Boa noite, meus queridos amigos !!!
Acabei ausente neste final de semana, pois tive que viajar por causa de uma obra que estou fazendo no sítio.
Esse modelo de caminhonete que o amigo Bigsd nos mostrou é para o mercado das Filipinas, lá no sudeste da Ásia. As Filipinas são um país lindo para se passar umas férias, mas bastante limitado economicamente (grande parcela da população mora em cemitérios... sério...).
Mas no catálogo da Nissan de lá existem muitas versões da Frontier, e somente as duas mais caras são parecidas com a nossa.
É como eu disse, a Nissan está criando vários modelos específicos para cada mercado, e por incrível que pareça parece que ficamos com a mais tecnológica de todos. Isso por enquanto, porque pode ser que a americana saia mais completa, mas acho que ela apenas vai ter um motor V6 para alimentar o gosto do mercado local (uma estupidez que querem copiar aqui num mercado totalmente diferente).
Estamos com o mesmo modelo do mercado europeu, o que é uma grande vantagem para um país como o nosso que sempre teve uma defasagem em relação aos modelos "mundiais". Sinceramente... tivemos sorte... kkkkk.....
Até hoje não entendo como trouxeram uma Frontier como essa para o Brasil.
Um amigo nosso comentou que essa suspensão multilink é muito mais cara de produzir do que a convencional de feixe de molas, e que só o projeto dela consumiu muito investimento de engenharia.
O sistema de controle de estabilidade dela também apresenta um custo mais elevado que os tradicionais. E até o multimídia custa caro para a Nissan, pois ao contrários das opções baratas chinesas, o modelo da Frontier vem da Bosch alemã. Os bancos zero gravity também usam uma tecnologia cara, assim como muitos outros recursos que foram incorporadas nela. Por isso eu sempre comento que ela deveria ser bem mais cara que as outras, e o que acontece é justamente o contrário. Tivemos muita sorte com ela, e espero que não façam um downgrade na nossa como os modelos que estão indo para os países menos desenvolvidos do que nós.
Li um artigo outro dia que a Mitsubishi também havia solicitado algumas mudanças na Frontier para reduzir o seu custo para a nova Triton, para que ela não vivesse a mesma situação da Classe X que acabou ficando bem mais cara para a Mercedes do que se imaginava inicialmente (o que gerou até desgastes entre os dois fabricantes). Pensem... talvez tenhamos um sinal do que virá por aí com a Nova "Fronton" ou a Nova "Tritontier"... kkkkk... como o pessoal apelidou carinhosamente o novo modelo no grupo.
Uma ótima noite a todos.