Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 693 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 193593643683684685686687688689690691692693694695696697698699700701702703743793 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/05/2024, 11:43
    sm4rco
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Obrigado, Cirão. Pra você e toda família, um ótimo final de semana e boa viagem.

O que é isso??? Esse fórum já está parecendo grupo de whatsapp. Logo vão publicar gifs de gatinhos dizendo "bom dia" e "boa noite" :chorandoderir:
  • 10/05/2024, 11:57
    sm4rco
    Citação:

são de série dessas versões que vem até com teto solar elétrico.

Essa coisa de teto solar elétrico tem até algo curioso. Eu costumava dizer que a finalidade do "corno-teto" era nenhuma :lol: que isso era coisa de exibicionismo apenas.
    Teve uma reportagem que li uma vez que dizia que a Nissan colocou isso propositalmente para mostrar a rigidez da estrutura mesmo com o teto parcialmente aberto, porque dizem que a maioria das caminhonetes se fizer um corte assim torce inteira e trava até as portas dependendo da situação.

Mas, lenda ou verdade essa questão da torção, o que eu descobri é que ele é bem interessante e muito útil. Muita gente tem problemas com ar-condicionado e não pode usá-lo, mas já o teto solar provoca uma circulação de ar bem eficiente no interior do carro sem causar aquele transtorno do ar na cara quando abrimos os vidros laterais das portas. Ele não incomoda, e ainda provoca uma circulação mais eficiente. E se você mesmo alérgico ao ar condicionado quiser, pode abrir o teto e ainda ligar o ar-condicionado sem receio com as aberturas do ar com saídas traseiras que a Frontier nova tem (em todas as versões). A vantagem é que o interior fica bastante refrescante, sem concentrações de ar gelado e sem reduzir a umidade.
    É curioso isso, eu pelo menos não sabia disso, mas tem muita gente que fala que ele é a melhor coisa que viu na picape. Olha só... e eu no lançamento achava que era uma bobagem sem muita utilidade, só pra chamar a atenção. Pois é... tecnologia é isso :mrgreen:
  • 10/05/2024, 11:59
    sm4rco
    Citação:

Fui interrompido, desculpe.
    Olha... não estou querendo desmerecer o produto, apenas sugerindo pesquisar um pouco mais e ter um pouco de cautela. É um produto de limpeza forte, ele retira até carbonização do motor, e talvez valha mais a pena conservar o motor com um produto mais "suave" do que usar um muito potente sem necessidade. Como disse o Enrico, ele sai limpando bicos, etc... e é muito potente. Pode até ser recomendado para motor novo também, mas acho que não é o caso.
    Usar combustível de qualidade, o pessoal usa muito o Shell Evolux, um aditivo para conservação e manter uma boa manutenção acho que já garante vida longa para o motor.

Também penso assim, tanto que nem uso aditivo em todos os abastecimentos, mas uso periodicamente.
  • 10/05/2024, 12:36
    Edumar
    Eu sou muito disciplinado com tudo o que eu faço. Essa questão de aditivo e combustível, sempre tive bastante cuidado. Dizem que você é o que come, e eu acho que carro também corresponde ao combustível que você coloca nele.
    Eu conversei bastante com o pessoal da Nissan, inclusive com dois engenheiros que conheci na concessionária que vieram da fábrica para dar treinamentos.
    Eu comentei com eles que eu só usava combustível bom, na maior parte das vezes o Shell Evolux, e que usava aditivo regularmente, para manter o sistema limpo ou quando a caminhonete fosse ficar algum tempo parado por conta de bactérias e formação de borra, como o caso da Frontier da minha esposa que ficou um mês parada por conta de uma cirurgia que ela fez. (Eu não gosto de dirigir a dela e também não deixo ela dirigir a minha :mrgreen:)

Quando entreguei a minha 2023 com quase 70.000 km, eles aproveitaram esse meu histórico de abastecimento para fazer uma análise "comportamental", para verificar como o motor respondeu a esse cuidado que tive. Disseram que desmontaram algumas partes e usaram um endoscópio eletrônico industrial para acessar outras. Fiquei sabendo que constataram que o motor estava limpo, tão limpo que nem parecia ter sido usado. Desgastes, riscos.... não tinha nada.
    Eles disseram que já pegaram um motor com menos km que tiveram até que mexer em bicos e bomba de alta de tanta sujeira que encontraram, me parece que esse foi o caso do sujeito que usava biodiesel puro pela facilidade de consegui-lo muito barato. A Nissan fez o reparo dela em cortesia, mas disse que na próxima vez não faria. A caminhonete nem era de Jundiaí, foi enviada para lá para estudos, porque a Nissan queria saber de qualquer jeito o que tinha acontecido.

