Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 635 de 1011 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 135535585625626627628629630631632633634635636637638639640641642643644645685735 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/03/2024, 14:32
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Nicolas_cwb Ver Post
    Algo que queria comentar aqui apesar de não estar relacionado com a Frontier especificamente... Como é bom ter caçamba!

Com minha esposa adoramos acampar. Vem dos meus pais que tem essa cultura, me levaram a primeira vez a um camping selvagem quando eu tinha meses e foi assim minha infancia inteira. Paramos de acampar quando as crianças nasceram mas alguns anos atrás sentimos que seria uma forma saudável de tirar eles do mundo das "telas" pelo menos durante os fim de semanas e férias, além dos valores implicitos no campismo que ajudam na educação. Espaço começou a virar um limitador por maior que fosse o SUV (frequentes upgrades que nunca davam conta). Soma-se a isso que meu sogro é cafeicultor e planta mais algumas coisinhas, cada visita era um stress, voltavamos pra casa entre caixas. Decidimos fazer um "piloto" com uma Toro, teste de adaptação, e adoramos ter caçamba. Não durou um ano e sentimos a necessidade do 4x4 porque nossas aventuras ficaram mais demandantes. O upgrade foi a Frontier pelos motivos que já expliquei.

Não tenho comércio, não tenho fazenda, não tenho necessidade "comercial" de ter uma camionete. Mas o que ela proporciona de versatilidade... Espaço para os equipamentos de camping, visitar meu sogro e trazer o que quisermos sem preocupação, carregar coisa no dia a dia em situações cotidianas (ajudando até familiares e amigos), que maravilha. Fora que uma camionete traz o chassi, robustez, segurança, por um preço muito mais razoável que uma SUV que tenha essas características, como uma SW4 ou Trailblazer. Vai ser dificil alguém me convencer voltar para um carro.

PS: desculpem o bombardeio de hoje, tive uma janela tranquila pela manha e fiquei com vontade de escrever... hahaha

Parabéns pela sua escolha de vida. Você fez uma opção inteligente e muito saudável. Mantenha isso, nunca perca esse espirito de liberdade e aventura.
    O Edu sempre diz isso, que o mais impressionante da Frontier é a sua versatilidade, que ela faz bonito no fora de estrada desbancado até as tradicionais deste território (acho que só tinha uma... kkk...), aguenta o tranco do trabalho pesado, e ainda te oferece o conforto e a segurança de um sedã de luxo. Ele é única com essa somatória de qualidades. Você fez a escolha certa.
  • 14/03/2024, 16:26
    Bigsd
    Edu, eu perguntei e você esqueceu de responder, qual cor você pegou a 2024? Conta aí :mrgreen:

Pessoal, corre porque a promoção da Frontier deve acabar esta semana, algumas cores não tem mais. A Attack está por 207 mil, a Platinum e a PRO-4X está por 259 mil. E ainda tem taxa zero. Vale até a pena para negócio, porque quando voltar ao preço normal dá pra vender fácil jogando fora por uns 290 e ganhar 31 mil em cima. Ou pega pra ficar com ela mesmo, melhor opção hoje do mercado e essa pelo menos não tá fazendo filas com problemas de motor :mrgreen:
    Gente, a coisa tá feia com o super motor tecnológico. Tem gente nervosinha "rangendo" os dentes em grupo de whatsapp :lol:
    Tem gente que disse que a diferença desse motor para o que a outra marca usava é só um R a mais... :lol:
    Teve outro que disse que o bom é o sistema de frenagem autônoma que salva a vida de todos os mosquitos que passam na frente na caminhonete :lol: Disse que a dele já acionou sem nenhum motivo várias vezes e já tem muita gente no reclameaqui se queixando disso, a fábrica diz que o sistema é muito sensível e que estão resolvendo isso. Quando resolverem, coitado dos mosquitos :lol:
  • 14/03/2024, 16:27
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Parabéns pela sua escolha de vida. Você fez uma opção inteligente e muito saudável. Mantenha isso, nunca perca esse espirito de liberdade e aventura

Concordo totalmente!! :concordo:
  • 14/03/2024, 17:58
    Edumar
    Comentários sobre o Som da Frontier - Parte 1
    Amigos, como eu prometi, vou comentar um pouco do som da nova Frontier e fazer aqui algumas comparações para evitar que muita gente cometa erros com as mentiras do mercado.
    O texto é longo, sei que alguns vão reclamar, mas tem conteúdo. A maioria está acostumada a falar bobagens em 5 linhas então deve achar esse texto um tédio, mas tanto faz, eles nem vão entender o que está escrito mesmo :mrgreen:

Bem, pessoal, mas vamos ao que interessa, promessa é para ser cumprida. Deu trabalho levantar todas as informações que aqui vou colocar, mas achei importante porque são fundamentais para comprovar o que digo, caso contrário, o povo inventa um monte de coisas que muitas vezes o faz até de boa fé, porém, bem mal informado mesmo.

