citação Postado originalmente por Carmoro Ver Post
    Pessoal, encontrei estes dados abaixo, referentes ao alinhamento e cambagem do Duster na internet (pois infelizmente não os consegui junto à Renault, seja oficina ou atendimento/solicitação pelo telefone.)

    Tabela de Alinhamento Renault Duster
    Convergência em mm


    Dianteira:
    Conv. -0,86 (+-) 0,83
    Câmb. -0º38 (+-) 0º30
    Cást. +5º43 (+-) 1º00
    KPI 12º40 (+-) 1º00


    Traseira:
    Conv. -1,86 (+-) 0,83
    Câmb. -0º52 (+-) 0º30

    Se alguém tiver informações parecidas ou que confrontem estes valores, peço o favor de compartilhar. Não posso dizer se há diferenças nestes valores entre a versão 4x4 e a convencional, que devido à suspensão traseira multi-link, pode ser diferente.

    Abrx,
    Grande Carmoro,
    aconteceu comigo quando fui trocar os pneus, a loja não tinha os dados do duster 4x4, apenas do dacia duster 4x4, que, pela diferença com a situação encontrada, eles desistiram de alinhar. tive que levar na autorizada...

    De onde veio esta informação? ela é confiável?
    estou até desconfiando da css.

    um grande abraço,
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

  • #10
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    Não tem como confiar, infelizmente

    Citação Postado originalmente por Professador Ver Post
    ...

    De onde veio esta informação? ela é confiável?
    estou até desconfiando da css.

    um grande abraço,
    Mr. Professador, bobeira minha de não ter colocado a fonte: Encontrei a informação num blog de nome wlmedeiros ponto blogspot que possui informações de diversos carros. Infelizmente não especifica qual modelo/versão.
    PORTANTO, não podemos tomá-la como confiável.

    Encontrei uma css aqui em BH, que eu tomei uma confiança (após trocar uma ideia com o mecânico de lá). O problema é o preço salgado... Parece mesquinharia, achar R$140,00 caro para serviço de alinhamento, balanceamento, etc das 4 rodas de uma Duster, que nova é quase 70K, mas dinheiro não cai do céu. A verdade é que está tudo caro por aqui!

    Faz parte do percurso deste carro ir acumulando estas informações, detalhes mecânicos, soluções de problemas e outros. Assim como em outros 4x4 já consagrados o nosso dever é ir acumulando e compartilhando estas experiências, não é?
    Abrx.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Carmoro Ver Post
    Mr. Professador, bobeira minha de não ter colocado a fonte: Encontrei a informação num blog de nome wlmedeiros ponto blogspot que possui informações de diversos carros. Infelizmente não especifica qual modelo/versão.
    PORTANTO, não podemos tomá-la como confiável.

    Encontrei uma css aqui em BH, que eu tomei uma confiança (após trocar uma ideia com o mecânico de lá). O problema é o preço salgado... Parece mesquinharia, achar R$140,00 caro para serviço de alinhamento, balanceamento, etc das 4 rodas de uma Duster, que nova é quase 70K, mas dinheiro não cai do céu. A verdade é que está tudo caro por aqui!

    Faz parte do percurso deste carro ir acumulando estas informações, detalhes mecânicos, soluções de problemas e outros. Assim como em outros 4x4 já consagrados o nosso dever é ir acumulando e compartilhando estas experiências, não é?
    Abrx.
    Caros Carmoro e Professador,

    Infelizmente encontrei informações divergentes das postadas pelo Carmoro. Isto é ruim, uma vez que ainda não sabemos quais são as corretas, e nem mesmo sabemos se alguma delas é correta (pode ser que sejam de modelos diferentes do 4x4).

    Eis as informações que obtive no relatório emitido pela empresa que fez o alinhamento e balanceamento de meu Duster 4x4, empresa esta para onde foi levado o carro por ocasião da revisão de 30000 Km (na concessionária onde realizo as revisões eles não fazem alinhamento e/ou balanceamento):

    FABRICANTE:


    EIXO DIANTEIRO (Impulso)


    Convergência Total: -0º20' -0º10' 0º00'
    Convergência: -0º10' -0º05' 0º00'
    Camber: -1º00' -0º30' 0º00'
    Caster: +3º30' +4º30' +5º30'


    EIXO TRASEIRO (Simetria)


    Convergência Total: +0º05' +0º12' +0º19'
    Convergência: +0º02' +0º06' +0º10'
    Camber: -1º22' -0º52' -0º22'


    Observação: Do modo como é apresentada a informação, suponho que a coluna central represente o valor ideal, e que as colunas da esquerda e da direita represente os valores mínimos e máximos aceitáveis como normal (folga admissível).


    Abraços a todos!
    dd1969

  • #12
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Caros Carmoro e Professador,

    Infelizmente ...

    Abraços a todos!
    dd1969
    Bom, uma coisa é aparentemente certa: a cambagem será sempre negativa... Acho um pouquinho estranho por se tratar de um SUV (aguentar carga) mas vá lá...
    E se for pra confiar, por questões de fonte da informação, eu confio mais nesta que você postou, dd...

    Quando for trocar os pneus traseiros também vou tentar pegar e bater estas informações.
    Abrx,

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