Eu tinha prometido fazer aqui as minhas primeiras impressões da Platinum que comprei em dezembro, é 2023 modelo 2024.
Já disse que sou fã de Frontier, é uma caminhonete que aguenta pauleira, é económica, bem segura e tão confortável como um carro de passeio.
Cheguei a fazer teste em outros modelos antes de optar novamente pela Frontier, mas nenhum outro me agradou. Ranger pra mim ficou feia e continua dura e sem graça, acho até que a anterior era um pouco melhor.
Amarok é um caso de amor e ódio. Tem gente que ama e diz que nunca teve problemas, mas a maioria nunca mais quer outra. As vendas dela estão bem baixas, me parece que o mercado vem abandonando ela.
S10 é S10, tem muitas qualidades. Eu acho ela superior até a Hilux que não me agrada nem um pouco, mas também peca no conforto de rodar e na segurança. O espaço interno dela é muito bom, e é relativamente confiável. Foram estas que testei.
Eu fiquei um tempo sem picape, deu saudades. Quem acostuma com uma picape não se sente mais bem num carro pequeno e nem mesmo numa SUV. Mas eu posso sentir diferenças desta para a 2019 que eu tive. Minha 2019 mesmo com quase 150.000km parecia nova, andando bem, sem barulhos e mantendo exatamente o mesmo conforto e estabilidade de quando comprei ela.
Essa Platinum me pareceu ainda mais silenciosa e confortável, e um pouco mais firme também. É cheia de recursos interessantes e tudo funciona perfeitamente. O teto solar é legal. Normalmente ando com a proteção interna aberta para receber um pouco o sol da manhã. Ele tem proteção UV então não tem problema fazer isso.
Dependendo o dia eu uso ele aberto, a sensação de liberdade e a ventilação que ele oferece são bem legais.
A caminhonete roda firme, não importa a situação. Peguei estes dias um trecho de terra molhada, não era lama, mas estava bem escorregadio e me impressionei com a facilidade dela em fazer todos os traçados com total controle.
Achei a frenagem mais firme, talvez pela inclusão dos freios de disco nas rodas traseiras. Eu não sabia, mas ela usa os dois atrás, o disco para condução e o tambor para estacionamento. Lembro que alguém comentou uma vez que ela mudou para disco porque era mais barato. Sabemos que isso não é verdade, que disco é mais eficiente e sobre menos fadiga, e na verdade ela tem os dois atrás. Bem interessante.
O motor me parece ligeiramente mais esperto, não sei se foi a inclusão do arla. Nem sei direito como funciona esse troço.
Câmbio, sem comentários. Perfeito, não se sente a troca de marchas e faz o seu papel bem feito. Já tive carro de passeio caro que tinha troca de marchas incômodas. Na Frontier você não sente nada. Algumas vezes você vê o conta giros denunciando uma troca de marchas mas não percebe isso nem um pouco, nem no ruído, e eu ainda ouço som com voluma lá pelo 7 ou 8, baixo mesmo. É mais para música ambiente mesmo, não ligo muito. O som é muito bom.
Ela tem bastante recursos, e se você souber usar, é melhor. Muitas coisas são bem intuitivas e conseguem se ajustar da melhor forma automaticamente, mas vale a pena dar uma boa lida no manual para usar melhor esses recursos. Aliás, o manual poderia ser bem mais detalhado, é muito superficial em algumas coisas que eu queria conhecer melhor.
Eu fiquei sabendo do segundo estágio do acelerador através do Edumar. Enfim, vale a pena conhecê-la em detalhes porque dá pra fazer muitas coisas com ela e aproveitar bem os seus recursos.
Os sistemas autônomos de assistentes são bem interessantes. Fazem tudo. Alertam e corrigem quando ela começa a sair da pista, avisa quando há um possível risco de batida e até freia se você não fizer isso. Avisa de alguém no ponto cego, inclusive num luminoso que tem nos espelhos externos, e pega até motos. Se você não reagir, ela mesmo reage e evita o acidente. Avisa de carros em tráfego cruzado, quando você está saindo de uma vaga de estacionamento sem visão. Alerta quando tem gente ou até cachorro atravessando atrás e até do lado em manobras. Você consegue acionar as câmeras em manobras de frente também, e tudo é sinalizado. Qualquer situação estranha em volta é alertado, e ela reage se você não o fizer. Tudo isso você seleciona e ajusta pelo painel digital, até o sonoro das funções. Tem muitas coisas legais.
Em uma viagem recente que fiz o sistema me sugeriu uma parada para café, porque identificou que eu poderia estar cansado e sonolento. Sensacional.
Ela controla a luz alta automaticamente, e o negócio é muito sensível e preciso. Ela não só identifica rapidamente um veículo em sentido contrário e comuta a luz alta para baixa, como também identifica a lanterna de carros à sua frente, fazendo o mesmo, e isso numa distância bem grande. Tudo isso também é selecionável.
Tem sistema de acionamento do limpador de para-brisas em dias de chuva, bem sensível e funciona muito bem, chegando até a usar a segunda velocidade quando é preciso, e tudo isso ajustável, até a sensibilidade. Você pode ajustar para ele acionar com os primeiros pingos de chuva ou esperar até o vidro ficar mais encoberto, tem várias posições de ajuste.
Tem um sistema legal que eu uso muito, não sei se já comentaram aqui. Eu já tinha na 2019 e hoje é até bem comum. Quando chego na garagem e desligo ela, dou umas piscadas com o farol alto e ela deixa os faróis ligados por algum tempo para facilitar a sua saída da garagem ou de qualquer lugar escuro. Se não me engano, cada piscada soma 30 segundos. Normalmente pisco duas ou três vezes e é suficiente pra mim.
O sistema de tração dela é muito bom. Você raramente precisa usar o 4x4 em situações mais "normais". Num local que eu tenho que acessar as vezes ocorre de uma roda traseira (a direita) perder o atrito com o chão. Ela trava a roda e não deixa mais ela movimentar em falso, e sai andando no mesmo momento. Em muitas situações de fora de estrada também não precisa o 4x4, ela se vira muito bem no 4x2. Aliás, ela tem um modo de condução off road que funciona bem, testem pra ver no fora de estrada, o comportamento dela muda. Tem outros modos de condução também, e o sport deixa ela mais rápida para ultrapassagens e retomadas.
A reduzida dela é muito forte, dá a impressão que ela é capaz de arrastar qualquer coisa ou de subir uma parede.
Bem, teria bastante coisas pra falar, mas no geral eu estou muito contente com ela e ainda aprendendo algumas coisas. Muitas vezes você esquece que está numa caminhonete, parece um carro de passeio de tão gostoso que é andar com ela. Ela não te cansa, pode rodar por horas até em buraqueiras que você se sente confortável e bem. É o melhor veículo que eu já tive, vence qualquer obstáculo, e acho que só perde para a RAM num patamar acima e mais cara. Já dirigi a RAM e me apaixonei também, mas a RAM tem o problema de algumas restrições de uso como se caminhão fosse, tem um preço mais elevado e um consumo exagerado na minha opinião. Além disso me disseram que o pós vendas dela é complicado, inclusive peças. Dizem que só não é pior que a Ford e a Citroen, mas que o pessoal sofre com ela quando dá problemas. Tem peças que são difíceis e problemas que são chatos de resolverem. Mas, talvez um dia quando eu tiver muito dinheiro eu encare uma.
Por enquanto vou ficando de Frontier, já bastante feliz.
Vou entrando aqui para postar as novidades quando eu puder.