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Nissan Frontier: Volante Bimassa ou Rígido ?

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  • 24/12/2011, 12:04
    Trotta.79
    Citação:

    Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    Fala Francisco,

    quando fez a troca voce tirou o bimassa e colocou o volante fabricado pelo Luis, ou o seu anterior era fixo?

    A pergunta é só para entender a melhora do torque, no meu caso opto tambem pelo aumento do torque em baixa, a 1 marcha é bem longa na Xterra e em situacões de off road, isso ajuda bastante.

    Meu volante já já vai abrir o bico, está com quase 160.000km e já estou pensando no que farei, a principio ia trocar pelo fixo, mas ai voce apresentou essa interessante alternativa:violao:.

    Abs.

    É Brô, estamos na mesma situação. Desde que comprei, a quase 2 anos, estou esperando meu volante do motor acabar e até agora nada. Nem sinal de morte! Já rodei quase 50 mil km e nada de volante morrer. Tô chegando a conclusão que a fama negativa do volante não é do volante, mas de conduções inadequadas de motoristas.

    Tô lembrando de um Chevettinho que tinha até a uns 3 anos atrás com motor de Opala 4 cil. Usava nele o volante do motor do Opala 6 cil. pois rodava quase que só em cidade, era muito ignorante. Mas tinha um volante mais pesado ainda que era usado nos motores 6 caneco dos caminhões canavieros. O pessoal de arrancada costuma usar esse volante.

    Fiquei bem curioso sobre esses volantes da Nissan e vou tentar descobrir o peso exato de todos eles.

    Abs.
  • 24/12/2011, 13:22
    Karlan77
    Francisco,perceba q ele tem um sinal de giz amarelo, é o ponto do balanceamento pelo que analisei. A cremalheira pode sim desbalancear o volante, isso q desanima, pois 500 pratas+rolamento eixo piloto+ balanceamento fica o preço muito proximo do MWM. Um camarada de balanceia carda aqui na mha cidade faz o balanceamento e garante q fica 100%. Uns 180 pratas.
    É indicado somente o disco com molas.
  • 24/12/2011, 14:29
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Karlan77 Ver Post
    Francisco,perceba q ele tem um sinal de giz amarelo, é o ponto do balanceamento pelo que analisei. A cremalheira pode sim desbalancear o volante, isso q desanima, pois 500 pratas+rolamento eixo piloto+ balanceamento fica o preço muito proximo do MWM. Um camarada de balanceia carda aqui na mha cidade faz o balanceamento e garante q fica 100%. Uns 180 pratas.
    É indicado somente o disco com molas.

    Isso á não deve ser verdade. O manual do motor Maxion HSD tem os procedimentos para troca da cremalheira e não tem nenhum recomendação para balanceamento.
  • 24/12/2011, 14:33
    Francisco Maciel
    Citação:

    Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Mas o seu carro deve estar ganhando rpms mais lentamente e demorando mais para perder rotação! Preste atenção nisso!

    Vou procurar olhar atentamente, mas ele tem outras coisinhas que aumentaram a potencia total do carro... hehehee... a turbina dele assobia alto em todas as marchas... briguei por todos os cavalos que eu podia ter.
  • 24/12/2011, 14:46
    Francisco Maciel
    3 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por ZYKAO Ver Post
    Fala Francisco,

    quando fez a troca voce tirou o bimassa e colocou o volante fabricado pelo Luis, ou o seu anterior era fixo?

    A pergunta é só para entender a melhora do torque, no meu caso opto tambem pelo aumento do torque em baixa, a 1 marcha é bem longa na Xterra e em situacões de off road, isso ajuda bastante.

    Meu volante já já vai abrir o bico, está com quase 160.000km e já estou pensando no que farei, a principio ia trocar pelo fixo, mas ai voce apresentou essa interessante alternativa:violao:.

    Abs.

    Quando comprei o carro ele tinha um volante bi-massa recondicionado. Hoje ele está com um bimassa igual ao das fotos que postei anteriormente.
    Meu carro é uma Ford Bronco II, 1989, com coração de Frontier (motor, câmbio e tração). Sei que as opiniões são diversas, mas eu não vou de bi-massa nunca mais. Na S-10 que uso a serviço, era bi-massa original, trocamos nesta semana pelo volante do Luiz Platinado e ficou muito boa.
    Vou colocar umas fotinhas da minha criança calçando pneus 33 e com o coração da boa e velha Frontier.
  • 24/12/2011, 14:47
    Francisco Maciel
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Isso á não deve ser verdade. O manual do motor Maxion HSD tem os procedimentos para troca da cremalheira e não tem nenhum recomendação para balanceamento.

    Vc está se referindo ao volante bi-massa ou rígido para o Maxion?
  • 24/12/2011, 16:57
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Vc está se referindo ao volante bi-massa ou rígido para o Maxion?

    Para aquele motor era só rígido.
  • 24/12/2011, 18:45
    Francisco Maciel
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Para aquele motor era só rígido.

    Nesse caso é mais simples, devido a cremalheira não ser soldada, como é o caso do bi-massa do Mwm 2.8.
    Por mais que o volante fabricado em Gaspar ja venha balanceado, seria importante checar o balanceamento do conjunto apos a fixação da cremalheira, que será cortada do antigo volante bi-massa.
  • 24/12/2011, 18:55
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Francisco Maciel Ver Post
    Nesse caso é mais simples, devido a cremalheira não ser soldada, como é o caso do bi-massa do Mwm 2.8.
    Por mais que o volante fabricado em Gaspar ja venha balanceado, seria importante checar o balanceamento do conjunto apos a fixação da cremalheira, que será cortada do antigo volante bi-massa.

    Se tiver que soldar a cremalheira tem que balancear de novo. Normalmente essas cremalheiras não precisam ser soldadas, não sei como vai no volante do Gaspar mas normalmente elas são aquecidas para que se dilatem e então assentadas no volante. Ao resfriar se contraem e nunca mais saem dali.
  • 24/12/2011, 21:44
    Karlan77
    Pelo q percebi, o bi massa da S10 é cremalheira soldada. No bi massa da frontier é prensada, tanto é que ja saquei a cremalheira de um volante usado que estava na sucata de uma oficina. Mas o medo é prensar essa cremalheira e desbalancear o volante, sera q isso é possivel??
  • 25/12/2011, 22:22
    Francisco Maciel
    Citação:

    Postado originalmente por Karlan77 Ver Post
    Pelo q percebi, o bi massa da S10 é cremalheira soldada. No bi massa da frontier é prensada, tanto é que ja saquei a cremalheira de um volante usado que estava na sucata de uma oficina. Mas o medo é prensar essa cremalheira e desbalancear o volante, sera q isso é possivel??

    Na dúvida quanto ao balanceamento, coloca num torno e peça para passar o relógio, pra tentar compensar o balanceamento através do batimento radial.
    É apenas uma dica.
  • 01/01/2012, 15:01
    Karlan77
    Fim da linha. Começei bem 2012 com o volante quebrando de vez, é uma barulheira so. Ja encostei a viatura e na terça ja começa a desmontar. Comprei atuador TRW e plato/disco LUK. So falta o volante.
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