O objetivo aqui é entender o sistema de som da nova Frontier e identificar o que pode ser melhorado em termos de fidelidade sonora, fugindo de erros por comparações equivocadas. Nesta primeira parte, vamos entender o que temos hoje no mercado.

Importante salientar primeiro o significado de “fidelidade sonora”. O que se busca num bom sistema de som (ou pelo menos o que de deveria buscar) é a reprodução da música o mais próximo da execução ao vivo quando a mídia (CD, pendrive, cartão, etc..) também possui uma gravação bem fiel ao real. Existem outros fatores que influenciam aqui, mas não vamos complicar por enquanto. No meu site Hi-Fi Planet eu abordo esta questão da reprodução em alta fidelidade com uma profundidade maior, caso alguém queira conhecer mais sobre o assunto.

Para uma reprodução fiel, diversos fatores contribuem para esse resultado, o equipamento de som (multimídia neste caso), óbvio, o cabeamento, os drivers (alto-falantes), o tratamento acústico, etc...
    Sempre defendi a ideia de que um carro não é um local apropriado para se ouvir música, pois não possui uma área suficiente para recriação da onda sonora (no caso os graves), possui material bastante reflexivo (reflexão sonora) que prejudica o som, o carro está mais sujeito a ruídos, a posição dos alto-falantes é bastante infeliz, etc....
    Mas, isso não impede que tentemos extrair o máximo desse sistema mesmo com essas limitações todas.

Os modelos da nova Frontier que são fornecidos com a central multimídia original, que equipa as versões Platinum, XE, PRO-4X e Attack são produzidos pela moderna divisão de áudio da Bosch, em sua fábrica europeia, em Portugal.
    A Bosch já tinha uma tradição de respeito na fabricação de aparelhos de som para carro, e sempre forneceu modelos interessantes para o mercado. Muitos devem se lembrar dos modelos icônicos que surgiram no Brasil na década de 80 e que revolucionaram o mercado então servido por TKR, Roadstar e muitas outras porcarias.
    A linha de aparelhos compreendia modelos Bosch conhecidos como Miami I, Miami II, Los Angeles (I, II, III, VI... e que equipava originalmente o GOL GTS), San Francisco e o cobiçado modelo topo de linha, o Rio de Janeiro, muito sofisticado para a época.
    Na ocasião, a Bosch desenvolvia a tecnologia da Blaupunkt, uma divisão da Bosch especializada em áudio.
    Era o começo da alta-fidelidade nos carros nacionais, já que outros modelos de equipamentos chegavam com dificuldades aqui em função da reserva de mercado que existia na época, e a Bosch desenvolveu versões nacionais com uma qualidade realmente de alto nível. Mas, no mundo todo a Bosch mostrava muita competência na produção de players para carros.

Essa nova divisão da Bosch na Europa foi criada com o objetivo de oferecer o que há de melhor em equipamentos de som automotivos, se diferenciando da grande parte das porcarias chinesas que vem dominando o mundo.
    Em 2017 o grupo Nissan/Renault fez um investimento de 2 bilhões de Euros nesta fábrica da Bosch na divisão de plataformas CM (Car Multimedia), representando um dos maiores investimentos feitos neste setor na história automobilística o que resultou até numa ampliação da fábrica. Para se ter uma ideia, a Bosch tinha uma pretensão de investimento de 100 milhões de Euros em seu projeto, portanto, os 2 bilhões da Renault/Nissan não foram nada mal para os negócios da Bosch, nem para a Nissan, que queria algo realmente diferenciado para alguns modelos que estavam chegando no mercado, inclusive a nova Frontier que na época usava unidades multimídia produzidas pela Panasonic no México (a Nissan sempre foi cuidadosa nas escolhas de seus equipamentos como Panasonic, Clarion, Alpine, etc...).
    A unidade de central multimídia fornecida para a Frontier pode ser vista abaixo, inclusive com a identificação de fabricação aqui mencionada.

https://clubedanissanfrontier.com.br...rontier-01.jpg
    https://clubedanissanfrontier.com.br...rontier-02.jpg

https://clubedanissanfrontier.com.br...rontier-04.jpg

Acima o sistema Panasonic que a Nissan usava nos primeiros modelos da Frontier antes da chegada dos equipamentos da Bosch.

