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Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

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  • 25/04/2024, 11:09
    Silvano1980
    Eu tinha prometido fazer aqui as minhas primeiras impressões da Platinum que comprei em dezembro, é 2023 modelo 2024.

    Já disse que sou fã de Frontier, é uma caminhonete que aguenta pauleira, é económica, bem segura e tão confortável como um carro de passeio.
    Cheguei a fazer teste em outros modelos antes de optar novamente pela Frontier, mas nenhum outro me agradou. Ranger pra mim ficou feia e continua dura e sem graça, acho até que a anterior era um pouco melhor.
    Amarok é um caso de amor e ódio. Tem gente que ama e diz que nunca teve problemas, mas a maioria nunca mais quer outra. As vendas dela estão bem baixas, me parece que o mercado vem abandonando ela.
    S10 é S10, tem muitas qualidades. Eu acho ela superior até a Hilux que não me agrada nem um pouco, mas também peca no conforto de rodar e na segurança. O espaço interno dela é muito bom, e é relativamente confiável. Foram estas que testei.

    Eu fiquei um tempo sem picape, deu saudades. Quem acostuma com uma picape não se sente mais bem num carro pequeno e nem mesmo numa SUV. Mas eu posso sentir diferenças desta para a 2019 que eu tive. Minha 2019 mesmo com quase 150.000km parecia nova, andando bem, sem barulhos e mantendo exatamente o mesmo conforto e estabilidade de quando comprei ela.
    Essa Platinum me pareceu ainda mais silenciosa e confortável, e um pouco mais firme também. É cheia de recursos interessantes e tudo funciona perfeitamente. O teto solar é legal. Normalmente ando com a proteção interna aberta para receber um pouco o sol da manhã. Ele tem proteção UV então não tem problema fazer isso.
    Dependendo o dia eu uso ele aberto, a sensação de liberdade e a ventilação que ele oferece são bem legais.

    A caminhonete roda firme, não importa a situação. Peguei estes dias um trecho de terra molhada, não era lama, mas estava bem escorregadio e me impressionei com a facilidade dela em fazer todos os traçados com total controle.
    Achei a frenagem mais firme, talvez pela inclusão dos freios de disco nas rodas traseiras. Eu não sabia, mas ela usa os dois atrás, o disco para condução e o tambor para estacionamento. Lembro que alguém comentou uma vez que ela mudou para disco porque era mais barato. Sabemos que isso não é verdade, que disco é mais eficiente e sobre menos fadiga, e na verdade ela tem os dois atrás. Bem interessante.
    O motor me parece ligeiramente mais esperto, não sei se foi a inclusão do arla. Nem sei direito como funciona esse troço.
    Câmbio, sem comentários. Perfeito, não se sente a troca de marchas e faz o seu papel bem feito. Já tive carro de passeio caro que tinha troca de marchas incômodas. Na Frontier você não sente nada. Algumas vezes você vê o conta giros denunciando uma troca de marchas mas não percebe isso nem um pouco, nem no ruído, e eu ainda ouço som com voluma lá pelo 7 ou 8, baixo mesmo. É mais para música ambiente mesmo, não ligo muito. O som é muito bom.

    Ela tem bastante recursos, e se você souber usar, é melhor. Muitas coisas são bem intuitivas e conseguem se ajustar da melhor forma automaticamente, mas vale a pena dar uma boa lida no manual para usar melhor esses recursos. Aliás, o manual poderia ser bem mais detalhado, é muito superficial em algumas coisas que eu queria conhecer melhor.
    Eu fiquei sabendo do segundo estágio do acelerador através do Edumar. Enfim, vale a pena conhecê-la em detalhes porque dá pra fazer muitas coisas com ela e aproveitar bem os seus recursos.

