Ela possui a opção da tração 4X4 full time, para pisos secos?
Grupo anda bem animado. Muita gente nova, bastante troca de informações e o mais importante é que as experiências são sempre bem positivas.
Excelente abordagem de mercado do Edumar, realmente tem uns detalhes que pegam e que o pessoal se esquece mesmo, mas acho que boa parte dessa imprensa é paga, porque não é possível que falem tantas bobagens.
Surpreendente o que o Edumar comentou no grupo ontem, e se realmente for publicar aquilo vai cair como uma bomba no mercado, vai ser uma briga com gente grande, mas como ele disse que vai provar e como ele é advogado, deve saber o que está fazendo. Esse mercado é muito sujo, e não estou falando só de carros ou caminhonetes, tem pilantragem em tudo.
E esse diesel S10 agora cheio de biolixo? Tão falando que o aumento de álcool na gasolina e o aumento de biolixo no diesel vai causar um caos no mercado. Ontem vi o vídeo que colocaram no grupo, carros importados que vieram só com opção de gasolina já estão parando. Esse país está ficando muito complicado. Consumidor hoje é tratado como trouxa, se bem que muitos são mesmo, mas muita gente consciente paga pelos que não estão nem aí.
Acho que teremos que migrar logo para as opções elétricas, porque logo os carros a combustão não vão mais conseguir andar aqui.
Quantas Frontier novas já tem no grupo agora? Se bem que a do Edumar já era 2023, o modelo novo.
Opa Glaicon, não possui não.
Foi uma das coisas que averiguei bastante quando estava buscando carro. Meu uso é boa parte em estrada asfaltada em boas condições (dentro do que se pode esperar no Brasil e Argentina) quando o 4x4 não faz diferença a ponto de justificar o maior gasto de combustível. Adicionalmente o AWD não parece ser tão robusto e eficiente para uso na lama. Um 4x4 mais tradicional com diferencial central mais diferencial nos dois eixos acaba ficando muito caro. Enfim, considerando todas as variáveis como preço inicial do sistema, preço da manutenção, robustez, opções de veículos disponiveis no Brasil para cada modelo de tração, no meu caso o sistema da Frontier (e maioria das camionetes médias) me parece o mais racional.
Tenho experiencia em dirigir na neve no Canadá e sei a diferença que 4x4 faz quando as condições estão ruins, nesse cenário o 4x4 da Frontier pode ser usado sem problemas.
Logo no meu primeiro fim de semana com ela peguei uma estrada bem ruim com chuva em Palmeira/PR. Algumas partes com bastante lama e um trecho de arenito muito erosionado, com umas valetas enormes. Fiquei surpreendido com a facilidade que ela passou por tudo!!! A verdade tenho até mais máquina do que preciso mas a tranquilidade e felicidade que ela está me proporcionando....
* com AWD me referi a aquele sistema que no lugar de um diferencial central tem o sistema que se parece a uma embreagem acionada sob demanda (como os usados pelos Jeep Compass, Renegade, Toro, etc...) ou mesmo com diferencial central mas sem bloqueio, não sei se técnicamente o 4x4 tradicional com diferenciais central e traseiro/dianteiro e bloqueios em todos eles (físicos ou eletronicos) tbm sejam AWD. Este último seria o ideal mas caro.
Edit: achei este video legal sobre assunto, mostra de forma prática as diferenças: 4WD vs AWD | What Is The Actual DIFFERENCE **Heavy Mechanic Explains** - YouTube
Algo que queria comentar aqui apesar de não estar relacionado com a Frontier especificamente... Como é bom ter caçamba!
Com minha esposa adoramos acampar. Vem dos meus pais que tem essa cultura, me levaram a primeira vez a um camping selvagem quando eu tinha meses e foi assim minha infancia inteira. Paramos de acampar quando as crianças nasceram mas alguns anos atrás sentimos que seria uma forma saudável de tirar eles do mundo das "telas" pelo menos durante os fim de semanas e férias, além dos valores implicitos no campismo que ajudam na educação. Espaço começou a virar um limitador por maior que fosse o SUV (frequentes upgrades que nunca davam conta). Soma-se a isso que meu sogro é cafeicultor e planta mais algumas coisinhas, cada visita era um stress, voltavamos pra casa entre caixas. Decidimos fazer um "piloto" com uma Toro, teste de adaptação, e adoramos ter caçamba. Não durou um ano e sentimos a necessidade do 4x4 porque nossas aventuras ficaram mais demandantes. O upgrade foi a Frontier pelos motivos que já expliquei.