Num mercado onde os atuais fabricantes de veículos apostam em soluções baratas chinesas de qualidade bastante discutível, a Bosch e a Nissan desenvolveram soluções que estão num patamar bem elevado.
    Os modelos não seguiram a tendência de licenciar marcas e receberem grafias de “grife automotiva”, como JBL, Pionner, etc... mas oferecem soluções técnicas de elevado nível de qualidade, utilizando componentes específicos para projetos até em equipamentos de nível Hi-End, ou seja, de resultado audiófilo. Chips internos que realizam a função de converter os registros digitais em sinais analógicos para serem amplificados e levados aos drivers, conhecidos como DACs, são todos de alta precisão e de nível audiófilo, operando com alta amostragem com upsampling elevado que oferecem uma precisão ainda maior na conversão. As distorções no processo de conversão são tão baixas quanto aquelas encontradas nos melhores equipamentos de áudio hi-end residenciais. As etapas de amplificação também receberam tratamento de alto nível, com componentes audio grade (especiais para aplicação em áudio), como, por exemplo, os famosos capacitores Nichicon, cultuados pelos audiófilos pela sua elevada qualidade japonesa, ou os famosos DACs Burr-Brown.

O resultado dessa tecnologia embarcada se traduz num equipamento do mais elevado nível tecnológico, superando as soluções de “grife” que alguns fabricantes empregam. Esta unidade empregada pela Frontier não tem muitas opções de substituição no mesmo nível, já que se encontra muito acima de marcas como Pioneer, JBL e outras, e no mesmo patamar de marcas como a Clarion e a Alpine (marcas verdadeiramente premium), Kenwood e outras que também estão num nível bem elevado de qualidade.
    Portanto, não há muita vantagem em trocar o sistema multimídia da Frontier.

Muitos questionam sobre as marcas mais “chiques” que rivalizam no mercado, como os sistemas JBL.
    Na verdade, a marca JBL tem um apelo popular muito grande, mas é uma marca mais simples de entrada da Harman, esta sim que era a marca Premium do grupo. Mas, a própria Harman perdeu muito de seu prestígio e destaque quando o grupo todo foi adquirido pela Samsung que baixou toda a qualidade que ainda tinha, e que acabou popularizando ainda mais a marca JBL com produtos mais acessíveis mas de qualidade bem inferior. Para se ter uma ideia, é possível encontrar fones de ouvido JBL de até 8 dólares no mercado internacional, e cada vez mais a JBL se concentra no mercado popular ficando ainda mais distante do mercado de alta fidelidade. No Brasil ela ainda guarda um certo prestígio por ter sido uma marca que atuou forte na abertura de mercado, e na época todas as marcas que vieram para o Brasil ganharam um certo ar de produto de “alto nível” apenas por serem importadas. Foi o caso da Pioneer, Aiwa, Buster e outras marcas populares que chegaram aqui e cresceram rápido. Na verdade eram produtos que rivalizavam na época com Sony, Philips e outras com linhas mais populares.
    A Bose está num patamar mais alto que a JBL, mas também não me agrada muito.

Na minha avaliação, sempre comentei no site Hi-Fi Planet (isso há mais de 10 anos) que Pioneer e JBL eram duas marcas que eu não teria, pois oferecem um som incômodo, principalmente na região dos agudos.
    Mas, o hype sobre as marcas é tão grande que empresa como a Toyota informa que o sistema de som de sua Hilux é um “JBL”, e até ostenta a marca no painel do seu multimídia.
    Na verdade, a Toyota vem sofrendo com as suas constantes mentiras, manipulando carros para teste, adulterando especificações, etc. Uma marca pela qual já tive mais respeito, mas que segue um caminho bastante “estranho”, no mínimo.
    Apesar de indicar o seu sistema como “JBL”, a verdade é outra. O sistema multimídia da Hilux não é um JBL, mas um Pioneer e ainda de entrada, com qualidade bem mediana, com DACs e sistemas de amplificação encontrados em equipamentos portáteis baratos.
    Ela apenas emprega drivers (alto-falantes, tweeter e subwoofer) da JBL, e de uma linha também pouco importante, de qualidade bastante discutível. Eu já tive oportunidade de testar um modelo com esse sistema e o som é bastante desagradável para os meus ouvidos, com uma estridência típica de um Pioneer e de um JBL. O som da Frontier é muito mais superior, num nível bem mais interessante.