    Os sistemas autônomos de assistentes são bem interessantes. Fazem tudo. Alertam e corrigem quando ela começa a sair da pista, avisa quando há um possível risco de batida e até freia se você não fizer isso. Avisa de alguém no ponto cego, inclusive num luminoso que tem nos espelhos externos, e pega até motos. Se você não reagir, ela mesmo reage e evita o acidente. Avisa de carros em tráfego cruzado, quando você está saindo de uma vaga de estacionamento sem visão. Alerta quando tem gente ou até cachorro atravessando atrás e até do lado em manobras. Você consegue acionar as câmeras em manobras de frente também, e tudo é sinalizado. Qualquer situação estranha em volta é alertado, e ela reage se você não o fizer. Tudo isso você seleciona e ajusta pelo painel digital, até o sonoro das funções. Tem muitas coisas legais.
    Em uma viagem recente que fiz o sistema me sugeriu uma parada para café, porque identificou que eu poderia estar cansado e sonolento. Sensacional.
    Ela controla a luz alta automaticamente, e o negócio é muito sensível e preciso. Ela não só identifica rapidamente um veículo em sentido contrário e comuta a luz alta para baixa, como também identifica a lanterna de carros à sua frente, fazendo o mesmo, e isso numa distância bem grande. Tudo isso também é selecionável.
    Tem sistema de acionamento do limpador de para-brisas em dias de chuva, bem sensível e funciona muito bem, chegando até a usar a segunda velocidade quando é preciso, e tudo isso ajustável, até a sensibilidade. Você pode ajustar para ele acionar com os primeiros pingos de chuva ou esperar até o vidro ficar mais encoberto, tem várias posições de ajuste.

    Tem um sistema legal que eu uso muito, não sei se já comentaram aqui. Eu já tinha na 2019 e hoje é até bem comum. Quando chego na garagem e desligo ela, dou umas piscadas com o farol alto e ela deixa os faróis ligados por algum tempo para facilitar a sua saída da garagem ou de qualquer lugar escuro. Se não me engano, cada piscada soma 30 segundos. Normalmente pisco duas ou três vezes e é suficiente pra mim.

    O sistema de tração dela é muito bom. Você raramente precisa usar o 4x4 em situações mais "normais". Num local que eu tenho que acessar as vezes ocorre de uma roda traseira (a direita) perder o atrito com o chão. Ela trava a roda e não deixa mais ela movimentar em falso, e sai andando no mesmo momento. Em muitas situações de fora de estrada também não precisa o 4x4, ela se vira muito bem no 4x2. Aliás, ela tem um modo de condução off road que funciona bem, testem pra ver no fora de estrada, o comportamento dela muda. Tem outros modos de condução também, e o sport deixa ela mais rápida para ultrapassagens e retomadas.
    A reduzida dela é muito forte, dá a impressão que ela é capaz de arrastar qualquer coisa ou de subir uma parede.

    Bem, teria bastante coisas pra falar, mas no geral eu estou muito contente com ela e ainda aprendendo algumas coisas. Muitas vezes você esquece que está numa caminhonete, parece um carro de passeio de tão gostoso que é andar com ela. Ela não te cansa, pode rodar por horas até em buraqueiras que você se sente confortável e bem. É o melhor veículo que eu já tive, vence qualquer obstáculo, e acho que só perde para a RAM num patamar acima e mais cara. Já dirigi a RAM e me apaixonei também, mas a RAM tem o problema de algumas restrições de uso como se caminhão fosse, tem um preço mais elevado e um consumo exagerado na minha opinião. Além disso me disseram que o pós vendas dela é complicado, inclusive peças. Dizem que só não é pior que a Ford e a Citroen, mas que o pessoal sofre com ela quando dá problemas. Tem peças que são difíceis e problemas que são chatos de resolverem. Mas, talvez um dia quando eu tiver muito dinheiro eu encare uma.
    Por enquanto vou ficando de Frontier, já bastante feliz.

    Vou entrando aqui para postar as novidades quando eu puder.
  • 25/04/2024, 12:02
    Ciro Alencar
    Boa tarde, meus queridos amigos!!

    Remap que o pessoal faz na Frontier lá na Austrália, sem nenhuma modificação nela, só reprogramação:

    https://www.youtube.com/watch?v=zqQpaGiNT-E
  • 25/04/2024, 13:24
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Silvano1980 Ver Post
    Eu tinha prometido fazer aqui as minhas primeiras impressões da Platinum que comprei em dezembro, é 2023 modelo 2024.

    Desculpem, fui interrompido. Esse povo acha que eu estou aqui na empresa para trabalhar... kkkkk....

