Ôpa.
Obrigado pelas boas-vindas. O que acontece na caixa de direção é inicialmente uma folga na fixação que acontece por um problema de buchas. É uma porca dupla. Persistindo, um anel do outro lado se rompe também. Começa com um barulho em pisos irregulares e vai aumentando. O mecânico me disse que nessa segunda situação o atrito pode causar desgaste e, persistindo, quebra. Por isso que falei do recall. Mas para chegar nesse ponto, tem que ter muita paciência, porque o primeiro barulho, do desgaste das buchas é muito chato.
Quanto à frequência, eu gostaria muito que vocês tivessem razão, mas são vários casos desse problema. Inclusive de conhecidos meus. Fora do Brasil também. E a minha, né? Esperando normalizarem o atendimento para ir de novo à concessionária.
O problema inicial é esse daqui (achei um vídeo rápido):
https://www.youtube.com/watch?v=zWrH7xFHeAo
O problema é que na CSS não vendem só as buchas. Só trocando a caixa inteira. O que é um absurdo ao meu ver. Fora da garantia, o dono teria que pagar mais de R$ 4.000,00 na CSS em uma caixa dessas. No Mercado Livre um conhecido pagou R$ 2.500,00 em uma remanufaturada. Sem contar a mão-de-obra (custo e tempo).
Mas enfim, minha maior preocupação é se isso quebra em uma ultrapassagem. Deus me livre. Por isso mencionei a possibilidade do recall (novamente).