Esse é o sistema JBL da Hilux:

https://clubedanissanfrontier.com.br...rontier-05.jpg

https://clubedanissanfrontier.com.br...rontier-07.jpg

Para entender melhor as diferenças entre os sistemas e fazer uma comparação crítica, os agudos não devem ser do tipo “panela de pressão”, e sim suaves, sem agressão aos ouvidos. Os médios devem ser naturais, de preferência testados com vozes, sem sibilâncias e com naturalidade. Os graves devem ser rápidos, sem aquele efeito de ressonâncias de baixas frequências que embolam as notas de um baixo, por exemplo.
    Se compararmos o som do multimídia da Frontier com o da Hilux, com uma gravação de qualidade audiófila, a diferença entre os dois sistema é notável até para ouvidos leigos, e as limitações da dupla Pioneer/JBL estarão claramente presentes.
    Digo isso porque num grupo de whatsapp que participo alguém sugeriu colocar o multimídia JBL fake da Hilux na Frontier. Grande erro.

Mas, a “historinha” não acaba aqui. Além de utilizar um equipamento com emblema JBL, mas com etiquetagem Pioneer, a verdade é que o equipamento nem é fabricado pela Pioneer, mas por uma empresa argentina chamada Mirgor, que possui direitos de uso da marca Pioneer. É fácil perceber isso vendo que o endereço constante no multimídia é o mesmo da Mirgor, além de que não existe uma Pioneer da Argentina, como pode ser confirmado pelo próprio website mundial da marca.
    Algo parecido acontece com a marca JVC no Brasil para produção de produtos de vídeo, que na realidade não tem nenhuma ligação com a JVC além da marca licenciada, os produtos são chineses e bem inferiores, não tendo qualquer ligação com a JVC.

Portanto, quando o seu amigo fanboy disser que o sistema multimídia da caminhonete dele é JBL, explique pra ele que na verdade ele está comemorando algo que não corresponde à sua expectativa de qualidade, pois o multimídia não é JVC, carrega a marca Pioneer, mas também não é Pioneer, e a marca JBL é da Samsung, não produzindo mais os equipamentos com a mesma qualidade que já produziu um dia.

A Mitsubishi foi também cuidadosa, chegou a usar produtos da Clarion japonesa, uma marca premium também utilizada pela antiga Frontier. Não sei o que usa hoje.
    A Ranger usava a marca Pioneer chinesa entre outras, e as últimas versões nem marca tinham, eram sistemas vindo da China em regime OEM. Ela também opta por equipamentos baratos com qualidade de entrada.

Portanto, em termos de qualidade de multimídia, a Frontier se destaca com uma solução de alto nível, e assim outras opções de substituição do mercado, mesmo de marcas mais badaladas, são totalmente dispensáveis. Ela tem hoje o melhor sistema de som entre as concorrentes, por isso é importante tomar cuidado com as comparações. No meu site de áudio high-end eu sempre ensino a identificar as diferenças de qualidade de áudio através de uma audição crítica e gravações de referência.
    Eu sempre equipei os meus carros com players da Kenwood, principalmente da série Excelon, ou modelos da Clarion ou Alpine, que são marcas realmente conceituadas de qualidade.
    Veículos de altíssima qualidade lá fora ainda usam produtos dessas marcas associados com alto-falantes da inglesa B&W ou da dinamarquesa Dynaudio, além de sistemas também da dinamarquesa Vifa ou da francesa Focal-JMLab, todos fabricantes de produtos de áudio hi-end.

É isso. Nessa primeira parte o objetivo era só desfazer algumas confusões do mercado, que muitas vezes entende que pela Frontier não ostentar uma "grife" qualquer no painel, o seu sistema de áudio não merece tanta confiança. Ficou um pouco longo e detalhado, mas foi preciso para deixar essa situação bem clara e sem deixar espaço para as "suposições" de haters que parecem ter uma relação de amor e ódio com a Frontier :mrgreen:
    Então, cuidado ao querer entender os sistemas de som apenas pelas aparências, e não tente copiar o de nenhum modelo. A Frontier tem hoje o melhor sistema de som do segmento, que foi produzido com um investimento absurdo e com uma empresa que não brinca em serviço, com tradição e seriedade alemãs, tudo isso para obter um sistema audiófilo que atendesse ao desejo de oferecer alta tecnologia para o seu modelo.

