x
Convex Datacenter

Resultados da Enquete: Qual dos modelos se aproxima mais da frase "Todo terreno"??

Votantes
8. Você não pode votar nesta enquete
  • Nissan Xterra 2005

5 62.50%
  • Mitsubishi Pajero Sport 2005

0 0%
  • Kia Sorrento 2007

0 0%
  • Land Rover Freelander 2005

0 0%
  • Chevrolet Tracker 2009

1 12.50%
  • Ford Ranger 2008

1 12.50%
  • Toyota Hilux pick up 2005

1 12.50%
Enquete de Múltipla Escolha.
    Usuário Avatar de Leandro Salgado
    Entrada
    06/06/2010
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Agradecimentos: 0

Tempos atrás tive sentia falta tbm ao rebocar uma F75, ao conversar com um amigo serralheiro ele me deu uma que ele fez para colocar no caminhão. Achei perfeita e discreta. Prendi no chassis como foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!-162.jpg  

Marcha lenta

Galera

Vez ou outra escuto ou leio a história de não deixar a viatura com o motor em marcha lenta muito tempo, porque a película de lubrificação das camisas só seria gerada em rotação alta, e em baixa rotação, depois de uns 2 ou 3 minutos, ficaria ferro contra ferro, sem lubrificação.

Minha dúvida é seguinte: como fica a situação durante a partida, onde a recomendação é que se vire a chave e não se acelere por algumas dezenas de segundos para permiter que a lubrificação chega à turbina? Pois nesta situação o óleo está praticamente todo no carter, dái pela lógica da história de que a lubrificação não funciona bem em marcha lenta ficariamos entre a cruz e a espada:
    --> ou teríamos que acelerar bem logo depois que ligassemos o motor, favorecendo a lubrificação das camisas porém comprometendo a turbina,
    --> ou então prejudiriamos o motor devido às partidas recomendadas (ligando o motor e deixando alguns segundos em marcha lenta).

Seria isto mais uma lenda urbana?

Um abraço a todos
    Xterra 2005/2005

Usuário
    Entrada
    08/04/2010
    Local
    curitiba/PR
    Acredito q seja uma lenda, a pressao da bomba de oleo deve ser o suficiente p lubrificacao total mesmo em marcha lenta.
    Imagine o qto duraria esses motores de sprinters q vivem rodando em cidade, q ficam parada tempos bem maiores e ainda ligadas, hehe...

Citação Postado originalmente por marcio_bispo Ver Post
    Galera

Vez ou outra escuto ou leio a história de não deixar a viatura com o motor em marcha lenta muito tempo, porque a película de lubrificação das camisas só seria gerada em rotação alta, e em baixa rotação, depois de uns 2 ou 3 minutos, ficaria ferro contra ferro, sem lubrificação.

Minha dúvida é seguinte: como fica a situação durante a partida, onde a recomendação é que se vire a chave e não se acelere por algumas dezenas de segundos para permiter que a lubrificação chega à turbina? Pois nesta situação o óleo está praticamente todo no carter, dái pela lógica da história de que a lubrificação não funciona bem em marcha lenta ficariamos entre a cruz e a espada:
    --> ou teríamos que acelerar bem logo depois que ligassemos o motor, favorecendo a lubrificação das camisas porém comprometendo a turbina,
    --> ou então prejudiriamos o motor devido às partidas recomendadas (ligando o motor e deixando alguns segundos em marcha lenta).

Um abraço a todos
    Brusa...Ex tr4, ex xterra 2006/ ex xterra 2004, atual Toyota sw4.

Pois é, não quis nem chegar neste ponto, pois poderiam dizer que o motorista de um ônibus, micro ou caminhão, quando trancada por horas em um daqueles engarrafamento de São Paulo, deveria ficar acelerando para não prejudicar o motor...

Citação Postado originalmente por Brusa85 Ver Post
    Acredito q seja uma lenda, a pressao da bomba de oleo deve ser o suficiente p lubrificacao total mesmo em marcha lenta.
    Imagine o qto duraria esses motores de sprinters q vivem rodando em cidade, q ficam parada tempos bem maiores e ainda ligadas, hehe...
    Xterra 2005/2005

Usuário Avatar de ZYKAO
    Entrada
    09/06/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Pois é, não quis nem chegar neste ponto, pois poderiam dizer que o motorista de um ônibus, micro ou caminhão, quando trancada por horas em um daqueles engarrafamento de São Paulo, deveria ficar acelerando para não prejudicar o motor...
    Trânsito em São Paulo?... aonde??

Usuário Avatar de BETUCAGARCIA
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    Salvador/BA

Sempre de olho!!!

Galera

Um abraço a todos
    Marcio e demais amigos deste conceituado tópico,
    Segue comentários deste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ela-manha.html (Aquecimento do motor a diesel pela manhã).

Esta é uma dúvida geral, Eu faço o seguinte:

Acredito que a partida pisando o pedal da embreagem alivie um pouco o esforço do motor de arranque.
    funcionar a frio... sou mais cético ou até ignorante. Tenho muito cuidado com carga no acelerador e rotação do motor, quase nunca superando 2000 ou 2500 rpm.

