Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 231 de 1009 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 131181221222223224225226227228229230231232233234235236237238239240241281331731 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/11/2020, 18:41
    Gandu
    Tópico bem movimentado e sempre bem humorado, isso é bom. Fico feliz de ser parte desse time.

Pessoal, uma dúvida para tirar com vocês. Por três vezes eu tirei a média de consumo da minha bruta, e das 3 vezes deu diferença do computador de bordo para a bomba do posto e o km calculado.
    Na primeira vez eu rodei quase 200 km, completei e tirei a média. No computador dela deu 10,7km/l entre cidade estrada. No cálculo na bomba deu 9,5km/l.
    Na segunda vez não lembro agora quanto rodei, mas completei em torno meio taqnque. No computador deu 10,9km/l e na bomba calculado 11,5km/l.
    Na terceira vez enchi o tanque e fui até o reserva, deu 10,6km/l no computador e 11,1km/l na bomba. É impreciso assim mesmo?
    Alguém já comparou?
    Estou tentando levantar a média de consumo dela no percurso que eu faço. O que vocês mais experientes me dizem?
  • 26/11/2020, 19:13
    Bigsd
    Antes tarde do que nunca :grin:
    Consegui entrar só agora.

Marcão, relaxa. Já sabemos como funciona a coisa. Combinamos de ignorar isso, mas confesso que você foi bem :mrgreen:

Gandu, bom te ver por aqui. Não some.
    Cara, varia mesmo do computador para a bomba, as vezes bastante, as vezes pouco. Mas o computador é bem preciso segundo o que já comentaram no grupo, mas tem umas manhas aí.
    O Edu manja disso, até gravou vídeos já. Vou ver se ele dá uma força aqui pra nós.
  • 26/11/2020, 19:46
    Ciro Alencar
    Meu querido Bigsd, nem um vídeo novo? Você já não é mais o mesmo... kkkk.....
    Mas, não está saindo nada novo mesmo, não é? Eu andei olhando alguns vídeos lá fora, também sem muitas novidades. Pouca coisa e a repetição de tudo que já vimos nos outros.

Caro amigo Gandu, eu posso te afirmar com certeza que eu não sei te responder.... kkkk.....
    Não me ligo muito nesse negócio de consumo, até porque nem dirijo de uma forma econômica. Mas, realmente, o amigo Eduardo domina esse assunto. Ele, inclusive, ia fazer um vídeo bem interessante de como obter a melhor economia com a Frontier. Ele é fera, já bateu 19 km/l na estrada, mas te garanto que se eu estivesse junto nesse dia eu assumiria a direção.... kkkkk.....
    Estou brincando, ele tira médias altas em velocidades normais de rodovia, mas tem alguns jeitinhos para isso, e a Frontier ajuda muito com o elevado torque já em baixas rotações e uma relação muito boa de câmbio. Sabendo andar, ela é muito econômica.
    Veja com ele, porque ele sabe direitinho como funciona o computador de bordo dela.
  • 26/11/2020, 20:18
    Bigsd
    Pois é, Cirão, não está aparecendo muita coisa nova, e o pouco é repetição sempre positiva de tudo que já vimos.
    A boa notícia é o crescimento de vendas dela.
    Vou colocar o link sobre isso abaixo e um trecho da reportagem porque não pode ser reproduzida integralmente por causa dos direitos autorais. Então quem quiser ler tudo, entra no link.

Carpress

Só um gostinho:

A guerra das picapes se acirrou mais ainda depois do lançamento de novas versões para a Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Ford Ranger. Já a Nissan Frontier, lançada um pouco antes do início da pandemia em março numa expedição pelo interior do País, e um pouco menos falada na mídia nos últimos meses, continua porém acelerando e conquistando importantes resultados de mercado mês a mês. A picape conquistou em outubro a liderança do segmento na Grande São Paulo, incluindo a cidade de São Paulo, um dos maiores mercados do Brasil, e mais três importantes capitais de estados: Salvador, Recife e João Pessoa. Além disso, liderou em mais de uma dezena de importantes cidades do país.
  • 27/11/2020, 09:07
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por Gandu Ver Post
    Tópico bem movimentado e sempre bem humorado, isso é bom. Fico feliz de ser parte desse time.

Citação:

Postado originalmente por Gandu Ver Post

Pessoal, uma dúvida para tirar com vocês. Por três vezes eu tirei a média de consumo da minha bruta, e das 3 vezes deu diferença do computador de bordo para a bomba do posto e o km calculado.
    Na primeira vez eu rodei quase 200 km, completei e tirei a média. No computador dela deu 10,7km/l entre cidade estrada. No cálculo na bomba deu 9,5km/l.
    Na segunda vez não lembro agora quanto rodei, mas completei em torno meio taqnque. No computador deu 10,9km/l e na bomba calculado 11,5km/l.
    Na terceira vez enchi o tanque e fui até o reserva, deu 10,6km/l no computador e 11,1km/l na bomba. É impreciso assim mesmo?
    Alguém já comparou?
    Estou tentando levantar a média de consumo dela no percurso que eu faço. O que vocês mais experientes me dizem?

Bom dia pessoal

Olá Gandu, o pessoal aqui é bem humorado porque fez a escolha certa :lol:
    Tem grupos por aí que parecem o muro das lamentações... como tem caminhonete dando problemas. É impressionante, seria de imaginar que uma caminhonete deveria ser mais robusta que um carro comum, mas o que tem de caminhonete parando nas ruas, com motor abrindo com baixa quilometragem, com problemas de câmbio, panes de todo tipo... é coisa impressionante.

Mas, em relação à medição de consumo do computador da Frontier, pode confiar, pois ele é sim bem preciso.
    O que acontece na comparação com o feito na calculadora na bomba é que há uma imprecisão na referência de combustível consumido, porque é quase impossível abastecer exatamente como foi abastecido da última vez por uma série de razões.
    Se lembram da época da greve dos caminhões que alguns postos começaram a ficar sem combustível, pois é, eu não podia parar, por isso eu comprei dois recipientes (o pessoal chama de bombona) para carregar diesel nas minhas viagens e não ter surpresas. E eu sempre mandava colocar 40 litros nelas, mas nunca dava na mesma altura, e chegava a ficar com uma diferença considerável mesmo a bomba marcando igual.
    A desculpe do frentista era de que a marcação não era precisa, que era normal "correr ar" no marcador, etc... Então por aí já dá para se ter uma ideia de que a imprecisão já nasce na fonte.

Outro problema é a forma de encher. A quantidade de combustível que vai entrar dependerá muito do frentista. Ele pode ir colocando mais combustível até a boca, ou pode parar no automático (como eu prefiro). Mas, mesmo no automático, depende da regulagem do bico de abastecimento, que pode desligar mais cedo ou mais tarde. Essa é outra variação que interfere no cálculo.

Outro ponto é a inclinação do veículo. Dependendo da inclinação do piso, pode haver diferenças também no nível de abastecimento. Enfim, são vários fatores.

Pelo que vi, você faz abastecimentos parciais para tirar a média, com percurso de 200km ou com meio tanque de combustível. Esta é uma condição ruim. Quanto menor a quantidade completada, mais essas variáveis vão interferir nos cálculos.
    Por exemplo, uma variação de abastecimento de 1 litro com um tanque faltando 20 litros, vai dar um erro de 5%. Já completando um tanque com 80 litros, esse erro será de 1,25%.

Entre o calculado na bomba e o indicado no computador do painel, hoje eu confio mais no computador. Ele é bastante preciso.

Vou te dar algumas dicas para diminuir e até praticamente zerar essa diferença entre o computador e a bomba.