Não tenho comércio, não tenho fazenda, não tenho necessidade "comercial" de ter uma camionete. Mas o que ela proporciona de versatilidade... Espaço para os equipamentos de camping, visitar meu sogro e trazer o que quisermos sem preocupação, carregar coisa no dia a dia em situações cotidianas (ajudando até familiares e amigos), que maravilha. Fora que uma camionete traz o chassi, robustez, segurança, por um preço muito mais razoável que uma SUV que tenha essas características, como uma SW4 ou Trailblazer. Vai ser dificil alguém me convencer voltar para um carro.
PS: desculpem o bombardeio de hoje, tive uma janela tranquila pela manha e fiquei com vontade de escrever... hahaha
Boa tarde, meus queridos amigos!!!
Esses canais de Youtube hoje estão uma vergonha, eu praticamente nem entro mais, até porque também nem tenho tanto tempo, esses fóruns que eu participo já me ocupam demais... kkkkk....
Hoje a internet está cheia de amadores, e ainda tem os "recompensados" para falar bem disso ou daquilo, tem os fanboys, os haters, os ignorantes, etc... Está difícil hoje...
Outro dia vi um vídeo que saiu numa reportagem do sujeito falando de em certo influenciador que estava falando bem de uns pneus xing ling, e descobriram que no carro dele ele usava mesmo era pneu de uma boa marca nacional.... kkkk.... Disseram depois que a marca pagou para ele falar aquilo, ou seja, até os "recompensados" mais atrapalham do que ajudam.
Eu já disse que se V6 fosse realmente "O" diferencial para se escolher uma caminhonete, Amarok era líder de vendas, e não a última. A tendência é esses motores grandes irem perdendo espaço e os modelos desvalorizando quando vão ficando usados. O cara não tem dinheiro para comprar uma caminhonete nova e vai querer uma "gastona"? Eu conversava com um amigo que é de uma corretora, e ele me disse que caiu muito o número de seguros de carros, e aí me comentou que tem gente pagando 300 mil em caminhonete e não fazendo seguro. Loucos.
Não é realidade brasileira. Vende de empolgação e depois acabam esquecidas. Nós já tivemos muitas caminhonetes 6 cilindros no Brasil, só ficou a Amarok e ainda na situação que está. Todo mundo foi abandonando, nós não somos os Estados Unidos, brasileiro é muito estranho como consumidor, aliás, acho que eu já disse isso.... kkkk.....
Meu caro amigo, ela não tem 4x4 full time, mas não faz falta nenhuma. O controle de tração dela, a estabilidade da suspensão multilink, e o ESC inteligente dela associado ao bloqueio eletrônico te dá mais segurança que muitos 4x4 full.
Mas vou te contar um segredo, pelo menos um conhecido meu não pode saber... kkk... esse conhecido que eu tenho, ele anda direto com o 4x4 da Frontier acionado, principalmente na chuva, mas muitas vezes em estrada também, ele diz que dá mais estabilidade. Eu já fiz um teste e não percebi nenhuma diferença além dela ficar mais "pesada".
Falei pra ele não fazer isso porque ele vai estragar o conjunto. Ele me disse que a dele é uma 2018, que está com 150 mil km aproximadamente e nunca deu nenhum problema, e só anda assim. O amigo Edu também tem um amigo que tem uma 2020 Attack, se não me engano, e que só anda assim também. Eu sempre soube que andar tracionado no seco ou em local sem escorregamento das rodas danificava o conjunto rapidinho, e conheci mesmo gente que estragou a caminhonete por causa disso e não precisou andar muito para isso acontecer. Ou a Nissan tem alguma mágica para compensar isso, ou o conjunto é muito robusto e aguenta isso, ou demora mais para estragar, mas eu não faço esse negócio não....kkkk.....