    Caro Silvano, obrigado por compartilhar as suas experiências. Eu não sou tão detalhista como vocês em relação a certos aspectos dela, mas tudo o que você disse bate com o que todo mundo diz. Em resumo é isso mesmo: eficiência, economia, conforto, segurança, confiabilidade, resistência, tecnologia, recursos, etc... Faltou algo? kkkk......

    Curiosamente, ontem à noite eu conversava com um amigo, bem entrosado nesse mercado de picapes e de jipes, um apaixonado pelo assunto, mas não leigo, ele conhece muito de automobilismo. Ele é engenheiro, já trabalhou na indústria automobilística, e temos contato dos tempos de "travessuras" com modelos esportivos. Eu não sabia que ele era apaixonado por picapes e jipes também. A maioria do pessoal daquela época é mais amante da velocidade do que do off-road.
    Ele teve participação no projeto do Gol GTI na época, eu não sabia disso, e contou coisas muito interessantes do projeto, mas compartilhar isso aqui acho que não é o caso. Então vou contar o que ele disse e que realmente nos interessa aqui.

    Primeiro, logo que eu disse que eu tinha Frontier, ele já rasgou muitos elogios. Disse que considera a Frontier a melhor picape nacional na sua categoria, que acha o motor dela um projeto muito bem realizado e de grande confiabilidade. Elogiou a suspensão, é claro, e disse que deveria ser uma obrigação hoje utilizar o sistema five-link em todas as caminhonetes. Ele acha que os motores cresceram muito em potência, mas a dinâmica das caminhonetes não evoluiu, que mais remendam o velho sistema de feixe de molas do que oferecem soluções mais modernas e compatíveis com o desempenho.
    Depois eu até coloco algumas coisas mais técnicas aqui.

    Ele não tem picape hoje, mas é fã da Frontier e da L200. Disse que o restante não aguenta de verdade o fora de estrada.
    Mas a preferência dele é mesmo a Frontier.
    Ele disse que ela faz um ótimo trabalho no fora de estrada, nos piores desafios dos terrenos mais difíceis se comportando como um verdadeiro utilitário, mas quando você termina a brincadeira e pega a estrada asfaltada para retornar para casa, parece que entrou num sedã de elevado conforto. "Versatilidade" de uso, essa é a palavra que o Edu sempre usa e que acho que exprime bem o que ele quis dizer.

    Mas, durante a conversa, ele me disse uma coisa interessante. Me disse que as pessoas confundem "tecnologia" com "recursos".
    Me deu um exemplo de quando eu monto uma máquina e uso um sistema de lubrificação mais moderno, isso é tecnologia do equipamento em si. Se eu acrescento uma função de medir o nível do óleo lubrificante, isso é recurso, ou "assistência", como ele também chama.
    Aí me comentou que ele vê esse grande erro hoje no mercado em relação à "Z". Ele me disse que ela tem recursos adicionais, mas não essa tecnologia tão propalada pelo mercado. O motor é antigo, melhorado, mas antigo. A suspensão é antiga e ultrapassada, etc... Ele disse que faz uma grande diferenciação nisso. Que quando a Frontier coloca freios a disco na traseiro, isso é tecnologia, pois houve uma evolução tecnológica em cima de algo. Assim o sistema de controle de estabilidade de terceira geração da Frontier, a suspensão multilink, o motor biturbo... tudo isso é tecnologia de fato, e está presente em todas as versões porque é também uma evolução de fato, de conceitos, de tecnologias.
    Mas, se você coloca algo a mais, e ainda assim em algumas versões somente, isso são recursos, como o teto solar da Frontier, por exemplo. Não é uma evolução tecnológica, mas um incremento, um recurso.
    Potência de motor é também recurso, tanto que o mesmo modelo pode ter mais de um motor.

