É sério isso ? :o
Ainda bem que não é o caso da nova Frontier, que como já foi amplamente demonstrado aqui, é uma suspensão multilink (múltiplos braços - é só olhar para perceber isso :mrgreen:), do tipo five-link (são vários tipos de suspensões de múltiplos braços). Antes havia uma confusão pelo pessoal que falava muito mas estudava pouco, porque diziam que era uma multilink independente. A suspensão traseira da Frontier é uma multilink dependente, e não independente, ou seja, as rodas são ligadas por um eixo rígido. O Ciro publicou um artigo completo sobre isso mostrando os vários tipos de suspensão, e toda a imprensa, inclusive os especialistas internacionais, estão certos em chamar de multilink. O que é errado é chamar de independente, como alguns curiosos teimavam em chamar.
Caramba! se esse negócio do snorkel for verdade é caso de polícia. Gente, é sério isso?
Mauro, não entra nessa. Você sabe qual é a intenção desde a primeira mensagem.
Seríssimo, meu amigo !
Olha lá no grupo, tá uma zoeira danada. Até no grupo do modelo o pessoal está indignado.
As concessionárias estão fazendo uma "campanha de esclarecimento" :mrgreen: sobre o "snorkel fake" :chorandoderir:. Tem vários vídeos no youtube sobre isso. Isso vai dar confusão. Estão falando que vão ao Reclameaqui e até ao Procon.
O pior é que o "bruxo" cirão bem que comentou que aquilo tava com uma cara de gambiarra que não ia funcionar. Não sei como ele advinha essas coisas :shock:
O pessoal colocou no grupo que é o acessório "que foi sem nunca ter sido" :mrgreen:
O próprio anúncio no site do fabricante está tentando contornar as coisas. Diz que é um "item para áreas alagadas", mas em seguida já informa que não muda a capacidade de imersão.
Muito chato isso.
Boa tarde meus queridos amigos
Estou cansado hoje, cheguei de viagem, almocei correndo e ainda fui resolver um problema familiar, pet, mas familiar. Mas, mesmo assim, não fico longe de vocês. Estão vendo quanta consideração? Não é Sr. Edu? kkkk.......
A bem da verdade... a minha "bruxaria"... kkkk.... não foi aplicada neste caso. Este comentário que o querido amigo Bigsd se refere foi feito por outro colega do grupo, cujo nome não citarei aqui sem a sua expressa autorização.... o que vai ser difícil pois ele tem nos abandonado kkkk....
O que eu disse, na verdade, e assumo, foi que de off-road ela não tinha nada, mas que isso era bem característico de mercado (mais de 90% dos compradores gostam de caminhonete com perfil off-road mas usam para ir ao Shopping e não têm a menor ideia de como aciona a tração, por exemplo, mesmo porque nunca vão precisar dela) .
Eu disse que quem quisesse uma picape off-road teria que pegar uma com mecânica confiável e prepará-la para isso, inclusive trocando pneus e fazendo modificações no motor para que um snorkel tivesse realmente a utilidade que se esperaria dele, porque até os pneus que colocam nessas propostas não satisfaz o praticante sério de off-road.
Na minha opinião, quem chegava mais próximo disso era a L200 Savana que, se eu não me engano, nem é fabricada mais. Não tenho certeza disso (antes que digam que eu afirmei isso). Nem a Attack, apesar de ter uma mecânica bastante confiável e algumas características interessantes para essa aplicação, também precisa de algum preparo para ser um off-road de verdade.
Agora eu lhes pergunto... o que isso tem a ver com Frontier? kkkkk.....
Eu mesmo "vos" respondo.... nada !!! Absolutamente nada !!! kkkkk......
Queridos e estimados amigo... vamos falar de Frontier... no grupo tudo bem... é mais restrito... mas aqui é complicado. Já sabemos disso. E também acho que nem tudo que dizemos no grupo deve ser compartilhado aqui.
Pensem nisso com carinho.
Abraços e ótimo final de semana a todos os amigos.
Essa questão de suspensão multilink, de multi-braços, de five-link e blá blá blá... já foi muito explorada aqui, e até em publicações mais técnicas. Começou com um site, acho que "Papo Automóvel" ou algo assim, que disse que a Frontier não tinha uma suspensão multilink "independente", ou algo assim. Depois disso alguns "entendidos" do assunto, e até alguns "mexânicos" que inclusive participaram da discussão acabaram se equivocando também.
Acho que foi o Edu (ele novamente.... kkkk...) que publicou um texto em inglês, lá no Clube (se não me engano ele não publicou aqui porque estava "afastado" do fórum por razões pessoais), e eu não reproduzi aqui porque me pediram para traduzir e... é claro... que eu nunca arrumei tempo para isso... kkkk..... mas que explicava muito bem esses conceitos.
Tanto que na Europa e EUA não existe dúvidas em relação à isso, mas a interpretação aqui em nossas terras tupiniquins foi muito confusa.
Multilink (sem hífen) significa multi-braços (com hífen), e o APOIO da suspensão traseira da Frontier é feita através de vários braços (ahhhh.....), que se costuma traduzir aqui de "links", quando na verdade a tradução de "link" mais habitual (e correta) para nós é "ligação", o que também faz sentido e pode ser usada nesse caso (por isso essa confusão toda).
Vamos ao segundo ponto... a suspensão traseira (sempre traseira) da Frontier é sim multilink, mas do tipo "five-link" (com hífen), e isso é um "entendimento pacífico" (como costuma dizer o meu advogado... kkkk...)... ou uma "cláusula pétrea", me aprofundando mais no "juridiquês" kkkk....
Vamos ao terceiro ponto... a maioria das suspensões multilink são também independentes, como é o caso da Toro, se não me engano. Mas, aí o povão misturou tudo e fez essa "torta de sobras de ontem"...
A suspensão traseira da Frontier não é independente, porque ela (ou a Mercedes-Bens... não sei...) entendeu na época que para a finalidade dela a suspensão independente não era a mais recomendada. Não me perguntem porque... isso é coisa da engenharia japonesa ou alemã... e eles devem saber o que dizem.
O conceito de multilink aqui se misturou com o de suspensão independente (que mesmo lá fora costuma ser associada na prática mesmo não sendo este o conceito), aquela onde as rodas trabalham isoladamente, e não presas ao mesmo eixo como é o caso da Frontier.
Portanto, a suspensão traseira da Frontier é uma multilink (multi porque são vários... simples assim...) five-link de eixo rígido.
Ela se situa entre a suspensão convencional e a suspensão multilink independente.
No artigo técnico citado, este modelo de suspensão é apresentado com uma variante dentro grupo multilink (que tem outras variações - não são somente essas duas), se não me engano, a primeira foto dos exemplos, para quem tiver aí (lembro bem da foto porque eu queria entender aquilo de qualquer jeito... kkk....).
Sendo assim, a confusão que alguns fazem (alguns até com "diproma") é natural e aceitável. Claro que pode ser resultado de alguma outra emoção, mas é compreensível.
Mais uma vez... bom final de semana a todos os amigos.
O Cirão é um desmancha-prazeres (com hífen :lol:). Eu estava curtindo muito isso.
Eu só achei chato alguém descobrir e denunciar, e só depois a fábrica confirmar que é um adorno fake.
Mas, tudo bem, assunto encerrado, não falo mais... :slap:
Mas também não saiu mais nenhum vídeo da Frontier. Então...sem assunto. :neutral:
Ciro Alencar, o homem do politicamente correto (com hifen ou sem tanto faz).
Meu caro, até que somos bonzinhos, não criamos fakes para entrar nos tópicos dos outros para provocar, e motivos não faltam :chorandoderir:
Mas é bom ver que seguem de perto esse tópico, assim aprendem alguma coisa também. :chorandoderir:
Edu, cadê você? Sumiu ??
A bateria da chave presencial da Frontier do Edu descarregou, e ele disse que ia fazer um vídeo de como trocar para não termos que pagar 1 milhão de reais para uma concessionária fazer isso. Cadê o vídeo?
Isso eu achei interessante.
Edu, bota o vídeo aí pra nós !!! :concordo:
Vocês são tão engraçadinhos... kkkk....
Meus queridos, um vídeo útil para vocês... para quem acha que não temos assunto e nem vídeo novo da Frontier... kkk....
Sempre tem um (e fresquinho esse... publicado há 12 minutos), e a empolgação do sujeito não esconde a sua paixão por ela.
https://www.youtube.com/watch?v=KqW4d02WnfM
Bom dia
A minha bateu agora 54.800km.
Eu mandei fazei uma revisão geral logo que peguei ela, mesmo sendo o vendedor de confiança aqui da região eu achei prudente dar uma geral nela. Não tinha nada e constava registro na autorizada de troca de óleo e revisão em dia.
Levei ela depois para a revisão dos 50.000km e só itens de recomedação mesmo nenhum problema.
Eu uso ela para trabalho principalmente e com bastante peso. A suspensão é muito boa, aguenta bem e é macia e estável, coisa que a minha anteriro passava longe.
Estou achando ela muito boa.
Aqui na região para quem conhece o forte sempre foi Hilux, mas a Frontier está chegando aos poucos. Já são dois conhecidos meus que trocaram e estão achando muiuto boa. Eles conseguiram preços ótimos e bem abaixo da Hilux e compensou muito.
Também estão na puxada pesada e são bem brutas mas muito confortável ao mesmo tempo e bem mais forte de motor. Todo mundo pergunta sobre elas se é boa, se aguenta peso, se é econômica, essas coisas.
São bem forte sim e econômica.
Sempre que eu lembrar entro aqui e falo um pouco da minha experiencia com ela. Vão me lembrando porque esqueço mesmo, mas é um prazer participar.
Deixo um grande abraço a todos com muita saúde.
Sérgio
Multilink, fivelink... que se dane. Só sei que não é de carroça com feixe de molas.
Aliás, não vi até hoje alguma análise, algum teste ou reportagem que não falsasse bem desta suspensão inovadora dela (pelo menos por aqui). Agora qual o nome disso pouco me importa, só sei que funciona e nada tem a ver com a antiga.
O que o Ciro comentou tem lógica, foi bem esclarecedora a explicação. Pelo que vi a Dodge usa semelhante tecnologia na suspensão dela, também com eixo rígido e essa tal de five-link, inclusive lá ela também é chamada de multi-link e five-link, como o Ciro explicou. E não é independente, como o Ciro também esclareceu a confusão que fizeram por aqui. É o nosso jornalismo especializado... :lol: Como aquele teste que reproduziram aqui dizendo que a Frontier tinha um câmbio automático de só 6 marchas e não tinha modo sequencial. Foi alguém daqui que corrigiu o jornalista e ele fez a observação depois.
Anexo 573566
Anexo 573565
Apesar de estarem invertidas na foto dá para ver a semelhança. E lá é chamada de multi-link também por lá, com hífen algumas vezes e sem outras vezes, meu amigo Ciro :lol: