la so abre dia 10 jan. mas vejo sim.
Versão Imprimível
Na verdade mesmo, a única vantagem do rígido em relação ao bimassa é a durabilidade.
Se o bimassa tivesse uma durabilidade pelo menos aceitável*, seria muito melhor comprar o volante a 1500 reais do que um rígido por 800 reais, pois ficaria com o carro "original" e com um nível de vibração bem mais confortável, além de não perder potência final.
*Existe controvérsia em relação à durabilidade desse volante. Tem gente que anda mais de 100.000km sem ter problema. Outras pessoas tem problema mais rápido. Se eu tivesse uma Frontier, eu ainda arriscaria a primeira troca de volante colocando um bimassa.
Acredito que tudo varia conforme o modo como se usa o carro.
Não!!!
Há outra vantagem do rígido em relação ao bi-massa. Ele melhora as retomadas e o torque em baixas rotações. E para trilha torque é o que manda. Potência em alta é para rally, como isso não é meu interesse, prefiro o rígido.
O rígido é aproximadamente 2kg mais pesado que o bi-massa, estou interessado no Gaspar pq pode ser mais pesado ainda.
Na verdade dispensaria 15cv em alta pra ganhar 5cv em baixa.
Abs.
Eu acho que a diferença deve ser coisa de 3~5cv...
O principal deve ser o conforto e a durabilidade mesmo...
Essa semana encontrei um bi-massa soldado... numa vtr da PM (fotos do volante no link "xterra da pm" na minha assinatura)...
Será que este bi-massa soldado tem a vantagem do bi-massa (leveza) com a vantagem do rígido (durabilidade)?
Alguém tem os números do peso do bi-massa e do rígido? Não acredito muito na hipótese de que ele é mais leve... E mesmo que seja, deve ser muito pouca coisa, incapaz de roubar sequer "um cavalo" do motor.
Daniel
Agora que ví o link do volante. Parece muito bom, possui boa forma e é inteiramente fundido, contudo como vc ja havia dito não vem com a cremalheira e sem o rolamento que apoia o eixo piloto do câmbio.
Não vou desmerecer o produto, pois não compete a mim tal função, farei apenas uma ressalva:
Como o volante está sem a cremalheira e a mesma terá de ser colocada posteriormente, isto pode garantir que o volante fique um pouco desbalanceado. Se observar na foto, o mesmo não possui nenhum sinal de que foi balanceado (não há acréscimo ou remoção de massa).
O fornecedor, informa qual embreagem e platô deve ser usado no conjunto?
Fala Francisco,
quando fez a troca voce tirou o bimassa e colocou o volante fabricado pelo Luis, ou o seu anterior era fixo?
A pergunta é só para entender a melhora do torque, no meu caso opto tambem pelo aumento do torque em baixa, a 1 marcha é bem longa na Xterra e em situacões de off road, isso ajuda bastante.
Meu volante já já vai abrir o bico, está com quase 160.000km e já estou pensando no que farei, a principio ia trocar pelo fixo, mas ai voce apresentou essa interessante alternativa:violao:.
Abs.