Complementando a mensagem anterior, segue o anexo enviado a Binho Escapamentos com desenho esquemático do reservatório de combustível para primeira avaliação da possibilidade de construção. Se alguém tiver mais material técnico / fotos relacionados ao tanque por favor compartilhem ou mandem em MP. Abs!
JonyBeGood
XTerra Ecotrip - "Criola" Caveirão
BL 2" + PC em aço 4WD
qual o ano da sua Xterra?, pelo que li já é com motor eletronico e com bomba eletrica, estou achando que esse problema esta afetando apenas as X com essa configuração, ou estou errado?
Tem alguem com BI mecanica e com problemas no tanque?
É sim ZYKAO, ela já com bomba elétrica....mas olha só...o que acontece é que as bombas elétricas são bem mais "sensíveis" que as bombas mecânicas, então qualquer sujeira já faz um barulhinho (além de ficarem mais perto do motorista, fora do "cofre" do motor, perto da porta do passageiro, o que facilita a "audição" ).....mas todos os tanques das X são de ferro, e enferrujam
Nunca tive problema de sujeira de combustível na minha XTERRA e em nenhum de meus automóveis anteriores.
Talvez seja pelo fato de seguir uma regrinha muito básica e que alguns até aconselham o contrário: Lugar da sugeira de combustível não é no tanque e nem no motor, é no filtro!
Já vi várias pessoas recomendando não deixar o tanque chegar até o final para a sugeira não ir para o motor ou bomba. Pergunta para quem recomenda isso: Essa sugeira vai ficar lá até quando? Vai acumular cada vez mais até quando?
O óbivio é deixar a luz do combustível acender e ai sim encher o tanque. Assim vc vai estar mais seguro que a sujeira de fundo de tanque está indo para o filtro. Ai é só trocar o filtro junto com duas trocas de óleo.
É o que faço, troco óleo e filtro de óleo a cada 5 mil km e filtro de ar e combustível a cada duas trocas de óleo. É muito mais simples e mais barato.
Espero ter contribuído.
Pois é trotta, quando eu morava em goiás e no DF eu nunca tive problemas com isso.....quando vim morar no MA e eu comecei a viajar por todo o MA, sou rep.comerc., esse problema aconteceu....por que?....porque pra você enferrujar o tanque da X, você precisa colocar água lá dentro!!
Ou seja, como eu viajo muito eu não posso abastecer sempre no mesmo posto, um de confiança, e então acabo sendo vítima de postos que tem mais água em seu diesel que outros....aí...enferruja....E quando eu digo que enferruja, é porque enferruja todo!!!...até o "teto" do tanque...a vareta da boia...tudo!
Essa ferrugem vai formando pedaços cada vez maiores....e eles não passam pela bomba elétrica.
Bom então vai uma dica para quem quer confeccionar um tanque de inox. Aqui em BH o pessoal que mexe com pequenos aviões, tipo monomotor, faz tanque de inox das formas e espessuras mais variadas possíveis. No Carlos Prates (bairro de BH) conheci um soldador que faz tanques para esse pessoal. A espessura da chapa varia de 0,5 a 2 mm. O mais recomendado para nossas viaturas seria 1,5mm de espessura. Fica ai dica, procure na sua cidade ou região quem mexe com aviões de pequeno porte, eles devem conhecer pessoas capacitadas para fazer isso.
Andei verificando a X por baixo e percebi que será muito difícil fazer um tanque de maior capacidade pois o original já é limitado por duas traverssas, uma longarina e o cardan. Para aumentar a capacidade teria que fazer um segundo tanque. Agora se fizer um BL de 2 ou 3 " dá para aumentar bem a capacidade talves para até 90 litros.
Agora há duas maneiras de fazer esse tanque. Ou vc manda num profissional fazer tudo (desmontagem, medição, confecção e etc) ou vc especifica para um bom soldador como vc quer o tenque. Vc especificando deve sair por no máximo 600 a 700 reais. Com um profissional não tenho nem idéia.
Bom então vai uma dica para quem quer confeccionar um tanque de inox. Aqui em BH o pessoal que mexe com pequenos aviões, tipo monomotor, faz tanque de inox das formas e espessuras mais variadas possíveis. No Carlos Prates (bairro de BH) conheci um soldador que faz tanques para esse pessoal. A espessura da chapa varia de 0,5 a 2 mm. O mais recomendado para nossas viaturas seria 1,5mm de espessura. Fica ai dica, procure na sua cidade ou região quem mexe com aviões de pequeno porte, eles devem conhecer pessoas capacitadas para fazer isso.
Andei verificando a X por baixo e percebi que será muito difícil fazer um tanque de maior capacidade pois o original já é limitado por duas traverssas, uma longarina e o cardan. Para aumentar a capacidade teria que fazer um segundo tanque. Agora se fizer um BL de 2 ou 3 " dá para aumentar bem a capacidade talves para até 90 litros.
Agora há duas maneiras de fazer esse tanque. Ou vc manda num profissional fazer tudo (desmontagem, medição, confecção e etc) ou vc especifica para um bom soldador como vc quer o tenque. Vc especificando deve sair por no máximo 600 a 700 reais. Com um profissional não tenho nem idéia.
Espero ter contribuído....
Valeu a dica Trotta...quando eu voltar pra casa vou procurar saber se aqui tem alguém que trabalha com tanques de aeronaves...
.Eu olhei o preço do tanque de ferro lá na nissan....1.300,00 contos!
Estou tentando contato (ainda está no gerúndio pois não obtive retorno até agora) com o pessoal da Travessia (os mesmos do anúncio citado por você). Assim que tiver resposta vou agendar uma passada por lá para que eles tirem as medidas do tanque para construção e precificação.
Estou tentando achar aqui em Fortaleza quem faça tanques, como já tinha comentado, o meu mecânico falou que conhecia alguém mas até agora ele não conseguiu lembrar quem era tal cara
Acho que vou falar uma grande besteira, mas não custa tentar.
Não serveria um tanque de fibra de vido ?
Haveria algum problema para o diesel ou desgaste prematuro do tanque ?
O teccom, o Buldog e outros funcionam para tentar deixar a mistura de agua e diesel mais homogenea, a fim de que saia do tanque, passe pelo filtro e seja queimada no motor.
O problema é que se já está com o tanque enferrujado, ele não vai resolver esse problema, pois a ferrujem continuará lá.
Teria que resolver o problema do tanque e depois passar a utilizar esse aditivo, porem não sei até que ponto ele não passa a prejudicar a BI, que não está preparada para receber agua.