1 - Girar o contato e esperar a bomba de combustível trabalhar (eu espero o barulhinho da bomba sumir).
    2 - Ligar sem acelerar. Imagino o que a falta de óleo neste centésimos não pode fazer com o motor.
    3 - Andar sem forçar o giro até a temperatura atingir a metade.
    São idiossincrasias, mas que também não fazem mal nenhum ao carro.
    Acho que quando for necessário rodar pouco, digamos, "até a esquina", me parece lógico aquecer-mos o motor até ele alcançar a temperatura ideal de trabalho...
    Bom, prevenir nunca é demais!
    Acho que 1 minutinho na lenta, não faz mal a ninguém. Obvio que não é necessário esperar o motor entrar na temperatura ideal, isso sim é exagero.
    São opiniões que achei e que conferem com o meu procedimento, me corrijam se estou errado.
    "A velocidade que empolga é a mesma que mata"
    "Ao convergir para direita ou para esquerda, utilize as setas de sinalização do veículo".

Usuário
    Entrada
    19/12/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    All, acho muito interessante como se propagam as "lendas" falsas sobre determinado assunto de funcionamento mecânico , muitas vezes causando medo desnecessário aos usuários.
    Não sou mecanico, nem gosto dessa parte, mas tenho uma tática para identificá-las bem depressa quando escuto: Lógica.
    Nenhuma lenda resiste a um bom exame de lógica.
    Claro existem lendas verdadeiras, tipo: O motor 3.0 da SW4 até 2000 ferve e explode; a caixa de transferencia da Toyota SW quando por corrente é uma m., o atuador de embreagem da XTerra mais outros detalhes atestam contra o carro, usar 1l de óleo mineral para um tanque de diesel faz bem ao carro e por ai vai.
    Então, após 30 anos de off-road deixo minha dica: Examinem novas afirmações com relação a funcionamento de mecanica de carro e de moto com muita lógica, vocês verão qua muitas delas são lenda.
    Espero ter ajudado,
    Abraço,
    Badia

Usuário Avatar de Trotta.79
    Entrada
    02/05/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    All, acho muito interessante como se propagam as "lendas" falsas sobre determinado assunto de funcionamento mecânico , muitas vezes causando medo desnecessário aos usuários.
    Não sou mecanico, nem gosto dessa parte, mas tenho uma tática para identificá-las bem depressa quando escuto: Lógica.
    Claro existem lendas verdadeiras, tipo: O motor 3.0 da SW4 até 2000 ferve e explode; a caixa de transferencia da Toyota SW quando por corrente é uma m., o atuador de embreagem da XTerra mais outros detalhes atestam contra o carro, usar 1l de óleo mineral para um tanque de diesel faz bem ao carro e por ai vai.
    Então, após 30 anos de off-road deixo minha dica: Examinem novas afirmações com relação a funcionamento de mecanica de carro e de moto com muita lógica, vocês verão qua muitas delas são lenda.
    Espero ter ajudado,
    Abraço,
    Badia
    Se estivesse no facebook clicava em "curtir"!

Muito legal, vou ter que arrumar algo parecido!!!

Citação Postado originalmente por LCS-NF Ver Post
    Tempos atrás tive sentia falta tbm ao rebocar uma F75, ao conversar com um amigo serralheiro ele me deu uma que ele fez para colocar no caminhão. Achei perfeita e discreta. Prendi no chassis como foto.
    André Frederico
    Salvador- Ba
    Xterra 05 / Vitarinha 3p 97

Caros

Esta é a minha solução para a falta de ponto de ancoragem na traseira do Xterra, mandei fazer em um torneiro, dá para acoplar assim uma anilha e ligar uma cinta. Mas só funciona para quem tem engate de reboque.

Citação Postado originalmente por Andre Frederico Ver Post
    Galera, procurei pontos de ancoragem na XT e não achei, é preciso instalar ou eu que sou tapado mesmo?
    Vou precisar trocar o rolamento do alternador, tensor e correia, é fácil de achar ou temos que comprar pela net?
    Xterra 2005/2005

Usuário
    Entrada
    08/04/2010
    Local
    curitiba/PR
    Ae BAdia, vc coloca 1 litro de oleo mineral no tanque provavelmente p lubrificacao do sisterma e provavelmente da turbina ne?
    faz isso de qtos em qto tempo?
    Resultado comprovado disto?

Abracao
    Brusa
    Citação Postado originalmente por BADIA Ver Post
    Espero ter ajudado,
    Abraço,
    Badia
    Brusa...Ex tr4, ex xterra 2006/ ex xterra 2004, atual Toyota sw4.

Tutorial sobre roda livre

Achei este tutorial sobre roda livre, achei interessante:

http://www.facatrilha.com.br/curiosi...eature=related

Acho que as das nossas viaturas são as da página 23, tópico 6, com o título "RODA LIVRE AUTOMÁTICA".
    Xterra 2005/2005

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem