Powered by vBulletin

Nissan Frontier: Volante Bimassa ou Rígido ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 40 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/12/2011, 09:18
    Trotta.79
    Citação:

Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Karlan, é rigido com toda certeza. Ele é composto por 90% de ferro fundido e 2 partes de aço (cremalheira e o suporte da cremalheira) por isso os 6 parafusos, que estão chamando de rebites.
    Realmente ele é mais pesado que o bi-massa e confere uma curva de torque maior.

Abraços.

Francisco Maciel,

Conhecemos dois volantes para a Nissan, o rígido e o bi-massa. Esse que vc está usando se encaixa em qual categoria? Poderia explicar melhor o que seria o sistema de "pré amortecimento"? Abs
  • 23/12/2011, 14:49
    Karlan77
    pre amortecimento seria o disco com molas??!!
  • 23/12/2011, 16:57
    Francisco Maciel
    O volante bi-massa possui uma folga natural de cerca de 15 graus, que é necessária para compensar essa falta de pre-amortecimento, que é uma característica do bi-massa.
    Já o volante rígido não possui nenhuma folga, a compensação é feita pelo disco da embreagem que possui um sistema de molas, que ajuda a compesar. Esse sistema reduz boa parte do ruido e ajuda na durabilidade de todo o conjunto.
  • 23/12/2011, 17:09
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

O volante bi-massa possui uma folga natural de cerca de 15 graus, que é necessária para compensar essa falta de pre-amortecimento, que é uma característica do bi-massa.
    Já o volante rígido não possui nenhuma folga, a compensação é feita pelo disco da embreagem que possui um sistema de molas, que ajuda a compesar. Esse sistema reduz boa parte do ruido e ajuda na durabilidade de todo o conjunto.

Tenho acompanhado a conversa só pra entender o que seria esse "pré-amortecimento" e resumindo, entendi que não é nada. É só um disco rígido como qualquer outro. Talvez um pouco mais pesado que o original. Um disco mais pesado favorece o torque em baixas rotações em detrimento do torque em rotações mais altas.

Em minha opinião seria preferível que ele fosse exatamente igual ao original rígido. Disco de embreagem com molas e o resto, no bom sentido... Blá blá blá...
  • 23/12/2011, 17:25
    Francisco Maciel
    Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Tenho acompanhado a conversa só pra entender o que seria esse "pré-amortecimento" e resumindo, entendi que não é nada. É só um disco rígido como qualquer outro. Talvez um pouco mais pesado que o original. Um disco mais pesado favorece o torque em baixas rotações em detrimento do torque em rotações mais altas.

Em minha opinião seria preferível que ele fosse exatamente igual ao original rígido. Disco de embreagem com molas e o resto, no bom sentido... Blá blá blá...

:concordo: Gostei do Blá blá blá... hehehehe.
    Acho que deve ter alguma coisa a mais que não conheço. Nesse caso a melhor pessoa pra responder seria quem fabrica esses volantes.
    Não dizem que o segredo nunca é revelado 100%? :semideia
  • 23/12/2011, 17:48
    Trotta.79
    Citação:

Olá Francisco,

Acho que pode estar havendo um desencontro de informações. Existia um mito a alguns anos atrás que para o volante bi-massa usava-se um disco de embreagem sem molas e no volante rígido usava-se um disco de embreagem com molas. Na verdade, como o Zykão falou, não há disco de embreagem sem mola, todos são com mola. Aliás o disco de embreagem e o platô são os mesmos para os dois volantes, bi-massa ou rígido.

O volante bi-massa é um atifício usado pela MWM para compensar uma leve vibração apresentada pelo motor Sprint 4 cil. O Sprint 6 cil. usa disco rígido pois não apresenta problemas de vibração. Situação similar observa-se nos motores do Opala 4 e 6 cil. O 4 vibra muito e o 6 é uma paradeira.

Há duas maneiras de diminuir a vibração, além da eliminação da fonte, é claro, conhecidas na disciplina de vibrações mecânicas: Amortecimento ou aumento de massa. O volante bi-massa é o amortecimento e o volante rígido é o aumento de massa (pois é mais pesado).

A dúvida que eu, e acho que outros colegas tb estamos é com relação ao pré-amortercimento. Ou melhor, qual a diferênça do volante do seu conhecido de Manaus. Pré-amortecimento é o amortecimento anterior ao amortecimento. Por exemplo, as buchas do amortecedor são pré-amortecedores. No volante que vc usa, esse pré-amortecimento seria o disco com molas?

Abs
  • 23/12/2011, 17:49
    Trotta.79
    Desculpa, eu pareço chato, mas não sou!
  • 23/12/2011, 18:15
    Francisco Maciel
    Galera, desculpa se nao fiz enteder claramente.
    Quando disse que nesse volante rígido que comprei possui pré amortecimento. É que ele utiliza uma configuração de kit de embreagem diferente. O disco de embreagem possui molas mais reforçadas (os do bi-massa tbm possuem mola :razz: só que mais "frágeis"). O platô também é diferente do original, ele tem uma configuração que ajuda a amortecer as vibrações do motor (conforme foi explicado com bastante sabedoria pelo Trotta, sobre as vibrações do MWM). O platô original não possui molas, observem que nas fotos q postei anteriormente, aparece a imagem do plato e se ve claramente molas e uma estrutura mais reforçada no centro... é justamente isso que também ajuda a dar "jogo" em todo o conjunto, é esse recurso que ajuda no amortecimento, que no caso do volante original bi-massa, está no próprio corpo do bendito volante, o que para um leigo que nem eu, encararia como uma folga.
    Vou tentar tirar umas fotos do meu plato e discos antigos e dos novos que comprei com o kit do volante. Assim fica mais fácil acompanharem minha linha de raciocínio, pois eu sei que é dificil qndo não estamos vendo o produto cara a cara.
    Não fiquem com receito de perguntar sobre o assunto. As coisas q perguntarem e eu não souber responder, podem ter certeza que serei o primeiro a correr atrás das respostas, pq também quero ficar por dentro do assunto.

Abraços.
  • 23/12/2011, 18:15
    Karlan77
    e ai brother, viu o link do volante de gaspar???
  • 23/12/2011, 18:23
    Trotta.79
    Citação:

Postado originalmente por Karlan77 Ver Post

Eu ou o Francisco? Eu vi, achei interessante também.
  • 23/12/2011, 18:28
    Trotta.79
    Citação:

Postado originalmente por Karlan77 Ver Post

Vc tem como descobrir o peso exato deste volante da Gaspar?
  • 23/12/2011, 18:29
    Walter L. L. Casitta
    Se ele é rígido e tem um capacidade de amortecer mais vibrações que um original, é só pode ser porque tem mais massa, é mais pesado. Isso não é segredo nenhum.

O pessoal tem visto vantagens em substituir o bi-massa pelo rígido. A agora se é como estão dizendo aqui, que o bi-massa é mais leve que o rígido então tá explicado porque a MWM optou pelo bi-massa. O rígido certamente vai diminuir o rendimento do motor principalmente em alta rotação.

Falta saber agora o que isso significa na redução da potência final desse motor...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 40 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:32.