    Desta forma, ele considera a Frontier, pelos diferenciais que ela tem, a mais tecnológica. Ele ainda questiona recursos que alguns usam e que são colocados apenas para tentar valorizar um carro mas que não representam uma evolução tecnológica. É mais ou menos o que dizemos aqui de forma mais "descontraída".
    Ele diz que o projeto da Nissan na Frontier é algo que começou do zero, nada foi aproveitado do modelo anterior, isso desde bancos, até suspensão, passando pelo chassis, etc... Ela começou uma nova caminhonete, não partiu de uma existente e acrescentou "coisas", que é o que ela acha que fez a "Z". A base em si não mudou.
    Ele diz que a Frontier é hoje a "referência" a ser seguida, que ela realmente apresenta evoluções tecnológicas na base de seu projeto, e não acréscimos ou melhorias em cima de uma base que não evoluiu.
    E mais, ele disse que tudo tem que vir acompanhado de confiabilidade. Não adianta mudar e não funcionar, que é o que mais acontece hoje. Deu até o exemplo do famoso escândalo mundial dos câmbios powershift.
    Não sei se consegui passar a ideia.

    Achei isso bem interessante, e fiquei pensando como a imprensa que se diz especializada não tem realmente nenhuma fundamentação técnica para julgar qualquer produto. Hoje de manhã mesmo, eu vi um vídeo de um teste onde o cidadão, que se coloca como um "entendido" de carros, mostra algumas coisas do veículo e diz: "Ela é muito tecnológica". Esse vídeo me mostrou exatamente a ideia que o meu amigo tentou passar... ali não tinha nada de tecnologia. Aumentar o tamanho de uma tela de multimidia? O mercado já faz isso há tempos, e hoje você compra até equipamentos avulsos, com tela grande, vertical e cheio de luzinhas até no mercado livre, mas no final, o dono reclama que o som é pior que um SUV pequeno que ele tinha.
    Na Frontier, como o Edu nos mostrou, a qualidade de som da Frontier foi o objetivo a ser perseguido, e assim usaram aqueles conceitos que ele chama de "audiófilos".
    Colocar um sensor e uma linha a mais de programa para medir a "temperatura do parachoque traseiro"...kkk... isso é um recurso, não uma tecnologia. Hoje você coloca sensores em qualquer lugar para medir qualquer coisa.
    Quando a Frontier usou os monitores de pressão dos pneus, isso não foi uma evolução tecnológica, mas um recurso implementado.
    Quando ela utilizou a tecnologia da NASA para projetar os bancos da nova Frontier, isso foi tecnologia, pois se criou um novo conceito, não somente uma melhoria.
    Ele mencionou que recursos custam barato, tecnologia custa caro. Colocar um farol de LED num carro é barato, pois o recurso existe e está pronto, muitas vezes basta trocar uma lâmpada. Criar aqueles faróis de canhões projetores que a Frontier inaugurou aqui, isso é tecnologia, apesar de muita gente entender a sua "beleza", e não a sua funcionalidade.

    Sei não... mas acho que em breve veremos muita gente desapontada.

    Achei bem interessante o que ele disse, e isso nos ajuda a entender muitas coisas estranhas que estamos vendo hoje em dia.
    Bem, compartilhei uma ideia. Fica pra a reflexão de vocês.
  • 25/04/2024, 13:27
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    O Cirão tinha colocado uma explicação mais técnica aqui, mas esse descritivo acho que não foi incluído. Talvez ele mesmo tenha me pedido para subir para o site do Edu e acabado não usando.

    Eu lembro disso, meu caro amigo. Fiquei até de complementar mais estas informações e acabei não conseguindo.
    Me parece que o Edu conseguiu material novo sobre esse tema, se não estou enganado.
  • 25/04/2024, 13:29
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Eu dirijo em torno de 105 km para ir ao escritório e mais isso para voltar. Raramente eu via uma, agora vejo várias também.
    Tem muita gente de bom gosto :mrgreen:

    kkkk.... Concordo!!
  • 25/04/2024, 13:32
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Podem reclamar, podem me xingar, ficarem bravos comigo, eu não estou nem aí. Mas, eu nunca vou dizer algo que eu não tenha a certeza ou não possa provar.
    Foi assim quando eu disse que a Ford fecharia no Brasil, teve gente que surtou, me chamou de louco, e eu avisei mais de um ano antes, e no final errei a data por só 11 dias. Mas eu já sabia que ela queria cair o fora anos antes e já tinha comentado isso algumas vezes. E um dia antes de fechar a imprensa não afirmava isso. Ninguém sabia, povão saiu com as economias de final de ano, 13º salários etc... e compraram seus carrinhos novos, e a empresa esperta ficou bem quietinha. Depois que todo mundo comprou no final do ano, ele fecha em 11 de janeiro.
    Eu achei que ela teria pelo menos o cuidado de respeitar as economias do pessoal, mas nem isso.
    Tenho amigos lá, mas não tenho mais nenhum respeito pela marca. E queria poder falar mais, mas não posso. A marca ainda vai dar o que falar. Já está dando sinais claros do que vem por aí, mas ninguém enxerga isso.
    Então... podem me criticar... :mrgreen:

