Muito interessante esse debate sobre o aumento de potência do motor.
Eu entendo de forma parecida com o Ciro, também acho desnecessária mais potência porque pra mim já sobra motor. Convenhamos, são 190cv e 46 kilos de força já em 2.000 giros.
Gente, o zero a cem dela é de 10.8 segundos de acordo com medições da imprensa automobilística (tem quem já fez 10,2). Tem carros que destacam desempenho que não fazem isso. Capacidade de reboque de três toneladas e meia, tem muita força também.
É uma picape, não um sedã esporte.
Mas, se alguém prefere ter uma toada mais esporte, sem problemas, vai de gosto também e gosto não se discute.
Nesse ponto entra a segurança, e é aí que eu acho que se mistura um pouco. A Frontier é a Frontier, tem as suas características de estabilidade, de suspensão e dirigibilidade. Outros casos são outros casos. Entendo também que não podemos generalizar.
Eu acho que a Frontier permite alguma liberdade de incremento de potência pois tem um conjunto que permite ir um pouco além. Não é tão loucura assim. Mas, também acho que tem que haver um cuidado maior de quem conduz a picape. Mesmo sendo boa de estabilidade e tendo uma suspensão mais moderna, são duas toneladas de peso numa picape.
Equilibrando isso, eu acho que é tranquilo.
Mesmo a Frontier antiga tinha uma estabilidade excepcional, a melhor do mercado na época. Era um pouco mais baixa e tinha um curso de suspensão traseira que buscava equilibrar a estabilidade. Tinha quem reclamava que ela às vezes dava até batente atrás se carregasse com muito peso e abusasse na lombada. Mas mesmo carregada ela se mantinha firme nas curvas e nas manobras.
A atual é ainda melhor em função do conceito de suspensão, e quem anda com ela sabe que para fazer ela derrapar ou capotar tem que fazer um treinamento suicida de um ano no Iraque :lol: