Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 181 de 1009 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 81131171172173174175176177178179180181182183184185186187188189190191231281681 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 27/07/2020, 10:01
    Bigsd
    Bom dia gente !!

Tive um final de semana agitado e não consegui entrar, e pelo jeito todos ficaram só no whatsapp.
    Vamos agitar o tópico !!

Maurão, bom humor não pode faltar nessa época de pandemia :-D
    E como diz o Cirão, isso aqui é diversão, temos os amigos para bater papo mesmo virtualmente, e temos uma caminhonete que só dos dá alegria.
    Então vamos manter o bom humor :concordo:

Uma feliz semana a todos.
  • 27/07/2020, 14:00
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    a suspensão multilink promove um melhor contato das rodas com o solo, porque se fosse outra, ele ia tombar fácil naquelas curvas.

Caro Ciro,

Perfeito o seu comentário. Aliás, muito me impressiona os testes que as publicações impressas ou virtuais fazem da Frontier, e ao comentar sobre a suspensão, apenas diz que ela oferece o melhor conforto da categoria, ou é mais macia ou algo assim.
    Isso qualquer um que anda nela sabe, mas o avaliador deveria ir mais a fundo para entender que as qualidades desta suspensão não se limitam somente ao conforto.

A suspensão com feixe de molas tem uma característica de saltar demais em pisos irregulares, e isso sempre foi um grande problema.
    Muitas vezes encontramos buracos, costelas de vaca e outros defeitos em uma rodovia ou até em ruas urbanas, causados por um asfalto mal feito e até mesmo deformações com o calor do sol. O pior é que estas deformações costumam ser piores em curvas, onde os veículos "forçam" mais o asfalto e provocam até movimentação da camada asfáltica.
    É muito comum a traseira da caminhonete vibrar muito ou saltar, dando aquela sensação de que ela sai de lado, e realmente sai, forçando muitas vezes uma correção no volante para acertar o raio da curva.

Os modernos automóveis de passeio hoje possuem controle de estabilidade, e esses controles acabaram migrando também para os utilitários. Nas caminhonetes o controle de estabilidade chegou mais atrasado, principalmente por aqui. Na Frontier o controle de estabilidade chegou em 2013, se não me engano, e só no modelo top de linha.
    A Frontier, apesar de também usar feixe de molas naquela época, se beneficiava de uma suspensão bem eficiente, já com uma boa estabilidade original pela sua altura mais baixa e pela suspensão traseira com um curso menor, que inclusive gerava reclamações porque quando muito carregada e dependendo do jeito de dirigir, ela poderia dar batente em lombadas (o que não causava qualquer problema). Mas, era uma opção de segurança, e na época a sua estabilidade era considerada a melhor da categoria.

Mesmo assim, a suspensão de feixe de molas, apesar de simples e mais barata, é muito antiga, e não combina muito com o controle eletrônico de estabilidade. A razão disso é que o controle de estabilidade, para ser realmente eficiente, precisa do contato das rodas no piso, avaliando aquelas que perdem momentaneamente o contato e reagindo naquelas que apresentam contato.
    Nessa situação onde as rodas ficam saltando de forma descontrolada, o controle de estabilidade não consegue agir corretamente, fazendo correções que seriam mais efetivas se houvesse um controle melhor do movimento da suspensão, como ocorre na Frontier.
    Afinal, fazer correções para corrigir o contato das rodas, e ainda ter a suspensão trabalhando contra o sistema, é bastante complicado.
    Então uma suspensão mais moderna não se trata só de conforto, mas de segurança e de oferecer melhor resultado do sistema de controle de estabilidade. Foi o que aconteceu nesse vídeo e em outro que vocês publicaram recentemente, em que os condutores comentaram que foi o melhor controle de estabilidade que eles já viram nessa categoria de veículo. Não foi só o controle em si, mas a suspensão mais eficiente.

O controle de estabilidade demorou para chegar nas caminhonetes porque nunca se mostraram muito funcionais em função do tipo de veículo. As informações coletadas pelo sistema e as reações eram bastante simples e limitadas. A Frontier se beneficiou do sistema aprimorado pela Mercedes-Benz que atua de forma mais ampla, mais inteligente e precisa, captando maior número de informações e reagindo de forma mais efetiva com um controle mais abrangente do veículo, mas, para que isso funcione com o máximo desempenho é importante que a suspensão colabore, ou não haverá milagre.

Por essa razão muita gente comenta que algumas caminhonetes possuem um controle de estabilidade que pouco atua, ou não atua de forma eficiente, com pouca correção da caminhonete e com até conhecidos casos de capotamento mesmo com o uso do sistema.
    Quem anda na Nova Frontier, e alguns já até comentaram aqui, percebe que o controle atua com bastante frequência. É um controle bem sensível e que reage a qualquer menor situação de descontrole.

É uma pena que os avaliadores não tenham um bom conhecimento das vantagens completas de se ter uma suspensão mais moderna, e acabem enaltecendo apenas o conforto.
    Conforto numa caminhonete também é bem-vindo, mas se observarmos o uso que fazem hoje das caminhonetes, que são conduzidas como veículos mais esportivos e não para a proposta que foram concebidas, onde se preocupam com os décimos de segundo de aceleração, onde seus condutores andam a velocidades insanas e acham que porque estão num veículo médio ela tem que se impor no desempenho, e ainda com a chegada dos desnecessários motores V6 sem a mesma evolução dos demais componentes, uma suspensão e um controle de estabilidade mais modernos e eficientes são muito mais importantes que o próprio conforto, afinal, a vida ainda é o nosso maior patrimônio.
  • 27/07/2020, 14:37
    Nilton J
    5 Anexo(s)
    Minhas viaturas como cavalo mecânico! E ambas com MULTLINK na traseira!!!
    Após funcionário se acidentar e dar perda total num dos 3 Palios Way de minha empresa e agora com a grana do seguro na mão, precisava compor uma nova viatura na frota e uma picape resultaria em mais versatilidade.

Após pesquisar e fazer teste na Nova Estrada, cabines dupla e simples e já tendo sido proprietário de uma Oroch 2.0, tive a certeza que a compra correta seria outra Oroch, desta vez, a versão 1.6 Express.

O motivo da compra desta OROCH foi o de também não deixar na mão de funcionários a minha NISMO (of course), que uma vez ou outra, dirigida por mim, também poderá atuar em modo work e como cavalo mecânico, pois o conjunto cambão / engate do reboque serão intercambiáveis para manter o paralelismo entre ambas as viaturas em relação ao solo e assim, compensando a diferença de altura entre as duas picapes.

Abaixo o custo x benefício da OROCH e um comparativo de capacidades de carga / tração entre ela e a N F, que demonstra o quanto é BRUTA a NISSAN:

leva 5 pessoas
    suspensão multlink
    leva 650 kgs na caçamba
    CMT 2.625 kgs
    Preço PJ: 59 K sendo 30 sinal e restante tx zero 18 meses.
    PBT total carreta + viatura = 2.750 Kgs (abaixo do máximo legal permitido que é 3.500 Kgs para Carteira B)

Aguardando entrega com prazo de fábrica de até 60 dias na cor branca: SIM, as vendas da OROCH estão aquecidas e a maioria dos compradores são empresas.

Será usada 100% modo trabalho e será também empregada como cavalo mecânico para rebocar uma carreta trucada baú de 1,4 Ton de PBT.

Será totalmente adesivada e customizada com cores e logo de minha empresa, a exemplo do reboque, instalarei nela Sto Antonio tipo WORK da CCF e engate para 2 Toneladas.

Comparativo de capacidades de tração / carga:

OROCH FLEX 115 HP:

Anexo 573783

Nova Frontier Turbo diesel 160 HP (BRUTA!!!):

Anexo 573784

Ambas com engate 2 toneladas:

Anexo 573785

Sobre o reboque, em construção com prazo de 45 dias, 1,4 PBT, 16 Mil B17s:

Anexo 573786

Anexo 573787

Agora tenho duas picapes, uma branquelinha e uma branquelona, AMBAS COM MULTLINK!!!!

E o reboque baú será o BRANQUELÃO! (em estudo se vou por feixe de molas ou eixo de torção).

Boa semana!
  • 27/07/2020, 14:55
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Caro Ciro,

Perfeito o seu comentário. Aliás, muito me impressiona os testes que as publicações impressas ou virtuais fazem da Frontier, e ao comentar sobre a suspensão, apenas diz que ela oferece o melhor conforto da categoria, ou é mais macia ou algo assim.
    Isso qualquer um que anda nela sabe, mas o avaliador deveria ir mais a fundo para entender que as qualidades desta suspensão não se limitam somente ao conforto.

A suspensão com feixe de molas tem uma característica de saltar demais em pisos irregulares, e isso sempre foi um grande problema.
    Muitas vezes encontramos buracos,...............

Show Edu :palmas:
    É impressionante como a Nissan não explora esses detalhes em suas propagandas. Tem tantas coisas sobre ela que não são faladas e que poderiam valorizar ainda mais a Frontier.
  • 27/07/2020, 15:22
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Show Edu :palmas:
    É impressionante como a Nissan não explora esses detalhes em suas propagandas. Tem tantas coisas sobre ela que não são faladas e que poderiam valorizar ainda mais a Frontier.

Entrou meses atrás um diretor de MKT novo na Nissan Brasil, um brasileiro que seguiu carreira na Nissan N A desde 2002, quem sabe ele melhora e dá um UP na propaganda:

Nissan do Brasil anuncia novo Diretor Senior de Marketing e Vendas
  • 28/07/2020, 09:37
    Ciro Alencar
    Bom dia, meus queridos amigos !!!

Tenho tentado estar presente neste fórum, mais especificamente neste tópico, porém este final de semana fui para o sítio e só retornei ontem à noite. Não foi desprezo, mas lá realmente não tenho muita facilidade de acessar por conta de ser celular e não me dou bem com esse tecladinho.... kkkkk....
    Mas as discussões continuam num bom nível, e isso só enriquece este tópico. Muito bom.

A Nissan tem hoje, indiscutivelmente, a melhor caminhonete do mercado (até os concorrentes me falam isso... kkkkk.....), respeitando o fator gosto pessoal. Mas, em termos de tecnologia, modernidade, confiabilidade, robustez, resistência, conforto, segurança... etc... ela está muito bem servida.
    Porém, como já discutimos antes, entramos naquela propaganda da Tostines, as outras caminhonetes vendem mais porque valorizam mais, e valorizam mais porque vendem mais... kkkk....
    E, infelizmente, num país de renda mais limitada, as pessoas enxergam mais o "negócio" e menos as qualidades do produto. Porém, como já foi dito, se considerarmos os preços bem interessantes da caminhonete, o seguro mais baixo, IPVA mais em conta, melhor economia de consumo de combustível, etc... no final esta diferença, se ainda existir, não acho que valha a pena.

Este novo diretor vai ter que trabalhar muito para "popularizar" a marca no Brasil, e a melhor valorização é mera consequência disso e não das qualidades do produto, que pelo menos no caso da Frontier são superiores. Os outros modelos da marca eu não tenho familiaridade, são bem elogiados, mas o estilo não me agrada muito. Com a chegada das atualizações de design talvez eu tenha outra impressão.
    Mas, volto a dizer que a preocupação era o modelo vender pouco e vir a ser descontinuado por aqui, mas não é o que está acontecendo lá fora, e como a produção dela deve ganhar muito espaço aqui no nosso vizinho, a Argentina, e de lá também está saindo a Alaskan mundial e em breve a nova L200 mundial, a preocupação de não termos ela no Brasil é nula. De resto, vender muito ou pouco, para mim realmente não importa. Os carros que eu tive nunca estiveram nas listas dos mais vendidos, mas nem precisavam.
  • 28/07/2020, 10:57
    Bigsd
    Olá sumido ! :mrgreen:
  • 28/07/2020, 11:08
    Nilton J
    O aumento em vendas de veículos, num país de tamanho continental como o nosso, é, entre outras variáveis, uma relação direta com a quantidade de concessionárias operando nos diversos Estados e Cidades da União.

O CV do novo diretor de MKT / Vendas da NiSSAN no Brasil é invejável...participou do lançamento da Frontier da geração anterior e assim, acho que não vai precisar ensinar para ele o que fazer.

Mas será neste ano vigente de 2020 uma tarefa ingrata e hercúlea para os marketeiros de plantão, pois com este cenário de "comuna virus", a previsão é não de aumento mas sim de fechamento de 30% de concessionárias no país, umas marcas mais e outras menos.

Que venha logo a salvadora vacina!

E que os executivos da NISSAN saiam de suas zonas de conforto e já comecem a focar de maneira forte e arrojada para 2021, sinônimos que são a Nova Frontier, no aumento de metas de vendas e campanhas publicitárias inovadoras e dirigidas para o público alvo das picapes.
  • 28/07/2020, 11:17
    Bigsd
    Próxima geração da Frontier deve incorporar soluções adotadas pela Mercedes Classe X

Embora tenha usado a mesma plataforma e estrutura básica, a Mercedes fez várias alterações no projeto, para que sua picape fosse melhor que as “irmãs”. O modelo deveria atender a parâmetros mais rígidos de rigidez e segurança estabelecidos pela Mercedes-Benz.

As mudanças deverão aparecer na linha 2022 da Frontier fabricada na Argentina e que chegará ao Brasil em seguida.

Além da estrutura mais rígida, as tecnologias incorporadas da picape Mercedes poderão permitir a instalação de um interior mais luxuoso e moderno na Frontier, bem como motores maiores.

Por enquanto, as melhorias vêm sendo apontadas apenas para a picape da Nissan. A outra “irmã” do projeto, a Renault Alaskan, também já é produzida na Argentina, mas poderá não receber as melhorias.

Outra alteração importante que será adotada, será a barra interna de suporte do painel. Ela será modificada para dar comportar uma central multimídia com tela maior que a do modelo atual.

Parece que a Nissan pretende investir muito ainda na Frontier para um mercado mais exigente e específico, e a Alaskan deve ficar mesmo em outro segmento, com tração 4x2 e menos melhorias.
    Mesmo a Mercedes não conseguindo emplacar o modelo dela, foi bom para a Frontier que agregou coisas interessantes da parceria.
  • 28/07/2020, 11:23
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    O aumento em vendas de veículos, num país de tamanho continental como o nosso, é, entre outras variáveis, uma relação direta com a quantidade de concessionárias operando nos diversos Estados e Cidades da União.

O CV do novo diretor de MKT / Vendas da NiSSAN no Brasil é invejável...participou do lançamento da Frontier da geração anterior e assim, acho que não vai precisar ensinar para ele o que fazer.

Mas será neste ano vigente de 2020 uma tarefa ingrata e hercúlea para os marketeiros de plantão, pois com este cenário de "comuna virus", a previsão é não de aumento mas sim de fechamento de 30% de concessionárias no país, umas marcas mais e outras menos.

Que venha logo a salvadora vacina!

E que os executivos da NISSAN saiam de suas zonas de conforto e já comecem a focar de maneira forte e arrojada para 2021, sinônimos que são a Nova Frontier, no aumento de metas de vendas e campanhas publicitárias inovadoras e dirigidas para o público alvo das picapes.

Perfeito ! :concordo:

Mas será que ela está realmente interessada nisso, porque a opção de manter a caminhonete somente 4x4 e diesel limita muito o seu mercado.
    Se houvesse uma opção 4x2, flex, com menos recursos, talvez ela ficasse mais barata, ainda mantendo soluções importantes como a suspensão multilink e o controle de estabilidade. O preço poderia cair bastante. Mas parece que ela vai deixar essa fatia para a Renault.
  • 29/07/2020, 09:39
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Perfeito ! :concordo:

Mas será que ela está realmente interessada nisso, porque a opção de manter a caminhonete somente 4x4 e diesel limita muito o seu mercado.

Bom dia meu querido Bigsd e amigos

Eu também acho que a Nissan vai continuar atuando num segmento bem específico, pois mesmo os modelos anteriores só eram fornecidos à diesel, e mesmo as versões 4x2 do passado se tornaram indesejadas comercialmente.
    Agora, com a Alaskan, elas podem acabar dividindo este segmento e talvez tentem buscar mercados um pouco distintos, até porque logo vem a L200 nesta mesma plataforma. Por outro lado, a Nissan vai vender do mesmo jeito, seja pela sua marca ou pelas marcas parceiras, então...
  • 29/07/2020, 12:56
    Bigsd
    Mas parece que nada está definido para o Brasil. A cada hora a Renaut diz uma coisa.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 181 de 1009 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 81131171172173174175176177178179180181182183184185186187188189190191231281681 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:27.