    Quando a revista Veja publicou a reportagem do Carlos "Gosma", ex CEO da Nissan dizendo que ela fecharia no Brasil, eu também disse que isso era falso, que era somente ódio do cara. Teve muitos babacas que repetiram isso aos montes, e depois viram que era fake. Se calam até hoje. Infelizmente é assim...

    Esse é o nosso grande amigo Eduardo!!!!
    Você devia ter uma publicação séria e grande sobre automobilismo. Certamente seria referência.
    E saber que isso é só um hobby pra você, e a "profissão" de muitos incompetentes que só falam bobagens... kkkk.....
  • 25/04/2024, 15:07
    sm4rco
    https://www.youtube.com/watch?v=NUSh8_TmX6I
  • 25/04/2024, 15:46
    sm4rco
    Citação:

    Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Curiosamente, ontem à noite eu conversava com um amigo, bem entrosado nesse mercado de picapes e de jipes, um apaixonado pelo assunto, mas não leigo, ele conhece muito de automobilismo. ....
    .....
    Achei bem interessante o que ele disse, e isso nos ajuda a entender muitas coisas estranhas que estamos vendo hoje em dia.
    Bem, compartilhei uma ideia. Fica pra a reflexão de vocês.

    Eu concordo com o seu amigo, achei bem coerente esses conceitos e tem muita lógica.
    Digo isso porque já comentei que fui conhecer um lançamento aí.... foi uma decepção. Eu dirigi ela, atravessei lombadas, buracos, rodei em asfalto, um trecho prejudicado, fiz curvas, frenagens, etc... não fiquei olhando para painel procurando frescuras. E foi isso que eu notei, ela não tem o básico. Isso me estranhou muito.
    Quando a gente fala em tecnologia da Frontier, acho que a primeira coisa quem vem na cabeça é a suspensão multilink, porque é uma tecnologia que você usa, não que você "pode" usar. Tem que usar. Você não entra num carro para dormir nele, mas porque quer ir a algum lugar, ou seja, ele vai fazer o básico, se movimentar.
    Então conforto, segurança, estabilidade, confiabilidade são os requisitos básicos, ou estou enganado? A suspensão multilink você certamente vai usar, freios, controle de estabilidade, bancos, etc... não são acessórios. É o básico que você obrigatoriamente vai fazer uso. Acho que isso o seu amigo tenha também tentado dizer.
    E é aqui, no básico, onde eu acho que a Frontier dá um banho de tecnologia nas outras.
    Ahhh mas vai dizer que o feixe de molas resolve. Tá bom, resolve, mas onde está a tecnologia? Se é tão bom, porque coloca o multilink na versão de "meio milhão"? Não é artigo de luxo, é o básico. O próprio fabricante prova que as escolhas não foram as melhores, que as melhores foram para uma edição especial.
    Os detalhes também me decepcionaram. O Edumar falou do fio pendurado no vidro traseiro, mas eu vi coisas piores. Parece uma somatória de coisas velhas com o visual de um multimídia chamativo.
    É como o seu amigo comentou do motor. Volto a dizer, um juntado de coisas velhas. No básico ela me decepcionou em tudo.
    Mas quando você anda numa Frontier, a diferença para as outras é grande mesmo.

    Mas não adianta dizer isso. O mercado não está nem aí se é ultrapassada, se não tem confiabilidade, se está acumulando reclamações, se a fábrica chutou o Brasil, se não tem peças, se as concessionárias estão falindo, se é a marca de maior índice de recalls dos Estados Unidos pelo terceiro ano consecutivo, se isso ou aquilo. O consumidor não olha nada disso. Se valorizar bem pode até capotar.
    Então deixemos pra lá. Já sabemos como vai terminar isso mesmo.

