Postado originalmente por
Sergio c
Vou opinar estritamente sobre bloqueios de diferencial, não sobre as qualidades e defeitos das pick up vendidas hj no Brasil. Há muitos anos estou nas trilhas médias e pesadas em todo o tipo de terreno, e, quando surgiu, se não estou enganado, o bloqueio 75% no Willys, atuando com molas e uns discos tipo embreagem, se o Jeep tinha pneus pequenos e o atoleiro não era dos piores, esse bloqueio dava conta tranquilamente. Quando os começaram a por pneus maiores e os atoleiros começaram a ficar bem fundos, esse tipo de bloqueio, na hora que mais precisava, não funcionava. Aí, surgiram os bloqueis 100%, sinônimo das 2 rodas em cada eixo tracionando ao mesmo tempo, independente se uma roda estava no ar e outra enterrada no barro, mostrando que esse sistema é infalível.
Os veículos Gurgel utilizavam um sistema parecido com esse de atuar pelo ABS eletronicamente, ou seja, tinha duas alavancas de freio de mão para as rodas traseiras. Se uma patinasse, se puxava o freio dessa obrigando a outra a tracionar e vice versa.
Eu prefiro o sistema de bloqueio 100%, apertou o botão, trancou, pé na lata.