Tempos atrás tive sentia falta tbm ao rebocar uma F75, ao conversar com um amigo serralheiro ele me deu uma que ele fez para colocar no caminhão. Achei perfeita e discreta.:pular: Prendi no chassis como foto.
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Tempos atrás tive sentia falta tbm ao rebocar uma F75, ao conversar com um amigo serralheiro ele me deu uma que ele fez para colocar no caminhão. Achei perfeita e discreta.:pular: Prendi no chassis como foto.
Galera
Vez ou outra escuto ou leio a história de não deixar a viatura com o motor em marcha lenta muito tempo, porque a película de lubrificação das camisas só seria gerada em rotação alta, e em baixa rotação, depois de uns 2 ou 3 minutos, ficaria ferro contra ferro, sem lubrificação.
Minha dúvida é seguinte: como fica a situação durante a partida, onde a recomendação é que se vire a chave e não se acelere por algumas dezenas de segundos para permiter que a lubrificação chega à turbina? Pois nesta situação o óleo está praticamente todo no carter, dái pela lógica da história de que a lubrificação não funciona bem em marcha lenta ficariamos entre a cruz e a espada:
--> ou teríamos que acelerar bem logo depois que ligassemos o motor, favorecendo a lubrificação das camisas porém comprometendo a turbina,
--> ou então prejudiriamos o motor devido às partidas recomendadas (ligando o motor e deixando alguns segundos em marcha lenta).
Seria isto mais uma lenda urbana?
Um abraço a todos
Acredito q seja uma lenda, a pressao da bomba de oleo deve ser o suficiente p lubrificacao total mesmo em marcha lenta.
Imagine o qto duraria esses motores de sprinters q vivem rodando em cidade, q ficam parada tempos bem maiores e ainda ligadas, hehe...
Marcio e demais amigos deste conceituado tópico,
Segue comentários deste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ela-manha.html.
Esta é uma dúvida geral, Eu faço o seguinte:
Acredito que a partida pisando o pedal da embreagem alivie um pouco o esforço do motor de arranque.
funcionar a frio... sou mais cético ou até ignorante. Tenho muito cuidado com carga no acelerador e rotação do motor, quase nunca superando 2000 ou 2500 rpm.
1 - Girar o contato e esperar a bomba de combustível trabalhar (eu espero o barulhinho da bomba sumir).
2 - Ligar sem acelerar. Imagino o que a falta de óleo neste centésimos não pode fazer com o motor.
3 - Andar sem forçar o giro até a temperatura atingir a metade.
São idiossincrasias, mas que também não fazem mal nenhum ao carro.
Acho que quando for necessário rodar pouco, digamos, "até a esquina", me parece lógico aquecer-mos o motor até ele alcançar a temperatura ideal de trabalho...
Bom, prevenir nunca é demais!
Acho que 1 minutinho na lenta, não faz mal a ninguém. Obvio que não é necessário esperar o motor entrar na temperatura ideal, isso sim é exagero.
São opiniões que achei e que conferem com o meu procedimento, me corrijam se estou errado.
All, acho muito interessante como se propagam as "lendas" falsas sobre determinado assunto de funcionamento mecânico , muitas vezes causando medo desnecessário aos usuários.
Não sou mecanico, nem gosto dessa parte, mas tenho uma tática para identificá-las bem depressa quando escuto: Lógica.
Nenhuma lenda resiste a um bom exame de lógica.
Claro existem lendas verdadeiras, tipo: O motor 3.0 da SW4 até 2000 ferve e explode; a caixa de transferencia da Toyota SW quando por corrente é uma m., o atuador de embreagem da XTerra mais outros detalhes atestam contra o carro, usar 1l de óleo mineral para um tanque de diesel faz bem ao carro e por ai vai.
Então, após 30 anos de off-road deixo minha dica: Examinem novas afirmações com relação a funcionamento de mecanica de carro e de moto com muita lógica, vocês verão qua muitas delas são lenda.
Espero ter ajudado,
Abraço,
Badia
Caros
Esta é a minha solução para a falta de ponto de ancoragem na traseira do Xterra, mandei fazer em um torneiro, dá para acoplar assim uma anilha e ligar uma cinta. Mas só funciona para quem tem engate de reboque.
http://dl.dropbox.com/u/17871743/IMG_9979.JPG
Achei este tutorial sobre roda livre, achei interessante:
http://www.facatrilha.com.br/curiosi...eature=related
Acho que as das nossas viaturas são as da página 23, tópico 6, com o título "RODA LIVRE AUTOMÁTICA".