Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 247 de 1009 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 147197237238239240241242243244245246247248249250251252253254255256257297347747 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/01/2021, 14:03
    Ciro Alencar
    Boa tarde, meus queridos amigos.
    Como prometi, participo hoje com mais tempo.

Pelo que vejo, o bom humor do grupo continua, e é assim que deve ser. Fico contente de começar mais um ano junto desse pessoal bacana, e vamos ver se este ano acaba essa agonia da pandemia para, finalmente, marcarmos outro encontro com o grupo.

Eu tinha enviado uma tabela (não interessa onde eu consegui kkkk....) que foi publicada pelo caro amigo Edu no Clube, não sei se na área aberta ou restrita, para que eu pudesse comentar algumas coisinhas, mas... realmente lá no sítio (não é uma fazenda como o nosso querido amigo Bigsd sugeriu... kkkk....) eu não tenho acesso a computador, e nem levo, acho intoxicante usá-lo naquele lugar.
    Mas, sobre o tema do aumento de vendas da Frontier, eu vi que já fizeram algumas abordagens realmente bem inteligentes aqui. Foi uma surpresa positiva para muita gente ver que depois de L200 e Amarok revesar a última colocação de vendas, as duas acabaram sendo finalmente ultrapassadas pela Frontier em dezembro do ano passado, confirmando uma tendência que já estávamos observando. Eu concordo com tudo o que foi dito aqui (ou quase tudo... kkkk....), e vou somar algumas informações que tive acesso, não com a minha bola de cristal chinesa, mas pelo contato que tenho com algumas pessoas desse segmento.

Concordo que a Amarok mereceu essa posição, depois do escândalo da fraude das emissões de poluentes acho que ela nem deveria ainda existir, mas também está com os seus dias contados, principalmente na Europa onde está deixando de ser fabricada.
    A L200 também mostrava uma tendência de queda, e também concordo com os amigos de que não foi muito merecida. Que a Frontier ainda oferece um produto superior, acho que todos concordamos (o próprio afirma isso), mas eu também acho que outras mereciam estar atrás dela. Mas, no nosso mercado...

O que eu queria acrescentar era essa tabela abaixo, que foi criada por "alguém", que me enviou no começo deste ano e já foi publicada em alguns lugares, então acho que já nem é muita novidade.

http://clubedanissanfrontier.com.br/...ile.php?id=214

Esse é um estudo de tendências de mercado, no caso do segmento de caminhonetes médias.
    Achei bem interessante e por isso compartilho aqui.

Esse é um levantamento trimestral. E porque é trimestral? Foi essa a pergunta que fiz para o colega que me enviou a planilha.
    Primeiro porque os três último meses do ano, historicamente, refletem os resultados dos trabalhos conduzidos ao longo do ano pelas montadoras, tanto do ponto de vista comercial e publicitário, como no âmbito técnico, no momento em que nesse período, normalmente, os modelos comercializados já são aqueles modelos prontos para o próximo ano. E, segundo, porque essa abordagem foi bastante oportuna tendo em vista que esse ano foi bem atípico em função da pandemia, com o mercado recuperando a sua relativa "normalidade" neste último período avaliado.

Algumas coisas são bem claras neste estudo. O primeiro se refere ao comportamento das vendas de cada modelo a partir do 4º trimestre de 2016. O objetivo deste estudo não era avaliar número de unidades vendidas, isso qualquer site de ranking te oferece, como o da Fenabrave, mas de avaliar crescimento proporcional.
    Já na primeira linha da tabela percebemos um crescimento muito forte da Frontier, de 238,9% no período. Para quem não sabe, isso é considerado um número impressionante num modelo já estabelecido (que não é novidade), e coincide com a introdução do novo modelo da Frontier que tem feito sucesso no mundo inteiro, chegando ao primeiro lugar em vendas em vários mercados. Além de nenhum outro modelo ter sequer passado dos 50%, alguns ainda registraram queda.

Na segunda parte da tabela, temos uma comparação de 2019/2020, esta feita com o objetivo de conhecer o estrago que o impacto da pandemia provocou nas vendas. Novamente, vemos que a Frontier disparou na frente com um crescimento de 25,8% em relação ao ano passado. Ou seja, o seu crescimento é progressivo e sustentável. Neste período 3 modelos tiveram queda de vendas, e um teve um crescimento pífio, mesmo tendo vendido bem em um mês, quando na época eu afirmei que aquele aumento não era sustentável, mas apenas um pico provocado por elementos circunstanciais.

A terceira parte da tabela também é bastante elucidativa, demonstrando o que eu comentei sobre o crescimento de vendas da Frontier ser progressivo e sustentável. Vejam que esse crescimento é regular, sem picos, e contínuo, demonstrando uma tendência. Olhando para os demais modelos, a diferença é realmente muito grande, sem qualquer comparação próxima. A cada comparação individual de ano para ano, percebemos claramente o que está acontecendo com esse mercado, sem deixar qualquer dúvida quanto a consistência dos resultados.

E é justamente isso que chamou muito a atenção do mercado. Claro que um aumento de 100% sobre 100 é apenas 100 unidades a mais, e um aumento de apenas 11% sobre 1.000 fornece um número de unidades maior, mas, como eu disse, se avalia aqui o crescimento para efeito de tendências. Isso chamou a atenção da concorrência, pois uma mudança é só uma questão de tempo. No final de 2016 a Frontier vendia em torno de 250 unidades, e hoje já são quase 1.000. Ou seja, 238,9% colocou a Frontier hoje perto da casa das 1.000 unidades ultrapassando alguns modelos, mas, um aumento agora próximo de 100% sobre esse número representa um grande incômodo para o mercado, e na verdade já está sendo um incômodo.

Eu achei esse estudo bem interessante, e me foi enviado por uma pessoa depois que eu comentei com ela que a Frontier não tem um mercado significativo, e a pessoa me mostrou a situação de um ângulo bem mais interessante. Então, amigos, não tem bruxaria nenhuma, e sim mera interpretação de resultados, de números.... kkkk.....
    Eu, particularmente, não me importo se a Nissan vende 1 ou 1.000 unidades, desde que mesmo essa única unidade seja minha.... kkkk.....
    Não me importo com ranking de vendas, até porque se olharmos quais automóveis de passeio são mais vendidos por aqui, dá vontade de chorar.

Eu nuca tive um veículo que fosse top de vendas, pelo contrário, a qualidade pra mim era o fator decisivo.
    Mas, para quem torce pelo crescimento de vendas da Frontier, isso pode ser motivo de alegria, e por isso compartilho. E também é um belo tapa na cara de alguns que disseram que a Frontier jamais sairia da lanterna porque o multilink era bobagem, porque a nova frente era coisa de design de asiático sem noção, que dois turbos representavam mais custo de manutenção, que o pós-venda da Nissan era ruim... etc... etc... etc... E ver essa situação agora, além de um impagável embaraço para quem dizia isso, também demonstra que o objetivo sempre foi mesmo tumultuar o tópico, mas a nossa resistência não foi em vão.

Eu me recordo de uma discussão que tive num fórum da Alemanha, onde um renomeado maestro me chamou de ignorante quando eu defendi a qualidade sonora de um determinado modelo de piano, e ele me disse que o modelo era tão bom que o fabricante estava falindo... Curiosamente, o fabricante do modelo que ele defendia comprou a fábrica já quase falida, e criou uma linha de instrumentos musicais "premium", formada pela linha que justamente ele criticara no passado.
    Anos depois eu assisti uma apresentação sua na França, e, adivinhem, o piano da orquestra era aquele criticado por ele. Soube, mais recentemente, que ele adotara como referência o modelo que antes criticara.... pois é.... kkkkk.....
    Ele nunca mais participou do fórum. Uma pena.

Bem, é isso.
    Não dá para saber pra onde o mercado andará agora. Com a segunda onda da pandemia, logísticas e produções começam a sofrer novas transformações, e será um período nebuloso. Custo a acreditar que a L200 continuará vendendo tão pouco, enquanto algumas vendem mais. Espero que isso mude.
    O fechamento da Ford no mercado brasileiro (foi tarde porque nunca fabricou nada que prestasse aqui) pode provocar (e já está provocando) alguns reflexos. As concessionárias esvaziaram, e muitos pedidos foram cancelados desde o anúncio. Só quando a poeira descer teremos uma visão melhor do estrago causado.

