Gaiolas de competições geralmente possuem validade, assim como qualquer veículo a estrutura ou chassi sofrem fadiga.
O chassi formado por 2 perfis paralelos e travessas costumam ter um custo menor e produção mais simples.
Os chassis compostos por tubos e que formam uma gaiola são mais complexos e custosos.
Atualmente a estrutura veicular é dominada pelo conceito "monobloco" que visa integrar a resistência da carroceria com a fixação dos conjuntos mecânicos (motor, câmbio, suspensão, etc). Esse tipo de estrutura assim como na gaiola aproveita a resistência da carroceria para gerar a rigidez da estrutura (chassi).
Porem invés de usar tubos a industria usa chapas conformadas, que facilitam a fabricação e diminui o custo do produto final, em contrapartida o custo de projeto, validação, testes e ferramental para produção é bem maior, sendo o foco em linhas de montagem que produzam um volume considerado de veículos.
Outro ponto é que veículos de carga e off-roads, prezam pelo chassi de longarinas, devido a resistência, facilidade de montagem, torção conseguida por este tipo de estrutura e pelo grande curso de suspensão que se tem facilidade em aplicar neste conceito de chassi.
Eu considero a "gaiola" o futuro do off-road, porém como já disse depende muito da gaiola que se faz.
Aproveitando o gancho, segue foto da gaiola que estou fazendo.
Anexo 393376
[]s