1. Abasteça sempre no mesmo posto e na mesma bomba. Isso diminui os riscos de variação de leitura de vazão da bomba (que em tese não deveria existir) e variações de inclinação.
    2. Cuidado com outras coisas que afetem a inclinação da caminhonete, principalmente carga atrás na caçamba.
    3. Tente abastecer com o dia na mesma temperatura, pois ela também exerce algumas influências.
    4. Esvazie o máximo que puder o tanque, quanto mais completar menor será a interferência dos erros.
    5. Abasteça sempre no automático para ter uma referência. Ainda não é o ideal, mas é melhor do que depender do "olhômetro" do frentista. Só o tubo de enchimento pode levar 1 litro.
    6. Não tire uma média por um tanque. Complete e esvazie o tanque várias vezes antes de fazer a média, pelo menos umas 3 ou 4 vezes. Não zere o computador, deixe ele marcando também. Assim o intervalo de medição dos dois será maior e com menos erros.
    7. Mantenha os pneus calibrados, pois isso também dá uma boa variação. Se você mudou o diâmetro final das rodas + pneus, também não vai mais obter uma leitura exata.

Estes são os pontos mais importantes na minha opinião. Desconheço outras razões para provocar variações significativas.

O computador de bordo mede a vazão de combustível (como faz a bomba do posto) e a distância percorrida, e faz um cálculo interno como você faz na calculadora. Ele faz isso a cada pequeno trecho e vai tirando uma média.
    Ele é bem confiável sim, pelo menos na Frontier. Não tenho experiência com todos os veículos.

Tente e depois me conte. Eu gostaria de saber o resultado.
    :concordo:
  • 27/11/2020, 11:37
    Bigsd
    Grade Edu !!!
    :palmas: :palmas: :palmas:
  • 27/11/2020, 11:59
    Gandu
    Obrigado Edumar
    Vou fazer isso e te comento aqui.
    Abraço
  • 27/11/2020, 15:04
    Ciro Alencar
    Eduardo, meu caríssimo amigo, você fez algo tão simples ficar tão complicado.... kkkkk......
    Parabéns pelos critérios recomendados !!! Se der alguma diferença agora, pode prender o dono do posto.... kkkkk......
    Abraços meu querido amigo.
  • 27/11/2020, 15:22
    sm4rco
    O Eduardo está correto nas orientações. Tudo isso influencia mesmo quem quer uma leitura bem precisa.
    Eu fiz uma comparação desse uma vez depois de encher 3 vezes o tanque depois de chegar no reserva, não com todos esses cuidados, e a diferença com o computador dela foi realmente muito pequena, coisa de 0,X.

Acho legal aquela discussão lá no grupo de eliminar o lag da Frontier ser trazida para cá também, achei bem interessante. Uma solução bacana não só para a Frontier mas para todos os carros e caminhonetes com acelerador eletrônico. O que acham?
  • 30/11/2020, 12:36
    Bigsd
    Só passei para dar um olá para o povo aproveitando a folga do almoço. Hoje estou na empresa. :|
  • 30/11/2020, 17:07
    sm4rco
    Fala Bigsd !
    Beleza, camarada?

Vamos trazer a dica do eliminador de lag de pedal para cá?
  • 01/12/2020, 09:14
    Ciro Alencar
    Bom dia, meus queridos amigos !!!

Desculpem a ausência ontem, mas cheguei tarde do sítio. Cada vez a vontade de voltar é menor... kkk....

Vou dar uma opinião sobre essa questão do eliminador de lag....
    Para quem não está por dentro do assunto, é um dispositivo plug and play, onde você solta o plug do pedal do acelerador eletrônico, encaixa ele no plug do pedal, e conecta o cabo original nele, e isso elimina aquele lag, um pequeno atraso de pouco mais de um segundo, que ocorre entre pisar no acelerador e o motor responder em aceleração.

Vamos lá, eu achei bem interessante o dispositivo. Ele é barato (menos de 500 reais nessa BF), simples demais para instalar (o próprio comprador instala em poucos minutos sem ferramentas e sem qualquer conhecimento técnico), e segundo os relatos no grupo de whatsapp ele funciona de verdade, não é fake.
    O Edu, que se não me engano gravou um vídeo saindo do 0 a 100km/h no plano e fez em 10,6 segundos (é isso né meu caro amigo Edu?), reduziria então esse tempo para perto de uns 9,3 segundos. É uma marca interessante que mostra que o motor tem muita sobra de potência, mas a Nissan preferiu limitar um pouco isso por filosofias de projeto que já explico.
    O que eu penso sobre isso?