Também acho que o anúncio lá fora da Frontier com novo visual pode acabar protelando a sua compra para alguns perfis de compradores. Acho que o lançamento do novo visual deveria ter sido simultâneo em todos os mercados, e eu soube que seria, mas o efeito pandemia causou alguns transtornos para a fábrica argentina.
    Há muita coisa para acontecer por aí, mas só no final desse ano teremos uma nova avaliação da situação com a estabilidade do mercado e das vendas.
    Por enquanto, até os números de hoje, a Amarok segue agonizando em vendas, com 81 unidades vendidas contra 211 da Frontier, e a L200 com 221 unidades. Mas, acho que alguns números vão mudar bastante ainda, e somente no último trimestre teremos dados mais consistentes. Mas, pelo andar da carruagem, acho que a tendência de disparada de crescimento da Frontier deve se manter como vem ocorrendo, para a alegria de alguns e para a raiva de outros... kkkk......
  • 13/01/2021, 14:04
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Eba!!! Cirão voltou!!! :palmas:

Então, na verdade a patroa não curte muito vídeos da carros... que pena! :angel:

Sei.... kkkkk.....
  • 13/01/2021, 15:13
    Bigsd
    :palmas: :palmas: :palmas:

Somente aqui eu vejo um nível desses de qualidade como nessa abordagem.

Lembro que alguém aqui uma vez disse que onde faltava informação, sobravam bobagens. Acho que esse tópico mudou muito e para melhor, e isso tem muito a ver com sua dedicação, Cirão.
    Mas, brincadeiras de bola de cristal à parte, você tem os seus méritos também em interpretar, avaliar e antecipar situações. Sei que isso também se deve ao seu trabalho e ao seu círculo de amizades do ambito empresarial, mas muito do que você antecipa em suas conclusões é o que acaba acontecendo.
    Eu estava olhando aqui, e foi no começo do ano passado que você disse que se o mercado evoluir um pouco, a Frontier ganharia fácil uma ou duas posições até o final do ano.
    Há exato um ano você dizia que a tendência da Ford era fechar as portas no Brasil, e há seis meses você comentou que estava surpreso em ver a Ford ainda com as portas abertas.
    Há 8 meses você antecipou que se a Mitsubishi não fizesse um trabalho melhor na campanha publicitária da L200 ela iria perder muito mercado, porque ela tinha tudo para bater fácil Ranger, S10 e até Hilux se o mercado "derrubasse esse conservadorismo".
    Tenho certeza de que ninguém te contou isso, que foram conclusões suas porque você é genial no trabalho que faz, e eu admiro isso.
    Merece o sucesso que a sua empresa alcançou enquanto a concorrência definhava.

Você só deveria tirar menos férias e se dedicar um pouco mais ao trabalho :chorandoderir:
  • 13/01/2021, 16:36
    sm4rco
    Realmente o tema evoluiu bastante e a explanação do Ciro foi muito boa.

Aliás, no final do ano passado um amigo me perguntou sobre a Frontier, pois está interessado em comprar uma. Eu disse pra ele não me ouvir e ler este tópico, e ele me falou que ficou muito impressionado com o nível de informação aqui, que ele conheceu melhor a caminhonete neste fórum do que em todos os lugares que ele consultou.

Pessoal, tem como trazer os vídeos do grupo de whatsapp pra cá?
  • 14/01/2021, 09:51
    Mauro-sp
    Bigsd, meu amigo, eu estou sempre por aqui com vocês. Não abandono o grupo não.

Bem, eu já tinha comentado sobre o aumento de vendas da Frontier, e o Ciro acho que fechou o assunto de forma magistral, e com opiniões acho que bem sensatas e convergentes.

