Bom dia, Ciro.
Me chamou muito a atenção o seu comentário sobre segurança e, como tenho apreço pelo assunto, vou gastar uns minutos aqui.
1. Quantidade de air bags x controle de estabilidade.
Você sabe que são coisas diferentes, certo? O controle de estabilidade pertence Ã* segurança ativa e os air bags Ã* segurança passiva. Ou seja, um serve para evitar acidantes e o outro para quando eles ocorrem. LOGO, a quantidade de air bags faz diferença sim. E não acho válido dizer que é um veÃ*culo alto, robusto ou qualquer outra coisa, porque sempre haverá um equivalente na colisão ou mais alto e mais robusto. Afinal, não podemos escolher em quem bater ou vice-versa. :discordo:
Nos testes que coloco Ã* frente, os air bags serão citados novamente. De qualquer forma, inegável dizer que uma Frontier com 2 air bags é menos segura do que uma Frontier com 6 bolsas. Ou que uma Frontier com 2 apenas é inferior a uma Hilux com 6 ao se avaliar a segurança passiva.
2. Testes de segurança
Resultados da Frontier em crash tests nos conceituados institutos de segurança veicular (exceto o IIHS, pois não é vendida do mercado de lá):
Euro NCAP: 4 estrelas - 6 air bags + joelho para motorista.
Anexo 572322
ANCAP: 5 estrelas - 6 air bags + joelho para motorista.
Anexo 572323
Latin NCAP: 4 estrelas - 2 air bags com testes de impacto lateral não realizados pela ausência das bolsas laterais.
Anexo 572324
São bons resultados. Mas na média. Exceto por um ou outro caso, penso como o Giovanni: as picapes estão próximas umas das outras hoje.
Os relatórios completos em pdf estão no final do post.
Vale a pena visitar os sites dessas institutos para escolher, dentro das restrições normalmente orçamentárias de cada um, um veÃ*culo para por a famÃ*lia dentro.
Eles geralmente têm ferramentas de comparação entre concorrentes. #ficaadica
Miranda