Postado originalmente por
Ciro Alencar
O comentário mais interessante que li e que achei bastante consistente e inteligente foi esse:
"Não me parece justo comparar a "Z" com a Frontier. A Frontier está num outro patamar sem concorrentes diretos, é um projeto mais novo, oferece mais modernidade, recursos, segurança, estabilidade, conforto, etc. A "Z" pra mim compete mais com uma S10, uma L200, com algumas vantagens e algumas desvantagens em relação a essas. Chega perto também da Amarok que é a única que oferece um motor V6 também, mas nesse caso eu prefiro a Amarok por oferecer muito do que a "Z" tem, mas com mais conforto, mais estabilidade, uma rede bem maior de concessionárias, peças disponíveis com facilidade e de uma marca bem posicionada hoje no mercado.De qualquer forma, a "Z" não seria a minha primeira escolha em nenhum cenário.
Álvaro"
Eu também penso como ele, só com uma pequena divergência... onde ele diz que a Frontier é um "projeto mais novo", eu diria que um "conceito de projeto mais novo", porque a Z também é um projeto novo, mas com conceitos pouco atuais. Talvez ele até quisesse dizer isso e não foi muito feliz na escolha das palavras, mas eu também acho que a Frontier está um pouco isolada nesse segmento. É a única com um conceito de projeto mais diferenciado, o restante é tudo muito parecido, não estou dizendo que são ruins, estou dizendo que estão num outro panorama tecnológico, paradas no tempo.
O que vejo de novidades é na Frontier e algumas coisas nas RAM. Mas nenhuma se destaca na paisagem como a Frontier.