"Mas, a Nissan usa sistema de alto-falantes da Bose em seu Kicks", pode alguém dizer. Sim, a marca Bose é bastante prestigiada, e ajuda a dar algum ar de "premium" ao modelo.
    E para provar que o objetivo aqui não é desmerecer qualquer marca, apenas esclarecer algumas das muitas bobagens que dizem, eu digo aqui que também não gosto de Bose.
    A marca Bose é uma marca mais sofisticada que uma JBL (bem mais) e possui equipamentos de som do melhor nível de alta fidelidade, não apresentando os problemas que percebemos num JBL ou num Pioneer, por exemplo. Mas, existe uma coisa chamada assinatura sônica que cada fabricante e também cada região do mundo adota majoritariamente em seus sistemas, principalmente tornando-os mais "musicais" ou mais "reveladores". A Bose prefere a escola da musicalidade que muitos audiófilos também gostam, mas eu já sou do grupo que prefere o som mais revelador. Tentar corrigir o som para torná-lo mais agradável por conta dos erros nas gravações ruins, também produz reflexos nas boas gravações, e eu prefiro ouvir o som como ele é, esteja a gravação boa ou ruim, não gosto de sistemas que suavizam tudo (uma característica apreciada pelos amantes de Vinil e Valvulados). Portanto essa é uma escolha pessoal e por isso o sistema da Nissan não me agrada. Mas longe de ser desagradável como um JBL ou um Pioneer, apenas adota uma outra filosofia de resultado sonoro que não é a que eu prefiro.
    O sistema da Nissan fica no meio destas duas características, eu diria que até um pouco mais para a lado musical, mas por conta mais dos alto-falantes do que do player em si.

Na minha próxima postagem eu abordo as melhorias possíveis no sistema, que , como podemos ver, vão em outra direção que não aquela que muitos imaginavam.
  • 14/03/2024, 18:09
    Edumar
    Comentários sobre o Som da Frontier - Parte 2
    Então o que se pode melhorar no som da Frontier?

Tudo pode melhorar, e o sistema de som da Frontier pode ter um ganho interessante com a troca dos alto-falantes. Ele já usa um sistema de alto-falantes e tweeters de excelente qualidade, mas nesse quesito de drivers, o céu é o limite. Em caixas acústicas residenciais, temos tweeters que chegam a custar mais de 10 mil dólares a unidade, com domo feito em diamante que é o elemento mais duro e leve aplicável nesse uso. Mas, claro que não justifica colocar 4 tweeters na Frontier num gasto de 200 mil reais, porque, novamente, um carro nem é o local ideal para se ouvir música num nível "muito" audiófilo.
    Esse tipo de tweeter é usado em caixas acústicas de alto nível high-end para equipamentos de som que custam o preço de uma Ferrari, em salas tratadas acusticamente, com alimentação elétrica dedicada e outros cuidados.

Como eu disse, alguns carros usam modelos da B&W ou Dynaudio, que também são caros, mas mais acessíveis. Mas, bons itens dessas marcas podem passar dos 50 mil reais facilmente, e vão precisar de cabos especiais para oferecerem todo o seu desempenho, normalmente feitos com condutores de prata ou outros materiais nobres.

Descendo um pouco mais para a nossa realidade, o que eu normalmente recomendo para quem quer dar um “up” no sistema de som da Frontier, são os falantes da Focal. Um kit bem razoável para substituir os originais da Frontier custa em torno de 8 a uns 20 mil reais dependendo da linha. Por esse preço, é possível importar alguns modelos da VIFA ou da SEAS, também bem interessantes.
    Qual o ganho que se terá com isso? Uma maior fidelidade de som, com graves um pouco mais precisos, agudos mais suaves e naturais, e vozes mais presentes e reais. Haverá um ganho de velocidade, com ataque dos martelos das cordas de pianos, por exemplo, mais presentes.
    Isso é interessante, porque apesar do piano ser considerado por muitos como um instrumento de cordas, empresas mais sérias como a própria Yamaha o considera também um instrumento de percussão, já que um martelo bate numa corda. Num bom sistema de som é possível perceber esse ataque forte do martelo, enquanto em sistemas mais de entrada só a nota da corda é ouvida suavemente. Isso decorre da velocidade de movimento do cone do alto-falante.
    É possível um ganho nesse quesito.

