
Postado originalmente por
Rneres
Caro Marcio Bispo,
Quando troquei o volante bimassa pelo monomassa da MWM, troquei também o disco original, que era rígido, pelo modelo com molas, original LUK.
Quanto à viagem, fiz o seguinte roteiro: Campo Grande - Corumbá - Santa Cruz de La Sierra - Cochabamba - La Paz - Puno - Cuzco - Santa Maria - Cuzco - Puno - La Paz - Oruro - Potosi - Uyuni - San Pedro do Atacama - Salta - Corrientes - Asuncion - Ponta Porã - Campo Grande. Tem algumas fotos em
www.osfurtados.blogspot.com.
Desse percurso, peguei três trechos difíceis: Entre San Jose de Chiquitos e Santa Cruz (faltam 200 km pra asfaltar), entre Cuzco e Santa Maria (que fica no sopé de Machu Picchu e tem uns 100km sem asfalto) e, de longe o pior de todos, os 300 km que separam Uyuni e a fronteira com o Chile, perto de San Pedro.
O consumo da Xterra sempre ficou em torno de 10km/litro, mesmo na altitude (alguns pontos acima de 4000 metros, como Potosi). A mecânica desse carro é excelente, não deu nenhum tipo de alteração ao longo dos 30 dias de viagem. O único porém é a dureza da suspensão: sofri bastante nas costeletas de vaca sem fim do sudoeste boliviano.