Bom dia, meus queridos amigos !!!
Bigsd, meu respeitado e admirado amigo, eu sempre participo aqui, mas ontem à noite eu furei mesmo.... kkkk..... prometi e não cumpri...... kkkk.....
Então, essa planta da Nissan em Barcelona sempre foi uma pedra no sapato da Nissan, e o futuro dela já era previsível depois que a Nissan começou a perder competitividade na região por causa de seu custo, em parte pelos altos salários de país e, como você disse, pelos custos de insumos, mas não de tudo, pois eles tem acordos de mercado na Europa.
Existem outras razões que prefiro deixar de lado, pois envolvem ideologias políticas e sociais que costumam levar a discussão para um nível indesejado.
Essa fábrica matou o Classe X, que era a caminhonete da Mercedes-Benz com a plataforma da Frontier, e a Alaskan, que também ficou sem preço competitivo.
A Mercedes errou ao desistir do Classe X. Vi essa caminhonete pessoalmente, poderia não ter preço competitivo, mas colocava todas as outras no chinelo, até a Frontier, pelo menos no acabamento interno esmerado típico da marca.
Ela deveria ter mantido uma fabricação aqui em Córdoba, mas li outro dia em algum lugar que isso ainda pode acontecer, apesar de eu achar difícil porque mesmo na Argentina o custo do Classe X acabou mais alto do que aquele inicialmente previsto pela MB. Para vender para o mercado europeu até vai, mas para outros mercados ficaria inviável.
Agora, será que vão mesmo trazer a produção para o Brasil? Acho que a África seria uma escolha mais natural.