    Eu fico aqui curioso tentando imaginar se a Nissan vai trazer alguma novidade na próxima nova Frontier. Porque ela sempre traz uma evolução, mesmo na atual vimos isso.
    Agora, eu espero que a Nissan tenha seguido uma linha bem própria, que não venha muito perto do que a L200 veio, porque eu não gostei dela e não vou gostar mais da Frontier se ela ficar igual. É outra que poderia ter aproveitado a oportunidade para trazer algo mais.

    E os preços? Será que a Nissan vai adotar mesmo uma linha de preços mais agressiva ou manterá os atuais como promoção mesmo? Quando era 23/24 eu até entendia, mas agora é 24/24. Lembro quando saiu a atual versão, ela manteve os preços velhos por muito tempo.
    Tem gente que diz que o ruim disso é que baixa o preço das usadas, mas se você é fiel ao modelo, e não tem razão mesmo de mudar porque não está vindo nada melhor do que ela, na hora de trocar você vai pegar a zero mais barata também.
    Hoje está mais interessante pular um ou dois anos de Frontier do que qualquer outro modelo, até porque outra no nível dela custa quase 100 mil a mais, você ganha muito aqui. E na verdade, nem tem outra no nível dela. Se for pegar uma com multilink, vai custar "meio milhão" e ainda não vai ter o controle de estabilidade de geração 3 nem os bancos da NASA, muito menos uma garantia de 6 anos. E pelos problemas que ando vendo em alguns modelos, é bom ter uma garantia longa e ainda torcer para não precisar de peças.
    Eu espero que a Nissan mantenha essa linha agressiva de preços, já que ainda está tendo lucro assim, porque não? Logo as chinesas vão invadir o mercado e todo mundo vai ter que rever os seus preços, porque mais uma vez eu digo que esse povo não está nem aí pra fazer uma boa escolha, o importante é correr atrás da novidade e cair na conversa dos anúncios.
  • 25/04/2024, 15:54
    sm4rco
    Vou compartilhar algo aqui lá do grupo de whatsapp que achei interessante.
    Um amigo nosso teve o seu estepe furtado, e foi atrás de uma roda barata, cinco furos, aro 18 para colocar um pneu velho e deixar como estepe.
    Eles descobriu que as rodas da Kia Mohave servem direitinho, perfeitamente, e custam usadas hoje a partir de 159 reais cada na OLX. E tem muitas pra vender no mercado hoje.
    Ele pesquisou muito até achar uma que desse certo e fosse bem barata.
    Então se alguém tiver o estepe roubado, ou mesmo já quiser colocar uma roda mais barata para reduzir o prejuízo, fica aí a dica.
  • 25/04/2024, 15:59
    sm4rco
    Caramba, estão explodindo problemas de um novo lançamento. Por isso acho arriscado comprar um carro sem esperar uns 3 ou 4 anos até descobrirem todas as porcarias que fizeram. A Frontier se deu bem sem problemas crônicos, mas tem modelo aí que a coisa está feia. O Edumar está atualizando
  • 25/04/2024, 16:19
    Ciro Alencar
    Olá e até mais.... kkkk.....
    Recebi um link aqui de um amigo para compartilhar com vocês, mas depois publico. Acabei de entrar no fórum e já surgiu uma coisa aqui para resolver. Volto logo. Desculpem
  • 25/04/2024, 16:45
    Bigsd
    Citação:

    Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Olá e até mais.... kkkk.....
    Recebi um link aqui de um amigo para compartilhar com vocês, mas depois publico. Acabei de entrar no fórum e já surgiu uma coisa aqui para resolver. Volto logo. Desculpem

    Seria isso?

    Melhor Revenda 2024: as picapes mais valorizadas do ano | Quatro Rodas

    A premiação 4 Rodas e KBB das picapes médias menos desvalorizadas em 2023/24 que saiu agora?

    1º S10 - 35,2%
    2º L200 - 35,3
    3º Frontier - 36,4%

    Diferença entre a Frontier e a líder em menor desvalorização: 1,2%
    Muita gente vai dizer que isso não é verdade, claro... :lol:
    Frontier continua impressionando a cada dia que passa. Coloca custo de seguro, revisões, preço, etc... e fecha a conta onde se perde mais dinheiro :mrgreen:
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