Enfim, tenho adotado esse protocolo de meia lata de Bardahl ou aditivo original a cada dois ou três abastecimentos no máximo, e abastecido com um bom combustível, não só de qualidade, mas de procedência. A engenharia da Nissan já tinha me dito que o Shell Evolux era um combustível de alta qualidade. Abasteço com BR as vezes, num posto de amigo meu, também com diesel aditivado.
    Eu abasteço normalmente com 1/4 ou pouco menos no tanque, às vezes um pouco mais para aproveitar a oportunidade de estar perto de um posto de confiança, e às vezes menos quando estou longe destes postos e quero abastecer neles. Já rodei 50 km com o marcador indicando tanque vazio :mrgreen:. Mas consegui chegar no posto que eu queria.
    Essa é uma experiência prática para referência de uso. Fica aí a sugestão.
  • 10/05/2024, 13:15
    Nicolas_cwb
    Concordo com vcs, inclusive me preocupo do remédio ser mais forte que a doença (no meu caso nem doença existe, só busco prevenção). Mas ainda acho que na minha situação vale a pena usar o aditivo em todo tanque por dois motivos:

1) Mnha Frontier passa muito tempo parada e está muito claro que o biodiesel sofre nessa situação (ação biológica e absorção de água)
    2) Tenho um posto de confiança Shell aqui em Curitiba mas viajo muito então meu controle fora daqui é mais complicado. Nem se fala nas viagens para o exterior, na Argentina por exemplo tem regiões com postos bem distanciados, tem que abastecer quando acha alguma coisa senão corre o risco ainda de ficar sem combustível (outra vantagem aqui da Frontier é a boa autonomia pelo baixo consumo)

Mas quanto ao perfect clean realmente estava me precipitando...
  • 10/05/2024, 13:33
    Edumar
    Gostaria de incluir aqui alguns recortes rápidos.

A água no diesel não costuma ser efeito de adulteração intencional, mas de características naturais do diesel.

O diesel é sujeito à contaminação porque, por suas características químicas, tem capacidade de absorver umidade do ar. E água é o principal meio para a proliferação de bactérias. E, além disso, ele reage com o enxofre presente no combustível, formando ácido sulfúrico, que é corrosivo.
    O biodiesel é ainda mais higroscópico (absorve mais água) que o diesel de origem fóssil, além de ter gordura animal em sua formulação, um composto capaz de aumentar a velocidade de oxidação do diesel, gerar ainda mais bactérias e adensar o combustível.
    O resultado é que esta água estimula a presença de microrganismos no ambiente, provoca o surgimento de uma borra no fundo do tanque e prejudica o sistema de alimentação de combustível.

Houve a redução da presença do enxofre no combustível. Embora essa medida tenha sido benéfica para o meio ambiente, tornou o diesel mais suscetível à contaminação, uma vez que o enxofre é um bactericida natural.

O problema varia por região também, quanto mais úmida a região, mais absorção de umidade vai ocorrer, e mais problemas vão surgir.
    A minha região aqui é bem úmida, e os problemas com o S10 são constantes nos modelos que já citei.
    Regiões mais secas vão ter menos incidências de problemas.

Mas, não é só no tanque do carro que a umidade pode ser absorvida. Desde a sua estocagem na produção há uma preocupação grande com a umidade, e até nos tanques dos postos ocorre absorção de umidade, que muitas vezes acaba acumulando no fundo do tanque do posto e depois indo para os carros.
    As vítimas, na maioria das vezes, são os proprietários de picapes que circulam pouco ou abastecem em postos com movimento reduzido, que demoram a renovar o combustível em seus tanques.
  • 10/05/2024, 13:44
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por Nicolas_cwb Ver Post
    Concordo com vcs, inclusive me preocupo do remédio ser mais forte que a doença (no meu caso nem doença existe, só busco prevenção). Mas ainda acho que na minha situação vale a pena usar o aditivo em todo tanque por dois motivos:

1) Mnha Frontier passa muito tempo parada e está muito claro que o biodiesel sofre nessa situação (ação biológica e absorção de água)
    2) Tenho um posto de confiança Shell aqui em Curitiba mas viajo muito então meu controle fora daqui é mais complicado. Nem se fala nas viagens para o exterior, na Argentina por exemplo tem regiões com postos bem distanciados, tem que abastecer quando acha alguma coisa senão corre o risco ainda de ficar sem combustível (outra vantagem aqui da Frontier é a boa autonomia pelo baixo consumo)

Mas quanto ao perfect clean realmente estava me precipitando...