Bem, todos sabem que a minha juventude e a segunda parte da minha juventude que começa agora... kkkk.... foram marcadas por carros esportivos, uma paixão que sempre tive pela velocidade e pelo alto desempenho, com acelerações e retomadas rápidas de velocidade.
    Mas, eram carros preparados e desenvolvidos para esta finalidade, que possuem um centro de massa mais baixo, suspensões preparadas, freios super dimensionados, perfis aerodinâmicos para reduzir o atrito do ar, direção mais pesada, freios com retorno de força de pressão, etc....
    Honestamente, picape é um utilitário, não um veículo esportivo. E, apesar das loucuras que fazem com elas nas estradas (vejo isso todos os dias), elas não foram feitas para condução esportiva.
    Essa paranoia da indústria em aumentar a potência dos motores, colocando motores de 5 ou 6 cilindros, e outras frescuras, tem contribuído para criar uma ideia equivocada do uso de uma caminhonete, e o pessoal está se matando, ou matando outros nas estradas por falta de noção sobre como deve ser a condução de uma caminhonete.
    Tudo bem que na Nissan temos características que a diferenciam muito da concorrência, com uma suspensão bem mais segura, um controle de estabilidade bem mais moderno, uma estabilidade realmente melhor (não capota fácil como as outras), uma direção mais firme e responsiva (por não ser elétrica) e outras características próprias que podem favorecer uma condução mais rápida e segura (eu dirijo assim), mas..... não se deve acreditar que se pode usar toda essa potência, e também tem que saber um pouco sobre condução esportiva, coisa que 99% dos motoristas de picape desconhece.

A ideia de um motor biturbo, como tem na Frontier, pode favorecer um desempenho esportivo também é um erro conceitual. O sistema biturbo foi desenvolvido para melhorar a curva de aceleração segura e de proporcionar mais torque em baixas rotações. Caminhonete tem que ter torque, e não velocidade, e nisso os motores atuais já são pra lá de eficientes, com força igual ou até maior que alguns caminhõezinhos.
    O atraso na resposta da aceleração é proposital, e tem por objetivo aumentar a segurança (principalmente em modelos automáticos quando o motorista se atrapalha), melhorar os índices de poluentes e reduzir o consumo de combustível. Não está ali à toa.
    Vários esportivos que tive, inclusive, adotavam e ainda adotam esse conceito. Hoje marcas de veículos premium como BMW, Mercedes, Audi, etc... utilizam o lag como padrão, principalmente na Europa onde existe essa regulamentação.
    Alguns modelos pequenos de carros mais comuns também usam, sabiam?

Eu entendo que cada um deve fazer o que quiser do seu veículo. Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, mas apenas para dar a minha opinião. Esse motor da Frontier já é mais que suficiente para a proposta dela, e acho que a sua originalidade deve ser mantida dentro da proposta de seu projeto. Eu sempre gostei de veículos esportivos, mas sempre originais. Quem sabe o que pode ou não pode ser feito num veículo é a engenharia que o projetou, não os mecânicos "amigos" que fazem remaps, instalam esses dispositivos, retiram EGR, filtro de partículas, etc... isso tudo são remendos feitos por quem desconhece os fundamentos do projeto, que aumentam a insegurança e os riscos de um veículo, aumentam os índices de poluição criminosamente e diminuem a vida útil e a confiabilidade dos componentes do motor, câmbio, freio, etc.

Querem fazer? Então façam !
    Mas não acho necessário. Comprem um veículo mais apropriado para brincar, Simples assim.
    Vi que alguns ajustes desse dispositivo em questão deixam a Frontier tão "nervosa" que o pessoal tem até dificuldades para controlar a entrega de potência. Como eu disse, ela é mais moderna que as outras, e por isso até aguenta uma condução, digamos, "menos comportada", mas não acho que vale a pena mexer no projeto.
    É só a minha opinião. Abraço a todos os amigos.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 231 de 1009 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 131181221222223224225226227228229230231232233234235236237238239240241281331731 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 00:36.