x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0

Question Aquecimento do motor a diesel pela manhã

Amigos,

Tenho dois mecânicos; um diz que DEVO aquecer o motor antes de sair da garagem e o outro diz que NÃO DEVO, tem que ligar e sair.

Afinal, qual está com a razão??
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Boa pergunta.

Eu, antes de dar a ingnição, aguardo um tempo com a chave ligada, isso é necessário para que a partida seja mais rapida e efetiva.

Depois de ligar aguardo um pouco antes de sair em marcha.

Quando não executo estes procedimentos:
    1) A viatura demora bem mais para pegar se eu imediatamente der com a ignição antes de aguardar que aqueça.

2) Ele não sai tão disposto, isso é, não responde de imediato aos comandos do acelerador.

Note que são procedimentos rápidos, não fico mais que 30 seg ou 01 minutos antes de ligar e aguardo pouco, um ou dois minutos para dar marcha ao veículo.

P.S: estas recomendações vem pregadas no parabrisa da hilux, diz até o tempo de espera para diversas situações.

Saudações

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    GH
    Como seu motor é injeção indireta , com vela aquecedora, se frio logicamente que tem que aquecer as velas, senão não pega. Mas, entendi que sua pergunta é outra, e , a princípio os dois mecânicos têm razão:
    Aquele que diz que vc deve ligar e já sair, está pensando em sua saúde e dos seus familiares, que poderiam estar se intoxicando com o terrível e invisível monóxido de carbono, visto que a maioria das garagens são fechadas.
    O outro que recomenda esperar o motor esquentar antes de dar a saída, pensou apenas na viatura.
    Eu,particularmente ficaria com o 1º, apenas com o cuidado de andar um tempo com a menor sobrecarga possível(acelerações bruscas , excesso de rotação).

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Amigos,

Normalmente viro a chave e espero o aquecimento das velas pré-aquecedoras e daí sim aciono o motor de partida; o motor pega com meia volta do motor de partida, show de bola.

Mas minha dúvida realmente refere-se ao procedimento seguinte, ou seja: depois que o motor liga, rodar ou aquecer...

Claro que a fumaça que sai pela descarga é um saco, então acho que o lance é movimentar ela até fora da garagem do prédio (costumo fazer isso em marcha lenta, com o low acionado), que é pouquíssimo ventilada, e esperar na rua que o motor aqueça um pouco antes de sair.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Com motores turbo ainda temos o agravante que é recomendado esperar sem tocar no acelerador entre 15s e 30s, tanto quando se liga, quanto na hora que se desliga, a durabilidade da turbina depende disso.

Depois desses intervalos o motor turbo é igual a qualquer outro motor, já pode iniciar movimento sem elevar muito a rotação principalmente no frio, o desempenho não é o mesmo e o veículo fica meio preso, gasta mais, consequentemente polui mais até chegar na temperatura ideal.

No meu caso sempre espero mais ou menos 1 min, antes de desligar ou após ligado iniciar o movimento, é tempo suficiente para lubrificar a turbina mas insuficiente para aquecer o motor, que leva cerca de 10 min para atingir a temperatura normal, nesse intervalo vamos devagar.

No meu motor o OM 314, que não tem vela de porcaria nehuma, o manual do proprietário Toyota diz textualmente :
    "Estando o veículo a temperatura externa normal, o motor deve ser aquecido em rotação media, nas marchas inferiores e sem ser forçado. Com este procedimento alcansar-se-a a temperatura normal de funcionamento, ou seja, 85 a 95C.
    Com temperaturas externas menores que 0 graus celsius o motor deverá trabalhar previamente em ponto morto, durante um minuto no minimo, em rotações moderadas para garantir a lubrificação das paredes dos cilindros e dos mancais"
    Este texto está no manual Toyota, pag. 31 para o motor OM 314. Ninguém melhor do que o fabricante para instruir(embora não seja a Mercedes)

João. Preciso trocar este motor, não sei se pelo 904 LA, mas preciso trocar.
    Sds,

Jaime

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    João. Preciso trocar este motor, não sei se pelo 904 LA, mas preciso trocar.[/quote]

Jaime, só posso falar bem e com conhecimento de causa do OM364 LA,original com os lacres intactos, pois uso a 140 mil km , sem nenhuma quebra na viatura e com muita economia.
    até o ano passado usava pneu da Land 235-85 R16, fazia 12 km/L na estrada e atingia 150 km/h em ultrapassagens. Depois instalei BF33 AT , tive que levantar o carro e aí passou a consumir mais e andar um pouco menos.
    Sobre motores diesel fuçados, aumenta-se muito a potencia e torque, mas,perde-se muito a durabilidade.

Tem ideia de quem tenha este motor para vender e instalar. O Afonso no momento não tem.
    Sds,

Jaime

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem