Como eu disse, cada um tem o seus critérios de avaliação. O que é bom ou ruim pra um nem sempre é bom ou ruim pra outro. Pessoalmete já descartaria os que não tem nem a mesma especificação do original com no caso o peso.
Versão Imprimível
Porque um bimassa funciona com 19kg e um rigido não funcionaria?
Obviamente por que é um bimassa. Tanto que para poder substituir o bimassa a MWM fabrica com com 29Kg. Eu acredito que se o pessoal do paralelo tivessem conhecimento do original MWM já estariam fabricando os seus também com 29Kg.
Digo mais... Esse tópico vai repercutir e eles vão passar a fabricar os seus com 29Kg também. Só espero que não aumentem o preço por conta disso...
Também espero q nao aumentem os precos.
No último sábado, questionei o Platinado, do pq ele nao usar o mesmo peso q a MWM, ele me informou que era pra reduzir a trepidação e pra não deixar o motor muito amarrado qnto a rotação. Segundo ele 29 kg, ja ultrapassa o ranger de peso em que o volante deveria trabalhar.
Que estranho. Com certeza os engenheiros da MWM sabem fazer um cálculo desses. Ou seja, se chegaram ao peso de 29kg e lançaram boletim técnico aprovando o volante rígido nesse peso, fica difícil de acreditar que esse mesmo volante esteja fora do "range" (limite) de peso ideal.
Não digo nem que seja o caso de um erro de projeto, mas muitas vezes os dimensionamentos acabam sendo feitos na máxima.
Falo com experiência que eu tenho no tempo que trabalhei como engenheiro de projetos, numa empresa automotiva.
Compare as 2 situações, o bimassa com seus 19kg funciona até que bem (tirando a vida útil) e o rígido com 29 kg, demora um pouco pra alcançar o giro esperado. Então deve existir um ponto de equilibrio entre essas duas medidas. Se eu fosse um dos engenheiros desse projeto eu rodaria um experimento chamado DOE pra analisar as cobinações entre esses dois valores. Quem sabe 29 é o máximo admissivel no experimento e um valor próximo a 19 ou acima de 20 é melhor.
Complementando minha resposta anterior. O que leva um dimensionamento ser feito na máxima?
Existem algumas variáveis pra isso, vou citar apenas 3:
1. Tecnologia disponível;
2. Know-how;
3. Tempo pra execussão do projeto.
Das 3, no caso do volante, eu acredito mais na última.
Por analogia, posso citar os motores AP da VW. Já preparei alguns carros, mas já não lembro os valores exatos. O AP comum tinha o volante com peso aproximado de 7 a 8 kg. O GTI 16V usava um volante de 9 kg. Quando entraram os FLEX, passaram para 11kg. Inclusive o pessoal de km de arrancada usava esse volante de 11kg, pois melhorava o desempenho em arrancadas e retomadas como já citado pelo nosso amigo Pablo RR.
O Opala possuia o volante do opala 4cil. da caminhonete 4cil, do opala 6cil, da caminhonete 6cil e do caminhão canavieiro 6cil. Cada um mais pesado que o outro. Quanto mais torque necessário maior o peso do volante, na verdade nem o peso, mas o momento de inércia do volante. O momento de inercia do volante avalia a distancia da massa com relação ao raio. Quanto mais peso no extremo do raio maior o momento de inercia.
Até agora não consegui entender essa discussão de qual volante é melhor. São apenas volantes diferentes com características diferentes.
O bimassa é mais leve e alivia uma leve vibração principalmente em marcha lenta que a maioria nem percebe.
O rígido, provoca uma leve vibração que a maioria nem percebe, assim como no Troller e proporciona mais torque e retomadas em baixas e médias rotações.
A questão do torque em alta rpm, nunca saberemos. Só a MWM sabe e não divulgará. abs
Francisco Maciel bom dia!
Onde vc encontrou estes 19 Kg do volante bimassa? Se o que eu tenho em casa, o que tirei da minha XTerra pesa 16,2 Kg, e o conjunto de Platô e disco pesa 8,774 kg.
Vcs estão levando em conta o peso do conjunto paltô e disco nos calculos que estão fazndo?
Att. Lima.
Tenho um Xterra 2005 do qual troquei a poucos meses o volante original por um rígido MWM. E senti bem este ponto da saída ficar mais suave e com a impressao de mais torque em baixa. Aquela tendência de morrer quando se saía com a viatura diminuiu muitíssimo.