Bom dia gente
Levei a fera para mais uma revisão ontem. Tudo certo com ela.
Aproveitei para consultar o pessoal técnico e de vendas sobre as perguntas que me pediram. Eu sou muito bem tratado lá, só nessa loja foram 4 Frontier compradas, inclusive esta última. Confio muito no pessoal, e até amigos já fiz ali.
Todas as revisões faço lá, só faço as revisões em concessionária, é muito mais seguro e confiável.
A primeira Frontier que tirei, uma 2015, está com a a minha esposa que raramente usa. Passei pra ela no final de 2015 com 112.000km, se não me engano, e está agora com 125.000km. Nunca deu qualquer defeito, e até as pastilhas de freio ainda são originais. Por isso não troco de modelo, principalmente com as dores de cabeça que vejo o pessoal tendo com outros modelos ainda nos primeiros KM e que continuam por toda a vida dela.
Ela está muito bem cuidada, parece que saiu da fábrica hoje.
Vejo o pessoal que não cuida, ou leva em oficinas sem especialização, ou pior isolam DPF ou faz outras gambiarras, reclamando depois que tem problemas, que turbo deu defeito, que o motor esquenta...etc. Tem que cuidar e não fazer gambiarras. O projeto é confiável e aprovado no mundo todo, não tem que mudar nada. Se tivesse que mudar alguma coisa a engenharia da fábrica o faria.
Além disso, as peças das concessionárias tem origem segura, e a garantia do carro não é afetada. Elas tem o histórico do modelo com todos os boletins de fábrica, com correções que precisam fazer como por exemplo um lote de peça com algum defeito. Muitas vezes eles trocam e nem ficamos sabendo. As ferramentas utilizadas são adequadas ao modelo, e tem umas bem interessantes que já vi eles usaram.
Eles tem os diagramas elétricos, desenhos técnicos e toda a engenharia da fábrica à disposição, não ficam fuçando para encontrar o problema. E o mais interessante é que eles conhecem bem os modelos, pois só atuam com a marca. Ontem , por exemplo, no tempo que fiquei na concessionária (umas 4 horas), chegaram 5 Frontier modelo novo para revisão.
Já cansamos de comentar no grupo sobre o pessoal que instalou módulos de travamento automático das portas, sendo que ela já tem essa opção bastando ser ativado de graça na concessionária.
Mas, vamos lá para os comentários...
Perguntei sobre o modelo reestilizado, e deve sair mesmo como modelo 2022. Mas a fábrica ainda não informou quando sairá a linha 2022, mas será neste ano. O vendedor acredita que pode ser logo após o meio do ano, mas em função da pandemia, tudo pode acontecer.
Comentamos sobre o aumento de vendas da Frontier. Ele me disse que tudo que chega está vendido. Que foi uma briga para conseguir algumas unidades para vitrine nas lojas. Só não está vendendo mais porque a fábrica não entrega. Ele disse que se tivéssemos numa época normal, e a fábrica estivesse entregando pelo menos umas 1.500 unidades, venderiam tudo, porque muita gente não quer esperar.
Teve muita procura de carros Nissan em geral por donos de Ford, como era de se esperar. Todas as marcas tiveram. Ranger, Ecosport, Ka e Fiesta são os modelos mais oferecidos para troca. Eles estão aceitando, mas o valor oferecido é baixo porque está tendo muita oferta desses modelos hoje. Mas, disseram que em breve devem evitar, passando direto para lojistas particulares para evitar encalhes na loja, e isso deve fazer com que os preços caiam ainda mais.
Ele comentou que o mais interessante é que depois de andarem na Frontier o pessoal comenta que se soubesse que era tão boa assim teria comprado antes. Duvido! Até acredito que gostaram realmente porque ela é bem diferente das outras, mas a tal da "confiança" nas marcas mais tradicionais sempre pesou para efeito de valorização. Quem sabe agora o pessoal acorda.
Os preços da Frontier subiram, principalmente pela procura ser maior que a oferta, o que coloca a fábrica em vantagem. A Attack já bateu nos R$ 200.000. A minha XE vale mais hoje, mesmo a base de troca, do que paguei nela em 2019. Está 215.000 na tabela a zero.
Enfim, em termos de mercado, a Frontier tem hoje uma posição bastante privilegiada, mas está bem cara, aliás, como tem ocorrido com outros modelos. Mas, comparadas pelas faixas do mercado, ainda tem um preço mais interessante.
Continuo...