Postado originalmente por
Edumar
Olá MarPerna,
Espero que você tenha levado a caminhonete na concessionária antes da compra, e solicitado uma vistoria cautelar. Isso é importante.
80.000km não é pouco. Para uma caminhonete como a Frontier não é nada, motor, câmbio, diferencial, suspensão, tração, etc.... duram muito, alguns componentes passando fácil os 500.000km e chegando perto de 1.000.000km.
Mas, em 80.000km dá para acontecer muitas coisas, e depende muito do cuidado que o dono anterior teve e do histórico dela.
Já vi veÃ*culos com 50.000km que dava até medo, e outros com mais de 100.000km que pareciam zero (os meus são assim).
Minha sugestão é que leve ela numa concessionária, faça uma inspeção completa e uma revisão geral.
Espero que o dono anterior tenha feito as revisões na concessionária, e não fora. Falam que é a mesma coisa, mas não é, acredite em mim.
Carro revisado sempre em concessionária deixa rastro dos trabalhos realizados, e é possÃ*vel ver o histórico de problemas com o carro. Além disso, eles usam componentes certificados e verificam eventuais recalls. Ok, a Frontier não tem recalls ou problemas crônicos, mas nem todas as orientações técnicas viram recall público. Existe o recall "branco" para problemas que não representem maiores riscos ou que não são recorrentes. Então quando você encosta o carro na concessionária, pelo número de série eles observam se tem alguma orientação técnica, muitas vezes uma simples troca de guarnição de um trinco, como aconteceu comigo numa Frontier 2016 que eu tive.
Eu encostei essa 2016 para uma revisão e tinha um boletim técnico recomendando trocar a guarnição de borracha do trinco do capô, que estava rachando e apresentando ruÃ*dos com o tempo por uma falha de fabricação no lote do fornecedor. Eles me disseram que tem sempre alguns serviços que podem ser feitos de acordo com o chassis.
Conheço uma moça que tinha um carro com 14 anos de uso e quebrou a suspensão, entortou a roda, estourou o pneus, fez um bom estrago. Ela levou numa oficina "de confiança" e deram um orçamento que era quase metade do valor do carro.
Eu sugeri pra ela ver na concessionária, pois era um trabalho em componentes crÃ*ticos, que exigiria soldas, e já vi serviços mais baratos em concessionária do que fora.
Ela levou na concessionária e adivinhe! O problema que ela teve no carro tinha recomendação de recall. A concessionária não soldou nada, trocou tudo por novo e ainda substituiu a roda e o pneu, TUDO EM GARANTIA, sem nenhum custo. Nem ela acreditou.
Eu acho importante você levar ela na concessionária, pedir uma boa avaliação e fazer uma revisão lá, pelo menos agora se não quiser fazer mais depois. Se ela estiver com a revisão em dia, ótimo, então se preocupe com coisas menores, como lubrificação de trincos, dobradiças, limpeza de ar-condicionado, e outras coisinhas que normalmente os donos de carros dizem que é bobagem da concessionária só para faturar mais. Eu, por exemplo, sempre adquiro o kit lubrificação, e nunca tive problemas.
Um colega lá do grupo de whatsapp ficou com a fechadura da tampa da caçamba da caminhonete dele travada outro dia, e sofreu para abrir. Estava muito seca e tinha entrado muito pó. Parecem bobagens, mas são detalhes que vale a pena fazer sim, mesmo que numa frequência menor que a recomendada, pois depende do uso.
Verifique balanceamento, alinhamento... coisas que ninguém gosta de gastar, e peça uma boa inspeção por baixo, procurando danos causados por mau uso. Tenha certeza que o óleo do motor e filtros foram trocados no km correto e são originais. Na dúvida, já troque tudo.
Boa sorte com a sua caminhonete e espero que ela te traga muitas alegrias. É uma ótima caminhonete, e se bem cuidada vai durar muito e dificilmente te dará algum problema.
Obrigado pela consideração.
Abração.