Postado originalmente por
Edumar
Eu tenho S10 desde o modelo 96, passando pela 2002, 2010, 2011, 2012, 2014.
As Novas S10 para mim foram as piores de todas. Eu não confio neste modelo. Defeitos demais e um comportamento muito estranho em relação à estabilidade. Diz o mecânico da autorizada que mexeram na suspensão da 2015, pois reconheceram alguns problemas, mas quando a GM muda alguma coisa tem que esperar muito tempo para ficar bom de verdade.
A nova S10 está cheia de ruídos. Quando tirei a minha zero no final de 2014, para ir da concessionária em Campinas para a minha casa em Itatiba, identifiquei 3 barulhos chatos. Chegando em casa vi que faltavam as tampas dos porta-objetos debaixo do banco traseiro (até hoje aguardando uma solução), o apoio de pé esquerdo do motorista estava solto, faltava a capa de carpete do extintor de incêndio, e várias peças plásticas estavam mal encaixadas. Haviam fios caindo acima dos pedais. Enfim, eu mesmo terminei de montar o carro em casa e arrumei tudo.
Depois comecei a ver os problemas que estavam ocorrendo com a Nova S10. Eu já tinha outra 2013 cabine simples, de trabalho, com apenas 18 mil km e que estava cheia de problemas. O caso foi parar na GM, que me pediu para levar a picape 4 vezes nas concessionárias, que não conseguiam resolver nada. Parecia uma carroça de tantos barulhos, tudo desmontando internamente, bancos barulhentos, perdia força do nada e gastava muito, o capô veio desalinhado e nunca conseguiram alinhar (disseram que foi algum problema de montagem da estrutura na fábrica), discos de freios trepidando (tive que arrumar duas vezes), câmbio barulhento e marcha arranhando... coisas demais para relacionar tudo aqui.
Cansado dela, resolvi trocá-la por outra marca, e como precisava de um 4x4 considerei outros modelos, pois perdi a confiança na S10, depois de tantos anos. Com a Chevrolet também, perdi a confiança com o seu péssimo atendimento e os recalls que nunca terminavam e fizeram até vítimas pelo mundo (aliás... recebi esta semana uma carta da GM sobre mais um recall).
Pesquisei muito, conversei com amigos de autorizadas, de oficinas, fabricantes, etc. Li as reclamações do site reclameaqui e de outros como este aqui.
O que eu concluí antes de optar pela Nissan foi:
Triton: Não gosto do design dela. Mas é boa. Poucas reclamações e parece ser bem resistente. Mas, o desenho dela não me agrada. Não digo que é feia, pois tenho amigos que acham ela a mais linda de todas.
Hilux: Muitos dizem que tem muito nome, mas que na verdade está no mesmo nível das outras japonesas. Acho ela bonita. Mas, alguns amigos já se deram mal com ela por conta de roubos, e vi que o índice de roubo deste modelo é um dos mais altos de todos os veículo produzidos no país. Conversei com o meu corretor de seguros que confirmou isso, e me passou valores absurdos de seguro dela. Dois amigos trocaram suas Hilux porque acharam pouco estável. Realmente tem muitos relatos de capotamento com ela na internet.
Ranger: Muito bonita, mas vi que apresenta problemas demais, como a S10. Trabalhei na Ford e alguns amigos me desanimaram sobre ela. Tenho outro amigo que trabalha numa rede de autorizadas, que inclui Chevrolet e Ford, e que pela amizade que temos é bastante honesto comigo, e ele me disse que dor de cabeça por dor de cabeça, melhor continuar com S10, pois a Ranger estava pior.
Amarok: Gostei muito dela. Parece ter uma mecânica muito boa também e poucos problemas. Mas, achei cara demais, e me disseram que a manutenção também é bastante cara.
Frontier: Percebi um certo equilíbrio de opiniões sobre ela. As reclamações que encontrei estavam dentro do razoável que se espera para este tipo de produto. Alguns amigos que fazem trilha falaram bem dela. Acho que ela tem o desenho mais defasado de todas, talvez mais antigo, eu diria. Também não tem algumas frescuras que me agradam na S10, como o computador de bordo mais legível e de fácil controle, travamento automático de portas, rebatimento elétrico de espelhos, etc. Mas, os elogios sobre o conjunto, de forma geral, eram bastante frequentes.
A Frontier acabou sendo a minha escolha. Peguei uma oferta muito boa.
Estou positivamente impressionado com a Frontier. Gostei demais dela. Acho que acertei na escolha, mas vamos ver com o tempo. Ela é silenciosa, óbvio que dentro do esperado para um veículo diesel, mas não tem ruídos de coisas soltas, trepidação, de câmbio, etc. Motor forte e econômico na minha opinião. Uma estabilidade que muitas vezes me dá a impressão de estar dirigindo um carro. Não balança como a S10 e não inclina como a Hilux. Transmite segurança.
Bem acabada, e com um conjunto aparentemente bem robusto.
Tirando algumas frescuras que eu gosto na S10, ela é muito melhor em todos os sentidos. Comparando conjuntos, ela está muito a frente da nova S10.
Minha esposa ainda tem uma S10, e o meu pai também. Os dois tiveram impressões parecidas. Minha esposa quer uma (vai ficar sonhando.... rsrsrs), e o meu pai não quer ver S10 nunca mais da frente. Ele teve uma 2014 e uma 2014/15, até câmbio abriu duas vezes.
Estas são as minhas impressões iniciais nestes quase 4 mil que já rodei com ela. Mas vou atualizando.