Ainda recomendo que leia o meu blog, para entender melhor o que seria uma audição crítica, e saber o que deve ser percebido na reprodução.
Você deve avaliar os graves, médios e agudos, e para isso precisa ter vários discos de testes específicos para cada teste. Em cada faixa deve buscar características específicas, que são muitas, mas você pode começar avaliando a fidelidade sonora.
Pra começar, saiba que você deve buscar discos ou arquivos de música audiófilos, por favor, nada de Anitta, sertanojo, funk, pagode, etc...:mrgreen:
Tá bom, eu sei que você vai dizer que estes são os "líderes de vendas" :lol:, mas lembre-se, você busca qualidade, fidelidade máxima, então prepare-se para comprar alguns CDs importados ou baixar algumas músicas específicas para isso, que por acaso não temos aqui.
Busque gravações contendo graves. Em casa usamos alguns solos ou gravações com baixo acústico, mas no carro não esperamos que os graves tenham muita fidelidade nessa faixa por conta do que eu já disse antes.
O CD Time Out de Dave Brubeck tem uma faixa onde há um solo de bateria forte, mas muito bem gravado. Se você conseguir em arquivo de alta definição, melhor ainda. Ouça gravações com vozes, eu gosto muito de Diana Krall. As gravações dela são muito bem feitas. A voz deve ser fiel, natural e sem sibilâncias. O "S" deve soar com um S, e não com aquele som parecendo o assobio de uma panela de pressão. Ouça as notas do piano, devem ser nítidas, com ataque e duração.
A publicação americana Stereophile vende muitas gravações de testes que avaliam velocidade, ataque, graves, médios, agudos, detalhamento, resolução, palco sonoro, timbre, etc... Todos os discos dessa coleção são ótimos. Gravadoras audiófilas europeias também são excelentes, e pasme, você pode comprar um álbum audiófilo, caro, cultuado pela comunidade audiófila exigente que gosta de música de qualidade, com até quatro ou cinco músicas cantadas por brasileiras diferentes, que talvez você nunca tenha ouvido falar. Isso mesmo, não são "líderes de vendas" e por isso nem gravam aqui, mas para um público específico exigente. Ana Caram tem excelentes gravações lá fora. Ouça as suas gravações pela Chesky Records, esqueça qualquer coisa gravada aqui (só lixo).
Uma dica de onde comprar bons álbuns é na Elusive Disc, nos Estados Unidos. Eu compro lá há pelo menos 20 anos ou mais, é confiável e recomendo fortemente.
Meu amigo, eu tenho centenas de discos importados com gravações audiófilas perfeitas, vou fazer uma relação e te enviar. Se alguém mais tiver interesse, envio por MP para não tornar esse assunto muito extenso. Mesmo estando relacionado à Frontier, trata-se de algo bastante específico.
Qualidade não tem volta, seja num vinho, num chocolate, num bom queijo, na música, ou em qualquer outra coisa (até numa picape :mrgreen:) , e você só vai encontrar isso em produtos específicos, de nicho. Esqueça os populares que são vendidos em massa. Isso não presta. Tenha paciência para adquirir as gravações certas que o benefício será grande.