Sobre as mudanças recentes de mercado, como comentei no Clube, acho que vai repercutir positivamente para a Frontier, inclusive com as concessionárias que devem buscar outras marcas para sobreviverem. Uma oportunidade muito boa da Nissan aproveitar para começar a adequar a sua rede de vendas e pós-vendas para a sua nova realidade.
    Também acho que haverá (já está havendo) uma migração do consumidor da concorrente da outra marca, e novamente a Frontier pode se aproveitar disso. A Nissan oferece hoje um dos melhores (senão o melhor) produtos do mercado, se souber fazer um trabalho de divulgação mais intenso, acho que tem tudo para capturar parte dos consumidores do outro modelo.
    Porque, como eu disse no Clube, não é possível que aquela empresa, depois de tantos anos no Brasil faturando muito bem nas épocas gordas mesmo com produtos defasados, agora gere mais de 10.000 desempregados nos últimos anos, fora os terceirizados de segurança, refeição, vigilância, limpeza, etc que deve aumentar muito esse número, e queira agora virar uma importadora sem qualquer benefício para o mercado.
    Além disso, as peças agora também deixarão de ser consumidas aqui, desde os componentes dos carros, até tinta, etc. Inclua aí manutenção de máquinas, óleos lubrificantes, insumos de fábrica, etc... é uma grande cadeia.
    Fora isso já começou a desvalorização de seus modelos. Um colega aqui que estava trocando de carro já está recebendo ofertas bem mais baixas no modelo que tem dessa fábrica.
    E como comentou o Edu lá no grupo, o Procon notificou a empresa, porque depois do que fizeram, até a manutenção das garantias e o abastecimento de peças de reposição ficam agora em suspeição.
    Eu duvido que o consumidor seja tão insensível (para não usar a palavra que usei no Clube) para aceitar isso passivamente.
    Acho que é uma grande oportunidade para a Frontier dar outro salto de vendas.

Marco, acho que não é possível trazer os vídeos do whats para cá. Acredito que ele tenha que ser publicado numa plataforma como o YouTube e depois incorporado aqui.
  • 14/01/2021, 10:22
    Bigsd
    Bom dia pessoal

Mauro, eu vou tentar trazer alguns vídeos. Meu problema hoje é falta de tempo, mas eu tenho acesso ao canal do Clube no youtube que o Edu me passou. Voltei a trabalhar de casa, e acho que agora consigo fazer isso.
  • 14/01/2021, 13:43
    Samuel Dias
    Citação:

Postado originalmente por Mauro-sp Ver Post

Porque, como eu disse no Clube, não é possível que aquela empresa, depois de tantos anos no Brasil faturando muito bem nas épocas gordas mesmo com produtos defasados, agora gere mais de 10.000 desempregados nos últimos anos, fora os terceirizados de segurança, refeição, vigilância, limpeza, etc que deve aumentar muito esse número, e queira agora virar uma importadora sem qualquer benefício para o mercado.

Penso da mesma forma :concordo:
    Depois de 20 bilhões em subsídios agora vem com esse tapa na cara do brasileiro.
    Se depender de mim (e pelo que estou vendo nas discussões das redes sociais) não vende mais um parafuso aqui.
    Muitos fabricantes estão em situação bem menos privilegiadas mas estão aqui firmes e fortes respeitando os consumidores.

Pessoal, a nova Frontier com restilização saiu com direção elétrica? Um colega do grupo disse que sim.
    Não sou muito fã disso. :-(
  • 14/01/2021, 13:58
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Pessoal, a nova Frontier com restilização saiu com direção elétrica? Um colega do grupo disse que sim.
    Não sou muito fã disso. :-(

Negativo, Samuel. Nenhuma japonesa saiu com direção elétrica, nem Frontier, nem L200 e nem Hilux. Amarok também não.
    Eu postei um vídeo outro dia em que o avaliador diz que a direção dela é elétrica e leve.... :lol:
  • 14/01/2021, 14:17
    Gandu
    Que lambança que virou isso. Coitado de quem aproveitou o 13º para realizar o sonho de ter uma.
    Pessoal tá tenso com isso.

Sr. Bigsd, desculpe a ausência. Estamos aqui juntos e nada misturados :mrgreen:
    Mes de dezembro é muito corrido pra mim mas estou sempre dando uma passadinha por aqui. Vou estar mais presente agora que ganhei com PC novo :mrgreen:
    Com o outro tava complicado e entrar pelo celular é ruim na minha opinião.

Sigo em frente com a minha Frontier feliz e satisfeito. Comentei no grupo que o único problema que deu até agora foi o botão de volume do multimidia, mas eu fiz o procedimento que o Eduardo do grupo mostrou e resolveu.
    De resto só alegria. :dance:
  • 14/01/2021, 14:50
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Gandu Ver Post
    Com o outro tava complicado e entrar pelo celular é ruim na minha opinião.

Estão vendo, não sou só eu... kkkkk......

Boa tarde, meus queridos amigos !!!!

Meu caro Gandu, eu falo para o pessoal que eu não consigo acessar o fórum ou quase tudo na internet pelo celular. Não consigo ler direito, digitar... pior ainda... agora vejo que não estou sozinho nesse mundo, e nem sou "ultrapassado" como costumam me chamar, além de outros tantos adjetivos.... kkkkk.....

Mais uma vez... acho que o tema da Ford pode ser visto aqui sob o ângulo da competição de mercado e as consequências, positivas ou não, para a Frontier. Mas, tão somente isso. Não é problema nosso o que vai acontecer daqui pra frente.
    Desculpem, não quero parecer insensível, mas a situação estava pra lá de previsível, e tenho certeza que muita gente já está chateada com isso. Não vale a pena ficar remoendo.
    Se acham que o consumidor está deprimido, imaginem aqueles que perderam o emprego ou os donos e comissionados de concessionárias que esperavam agora começar a recuperar as perdas de 2020. Ter um bem desvalorizado é uma coisa, ter o bolso vazio é muito pior.

Samuel, meu querido, também não gosto nem um pouco da direção elétrica. É algo pessoal. Conheço quem adora isso.
    Mas, talvez pelo meu histórico, eu prefira mais o "retorno" que a direção mecânica oferece.
    Eu tive um carro uma vez que tinha direção hidráulica (não era elétrica), mas ela era tão sensível que algumas vezes me incomodava muito.
    Novamente... pode ser um gosto pessoal... mas eu também não curto muito.
    Talvez, pudesse ter essa assistência opcional em caso de manobras com o carro parado ou quase parado, desligada em velocidades maiores. Poderia ser o melhor dos dois mundos.
    Mas, mesmo assim, a direção hidráulica ainda é mais confiável. No caso da Frontier, não tenho queixas.
  • 14/01/2021, 18:54
    Mario Guerra
    Um Feliz Ano Novo a todos.

Tenho participado pouco por aqui, mas quando eu estiver mais tranquilo vou escrever um pouco sobre a viatura. Continuo satisfeito com ela e considero a melhor que tive até agora.
    Gosto é gosto, mas para mim ela me atende e me agrada mais nas características que eu aprecio do que as outras que eu tive.
    Excepcional estabilidade, muito conforto sem os pulos tão comuns de caminhonetes, motor muito forte e econômica, muito silenciosa, bancos realmente confortáveis, e o principal, não me dá problemas, porque eu já estou cansado de caminhonetes que ficam mais na oficina do que na minha garagem.

Sr. Ciro Alencar, seria possível me encaminhar os números que serão sorteados na próxima Mega-Sena? Mas por favor, envie por mensagem particular porque eu não quero dividir o prêmio com ninguém. ;)

Bigsd, obrigado pela atenção. Sempre que puder estarei presente por aqui, pode deixar.
  • 15/01/2021, 07:35
    rhquintella
    Sensacional!!! Não ficou pedra sobre pedra em termos de dúvidas!
    Na minha mensagem anterior também cometi um erro que mudou razoavelmente o sentido dela: onde escrevi "queima de estoque" era uma pergunta, mas não botei a interrogação. Agora tá claro que o aumento das vendas nada tem a ver com isso...Show!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 247 de 1009 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 147197237238239240241242243244245246247248249250251252253254255256257297347747 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:12.