4 Anexo(s)
Minha viatura em modalidade rádio-comunicação portátil - Parte 1 de 3
Já postei aqui minha S NISMO em modo rádio-comunicação móvel; móvel pois os equipamentos foram instalados de maneira fixa na viatura e pertencem em conjunto com a viatura da mobilidade da mesma.
Já o modo portátil é aquele onde os equipamentos de rádio e os respectivos acessórios são embarcados para uso e desembarcados da viatura para serem guardados fora dela.
Basicamente, os equipamentos serão retirados de minha estação fixa e transportados para serem embarcados na viatura.
Aqui a minha estação fixa montada na sacada de meu quarto, um pequeno espaço pouco menor que 4 m2.
Anexo 575841
Os equipamentos que serão retirados são:
FT-450D Transceptor HF/6m
Anexo 575842
O Transceptor para as faixas de HF que abrangem:
Nestas faixas em meu caso, um rádio amador CLASSE C , posso apenas corujar algumas e modular em outras, desde que não o aparelho não passe de 100 Watts de potência.
O segundo aparelho é um acoplador de antena, responsável em casar a impedância do sinal entre saída do amplificador de RF do rádio e a entrada da antena, em função do comprimento de onda para cada frequência:
Anexo 575843
O último e tb principal item é a antena, abaixo as fixas no telhado de casa, inviável em remover devido ao tamanho e localização, assim, acabei por usar uma antena portátil que será mostrada na sequência na parte 2 de 3 desta narrativa:
Anexo 575844
8 Anexo(s)
Minha viatura em modalidade rádio-comunicação portátil - Parte 2 de 3
Aqui apresento os componentes que serão embarcados e montados na viatura, cujo conjunto transforma a mesma numa estação portátil de rádio-comunicação:
Power Pack:
Já apresentei aqui em detalhes este projetinho que fiz, trata-se da usina elétrica da estação de rádio, pois nada será ligado à bateria da viatura:
Anexo 575845
Mesa de operação de transcepção:
Onde serão colocados os equipamentos para poder operar de modo confortável e ordenado:
Anexo 575846
Esta mesa é uma pequena maravilha, comprei quando morei em terras gringas, pés retráteis, tampo de enrolar, e fartura em bolsas dentro dela para guardar todos os equipamentos eletrônicos, cabos, fios, ferramentas básicas, etc:
Anexo 575847
(cliquem no youtube / google SHERPA TABLE & ORGANIZER para maiores detalhes)
Licença de operação:
É a carteira de habilitação do rádio-amador:
Anexo 575849
Adesivo de identificação na viatura:
Fiz um par de adesivo magnético para colocar nas portas, um de cada lado:
Anexo 575848
Antena portátil:
Além dos aparelhos mostrados na postagem anterior 1/3 , rádio e acoplador, agora vem a antena:
Desmontada na sacola:
Anexo 575850
Ensaio de montagem mas sem ainda estender a mesma por completo:
Anexo 575851
Banquinho:
E por último mas não menos importante, um lugar para sentar:
Anexo 575852
Até a parte final 3 de 3, tudo isto montado na viatura!!!
10 Anexo(s)
Minha viatura em modalidade rádio-comunicação portátil - Parte 3 de 3
Importante escolher um local alto e com espaço livre, uma clareira, sem postes de energia próximo, nem cabos elétricos de qq espécie, nem de alta / baixa tensão, nem de telefonia e nem de banda larga.
Anexo 575892
Anexo 575893
Anexo 575894
Importante identificar para as autoridades e civis comuns o indicativo da estação de rádio:
Anexo 575895
Importante também identificar o país, em caso de expedição internacional, via uma bandeirinha, na minha tem duas pequenas, na base e no topo da antena:
Anexo 575896
Configurei uma estação de rádio portátil, a qual é montada e depois desmontada da viatura, e também compacta, pois tudo está compactado na caçamba, sem nada no chão:
Anexo 575897
Falando em bandeira, a nipônica da NISSAN que ganhei de brinde, dá uma decorada legal no conjunto, tecnologia de ponta na estação e na viatura:
Anexo 575898
Anexo 575899
Aqui minha foto preferida, detalhes das duas antenas móveis HF 11mts/VHF nas laterais do Sto Antonio, meu boné com indicativo bordado nele, microfone e fone de ouvido (mimos que não tem nos aparelhos móveis fixos no dashboard, que são operados com simples PTTs), e o logo NISMO adesivado na lata da viatura com a bandeira NISSAN ao fundo:
Anexo 575900
E aqui, já que a estação toda está na caçamba, no chão um dos meus dogs, na sombra, vigiando à distância o conjunto todo:
Anexo 575901
Boa semana a todos!