Honestamente, menos que isso não vale a pena mexer. Esqueça falantes da Pioneer, JBL, Bose, etc... é jogar dinheiro fora e provavelmente vai até piorar, dependendo da linha escolhida.
    Pode confiar que o sistema da Frontier é muito bom e bem superior aos “chiques” do mercado.

Mas, se o assunto é música bem reproduzida, a dica é usar também o aplicativo Neutron e arquivos FLAC sem compressão. O Neutron possui recursos que valorizam muito a qualidade das gravações oferecendo uma boa experiência audiófila. É só espelhar um celular e instalar o aplicativo e carregar as músicas. Ele faz milagres até com arquivos MP3 de baixa resolução.
    Esta é uma solução bastante econômica e acessível e pode agradar a muitos. Mesmo a versão paga do aplicativo é bem acessível.

Um bom ajuste do som também é essencial. Como eu dirijo sozinho na maior parte das vezes, eu tiro o som da parte de trás da caminhonete, o que deixa o resultado mais focado e menos difuso, com um palco sonoro mais realista.
    Deixar os graves bem ajustados é uma boa ideia. A princípio é melhor ter graves honestos do que ouvir aquele grave embolado. Eu sempre evitei subwoofers em carro por conta disso. Prefiro um corte nas baixas frequências mais alto, mas ganhar na naturalidade. Ninguém merece ouvir aqueles graves horríveis que a molecada tanto gosta.
    Na prática o que se ouve são só reflexões e distorções.

Também não recomendo o uso de amplificadores. Qualidade é mais importante do que quantidade, sempre digo isso aqui. Lembre-se que o ouvido tem sensibilidade logarítmica, e a diferença entre um amplificador de 50 watts para outro de 100 watts é de apenas 3dB, apenas uma sensação de leve aumento de volume, mas nunca o dobro.

Todas as marcas que recomendei aqui não são “líderes de vendas”. São produtos de qualidade para um público exigente. Infelizmente o mercado prefere a “popularidade” das marcas super vendidas. Então tenha paciência para encontrá-las ou prefira importar. O resultado vai compensar o investimento.
  • 14/03/2024, 18:21
    Edumar
    Um complemento:

Vale a pena usar um subwoofer num carro de passeio ou mesmo na Frontier?

Eu não gosto, e não uso.
    Como eu disse, prefiro cortar as baixas frequências num ponto mais alto e ganhar em qualidade.

Um carro não tem espaço suficiente para recriar ondas de frequências muito baixas, porém elas possuem muita potência. O resultado disso é que uma onda se soma a anterior antes que aquela tenha terminado, ocorrem muitas sobreposições e ressonâncias surgem.
    Há quem goste disso, e o que eu tenho a dizer nesse caso é "Então faça!!!" Gosto não se discute, se isso te agrada, seja feliz e siga o seu gosto.
    Mas, é importante entender que isso não é alta-fidelidade.

Como perceber essa deterioração sonora dos graves na prática? Simples, coloque uma boa gravação audiófila de um solo de baixo, e tente perceber as variações de notas. O som não pode ser, como dizemos, de "uma nota só". Faça isso, o sistema da Frontier consegue mostrar essa diferença com facilidade.

Outro detalhe, o som ouvido de graves deve ser natural, seco e sem ressonâncias. Uma pancada de grave deve soar algo como "TUMM", rápido e seco, com boa definição, e jamais como aquele conhecido "Buuummmmmmm" que muitos acham que é "poderoso".
    Novamente, como tudo na vida, qualidade é mais importante do que quantidade.
  • 14/03/2024, 18:27
    Edumar
    Podem perguntar á vontade que não me incomodarão. Esse é outro hobby que aprecio e que me dedico muito, e é um prazer compartilhar o pouco que sei.

Muitas vezes é difícil mudar hábitos.
    Muita gente ainda acha que som potente é som bom, e nem imagina que meros 5 watts reais (RMS) oferecem um som bem alto e suficiente para encher o habitáculo de um carro. Outra hora explico isso.
    O que devemos priorizar é a qualidade, a fidelidade sonora, o detalhamento, a formação mais precisa do palco sonoro, enfim, o som mais real e natural. Quando acostumamos com isso, passamos a entender melhor a obra artística (se não for um funk :mrgreen: estou brincando), e a gostar mais da música do que do som. Acabamos nos desintoxicando de anos de hábitos errados, e entendemos melhor a música.
    Tem que tentar. Se você gosta de ouvir música na Frontier, comece mudando os seus conceitos, se já não o fez.
  • 14/03/2024, 19:08
    Bigsd
    Edu... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Cara, ficou melhor que o rascunho que você me mostrou, Você é o cara!!! Deu outra aula aqui.
    Isso que é legal, falar e provar, porque já tem gente achando Platinum zero por menos de 250 mil :lol: e reclamando da Frontier ter reduzido os preços da picape nessa promoção. Muita gente reduziu, mas só a Frontier é criticada, é a relação de amor e ódio... gostei dessa :chorandoderir:Negócio bom é pagar caro em motor defeituoso de 20 anos e sorrir feliz :mrgreen:

Edu, vou ler com calma depois, mas já tenho alguns comentários na cabeça. Mas olha... você se superou. Tem mais informação aqui do que na internet inteira.
  • 14/03/2024, 19:12
    Bigsd
    Olha, eu admiro o carinho que você tem por esse fórum (vi que você nem subiu esse texto para o seu site ainda - primeiro aqui), admiro também a sua paciência, dedicação e vontade de compartilhar tantas coisas com a gente. Você merece muito respeito por ser quem é e pelo que voce faz. Ganhou 4 likes :mrgreen: (me passou :lol:)
  • 14/03/2024, 20:52
    LoucoPoeta
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Edu... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Cara, ficou melhor que o rascunho que você me mostrou, Você é o cara!!! Deu outra aula aqui.
    Isso que é legal, falar e provar, porque já tem gente achando Platinum zero por menos de 250 mil :lol: e reclamando da Frontier ter reduzido os preços da picape nessa promoção. Muita gente reduziu, mas só a Frontier é criticada, é a relação de amor e ódio... gostei dessa :chorandoderir:Negócio bom é pagar caro em motor defeituoso de 20 anos e sorrir feliz :mrgreen:

Edu, vou ler com calma depois, mas já tenho alguns comentários na cabeça. Mas olha... você se superou. Tem mais informação aqui do que na internet inteira.

Donde? Que quero comprar!
  • 15/03/2024, 07:06
    sm4rco
    Edumar, parabéns pela explicação, isso é coisa de artigo para divulgação ampla. Uma verdadeira aula descomplicada e mostrando coisas até surpreendentes. Nunca vi uma explicação com essa qualidade.
    Eu também nunca fui fã de Pioneer, gosto bastante do Kenwood mas tive um CD player da Sony uma vez num carro que tive que eu me arrependo de ter vendido. Comprei de um amigo que trouxe de fora. Infelizmente para cá só vem o lixo. Clarion é top também, já tive um.
    Parabens pela qualidade de toda essa informação, acho que esclareceu muitas coisas e até pra mim me ajudou. Bosch está de parabéns. Eu já tinha ouvido comentários mas não sabia se era verdade. Aliás, muitas verdades apareceram aqui.
    E mais uma vez matou a cobra e mostrou o pau. É assim que se faz mesmo, não é inventando bobagens como alguns fazem e depois de desmascarados ficam quietinhos como se não fosse com eles.
    Eu queria contar algo aqui que é bem preocupante para os fanboys de um certo modelo, mas a mensagem pode ser excluída, mas vão saber de um jeito ou de outro, se já não sabem porque andam muito quietinhos, repararam?
    Brasileiro sempre sendo feito de trouxa, e merece, porque não quer enxergar a verdade.
  • 15/03/2024, 08:43
    Nicolas_cwb
    Sensacional a análise Edu! Participei por mais de 10 anos no HTForum, na área de home theater (muito modestamente) e no clube do Android (neste sim para valer), entre outros. Lá havia um frequentador com uma capacidade de análise muito parecida com a tua, saindo sempre do óbvio e superficial, agregando com pontos de vista diferentes e mais profundos. Além de navegar em águas diferentes, não ser especialista em um só assunto. Fico feliz em saber que de vez enquando terei textos assim para ler. :palmas:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 635 de 1011 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 135535585625626627628629630631632633634635636637638639640641642643644645685735 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:01.