Mas você está certo, é esse mesmo o caminho, a prevenção. Cada usuário deve definir a melhor solução para o seu caso. É diferente a situação de quem completa o tanque a cada semana com combustível bom, e quem abastece a cada um mês com diesel já suspeito na fonte.
    Eu sempre digo que o melhor é prevenir, porque corrigir o problema depois que ele já se instalou é pior.

Não adianta dizer de forma categórica que o diesel foi feito para aguentar um mês, por exemplo. Você não sabe quanto tempo esse diesel já ficou parado no depósito e nem qual a rotatividade dele no posto.
    É igual a iogurte, pode ter uma validade de 60 dias, mas se ele já está há 50 dias na prateleira do supermercado, você não pode contar com 60 dias da compra. Daí surgem aquelas ofertas de produtos "próximos da validade".
    Além disso, muitas vezes o refrigerador pode sofrer problemas e o produto perder o resfriamento.

Então com o diesel, não é muito bom contar com o prazo "oficial" de validade porque isso varia muito em cada caso.
  • 10/05/2024, 13:49
    Bigsd
    Caramba! se o problema é a bactéria, eu não vou colocar aditivo, vou atrás de um médico pegar uma receita de antibiótico para colocar no tanque :mrgreen: um comprimido a cada 12 horas e tá resolvido o problema :mrgreen:
  • 10/05/2024, 14:30
    enricof18
    Pessoal, sobre o Perfect Clean, eu não recomendo para nenhum dos meus clientes um uso constante, tanque a tanque, acho desnecessário isso, inclusive outros tipos de aditivo também. Pra quem quer fazer um uso mais "constante" eu falo, usa uma lata dessa a cada dois ou três tanques, se quiser. É pra usar de vez em quando.

Mas também falando do produto em si, uso ele a muitos anos, desde quando lançou o Perfect Clean, nunca tive problemas e não sei de relatos de quem teve problemas com esse produto.

O esquema é usar combustível bom. Tem os S10 aditivados nos postos BR, Shell, Ipiranga, é a melhor coisa que vocês fazem é abastecer com combustível assim.

Um abraço!
  • 10/05/2024, 15:03
    Mauro-sp
    O cara se propôs a mostrar 5 defeitos da Frontier... ficou calado... :palmas:

https://www.youtube.com/watch?v=8eQu-pmOGt8
  • 10/05/2024, 15:05
    Mauro-sp
    Citação:

Caramba! se o problema é a bactéria, eu não vou colocar aditivo, vou atrás de um médico pegar uma receita de antibiótico para colocar no tanque :mrgreen: um comprimido a cada 12 horas e tá resolvido o problema :mrgreen:

:chorandoderir:
    Bota umas duas aspirinas também
  • 10/05/2024, 15:08
    Mauro-sp
    Citação:

Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Essa coisa de teto solar elétrico tem até algo curioso. Eu costumava dizer que a finalidade do "corno-teto" era nenhuma :lol: que isso era coisa de exibicionismo apenas.
    Teve uma reportagem que li uma vez que dizia que a Nissan colocou isso propositalmente para mostrar a rigidez da estrutura mesmo com o teto parcialmente aberto, porque dizem que a maioria das caminhonetes se fizer um corte assim torce inteira e trava até as portas dependendo da situação.

Mas, lenda ou verdade essa questão da torção, o que eu descobri é que ele é bem interessante e muito útil. Muita gente tem problemas com ar-condicionado e não pode usá-lo, mas já o teto solar provoca uma circulação de ar bem eficiente no interior do carro sem causar aquele transtorno do ar na cara quando abrimos os vidros laterais das portas. Ele não incomoda, e ainda provoca uma circulação mais eficiente. E se você mesmo alérgico ao ar condicionado quiser, pode abrir o teto e ainda ligar o ar-condicionado sem receio com as aberturas do ar com saídas traseiras que a Frontier nova tem (em todas as versões). A vantagem é que o interior fica bastante refrescante, sem concentrações de ar gelado e sem reduzir a umidade.
    É curioso isso, eu pelo menos não sabia disso, mas tem muita gente que fala que ele é a melhor coisa que viu na picape. Olha só... e eu no lançamento achava que era uma bobagem sem muita utilidade, só pra chamar a atenção. Pois é... tecnologia é isso :mrgreen:

Marco, isso é verdade.
    A circulação de ar no interior pelo teto solar é muito mais interessante, fora a sensação de liberdade que ele te dá pelo visual mais aberto e menos confinante, e pela entrada de sol.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 693 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 193593643683684685686687688689690691692693694695696697698699700701702703743793 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:30.