Postado originalmente por
BRTerra
Prezados,
Há uns dois meses minha viatura ( 2007/2008 ) acendeu a luz de falha no motor e perdeu a potência.
Executaram serviço de injeção (bomba injetora, limpeza de tanque, reparo dos injetores e da Bomba CP3). Foi uma facada (2K) :( e sei que alguns serviços não eram necessários, mas onde moro só há uma oficina especializada em MWM.
No teste dos injetores detectaram que dois bicos estão com retorno fora da faixa (no teste carga parcial um deles está com 29,86 ml e o outro 28,32 ml [normal: min: 5,0, máx: 21,0]; no teste carga total um com 40,96 ml e o outro 46,25 [normal: min: 12,0, máx: 39,0).
Apesar desses retornos fora da faixa, o mecânico afirmou que os bicos aguentariam ainda um bom trecho.
De fato, após a limpeza efetuada a viatura não mais apresentou falhas.
Contudo, percebi agora que ela está consumindo bem mais. Se antes fazia até 11 km/l, agora está fazendo 7,8.
Retornei ao mecânico e ele me afirmou que era estranho o consumo ter alterado, porque os retornos não estavam tão fora da faixa assim e que, diante disso, uma das soluções seria trocar todos os bicos.
Acontece que, como todos já devem saber, os bicos da eletrônica não são nada barato (R$ 750,00 cada)...
Pergunto: será que a troca dos bicos resolverá mesmo o problema do consumo? Algum dos colegas já passou por isso?