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Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

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  • 08/05/2020, 22:09
    Miranda_MG
    Grande Giovanni!

    Uma das poucas vezes em que ouso discordar de você ou algo próximo disso. Entendo seu ponto de vista e concordo com o que diz, mas creio que o Sérgio se propôs a fazer uma comparação absoluta entre bloqueio eletrônico e o mecânico. No sentido de qual é melhor para o te tirar de uma situação extrema; ou nem tanto (deu pra ver a Frontier presa no vídeo que iniciou a discussão).

    Também acho que não dá pra fazer trilha pesada com essas picapes por uma série de motivos. Mas te falo por experiência própria que em estradas péssimas já faz diferença o bloqueio. Foi assim na última viagem antes desse caos de pandemia no Jalapão.

    Abraço,

    Miranda

    Citação:

    Postado originalmente por GiovanniP Ver Post
    Essas coisas agente precisa alinhar o que é off road de estrada ruim é off road pesado.
    O que mais vemos aqui é discussão em que estes termos não são definidos e as pessoas ficam discutindo com os dois estando certos porém com situacoes diferentes...
    deixe explicar melhor, trilha ou off road PARA MIM e quando você vai se divertir buscando o limite da viatura, isso eu nao faço, nunca fiz! Trânsito por estradas ruins, o que é muito diferente... para mim off road não se faz com picapes, muito menos nestas cifras atuais que estão custando, isso é coisa para Jeep!
    Algumas pessoas vão ao sítio e pegam 30km de estrada de terra cascalhada, sobe uma rampa de cascalho com 4x4 ligado (as vezes em 4x2 nem sobe) e chama isso de off road. Não que estejam errados mas são visões diferentes para amassam terminologia.
    O que acho mais importante é ter conversas legais e gostosas e diminuir as discussões sem necessidades.
    Acredito que a necessidade de bloqueio para você Sérgio seja diferente da minha e de outros daqui do fórum, entende onde quero chegar??

  • 08/05/2020, 22:15
    GiovanniP
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Grande Giovanni!

    Uma das poucas vezes em que ouso discordar de você ou algo próximo disso. Entendo seu ponto de vista e concordo com o que diz, mas creio que o Sérgio se propôs a fazer uma comparação absoluta entre bloqueio eletrônico e o mecânico. No sentido de qual é melhor para o te tirar de uma situação extrema; ou nem tanto (deu pra ver a Frontier presa no vídeo que iniciou a discussão).

    Também acho que não dá pra fazer trilha pesada com essas picapes por uma série de motivos. Mas te falo por experiência própria que em estradas péssimas já faz diferença o bloqueio. Foi assim na última viagem antes desse caos de pandemia no Jalapão.

    Abraço,

    Miranda

    pior que não discorda Miranda, acho que me expressei mal...
    o que quis dizer é que em um off road o bloqueio 100% com certeza é muito superior, mas eu uma estrada tranquila caracterizada como off road pesado o eletrônico da conta do recado sem a necessidade de acionar o bloqueio entendeu?
    Grande abraço irmao
  • 08/05/2020, 22:19
    Sergio c
    Sim Giovani, cada um compra o que lhe convir, o usa como convém e por aí vai. Bloqueios eu prefiro 100% hehehe, igual minha band de trilha. Tb concordo que uma poça de barro com uns 5 metros de comprimento é bem diferente de 200km de estradas ruins e atoleiros de enroscar os eixos no chão, aí é como dizem, se separa o joio do trigo hehehe. Um abraço.
    Citação:

    Postado originalmente por GiovanniP Ver Post
    Essas coisas agente precisa alinhar o que é off road de estrada ruim é off road pesado.
    O que mais vemos aqui é discussão em que estes termos não são definidos e as pessoas ficam discutindo com os dois estando certos porém com situacoes diferentes...
    deixe explicar melhor, trilha ou off road PARA MIM e quando você vai se divertir buscando o limite da viatura, isso eu nao faço, nunca fiz! Trânsito por estradas ruins, o que é muito diferente... para mim off road não se faz com picapes, muito menos nestas cifras atuais que estão custando, isso é coisa para Jeep!
    Algumas pessoas vão ao sítio e pegam 30km de estrada de terra cascalhada, sobe uma rampa de cascalho com 4x4 ligado (as vezes em 4x2 nem sobe) e chama isso de off road. Não que estejam errados mas são visões diferentes para amassam terminologia.
    O que acho mais importante é ter conversas legais e gostosas e diminuir as discussões sem necessidades.
    Acredito que a necessidade de bloqueio para você Sérgio seja diferente da minha e de outros daqui do fórum, entende onde quero chegar??

  • 09/05/2020, 07:49
    Miranda_MG
    6 Anexo(s)
    Bom dia, Ciro.

    Me chamou muito a atenção o seu comentário sobre segurança e, como tenho apreço pelo assunto, vou gastar uns minutos aqui.

    1. Quantidade de air bags x controle de estabilidade.

    Você sabe que são coisas diferentes, certo? O controle de estabilidade pertence à segurança ativa e os air bags à segurança passiva. Ou seja, um serve para evitar acidantes e o outro para quando eles ocorrem. LOGO, a quantidade de air bags faz diferença sim. E não acho válido dizer que é um veículo alto, robusto ou qualquer outra coisa, porque sempre haverá um equivalente na colisão ou mais alto e mais robusto. Afinal, não podemos escolher em quem bater ou vice-versa. :discordo:

    Nos testes que coloco à frente, os air bags serão citados novamente. De qualquer forma, inegável dizer que uma Frontier com 2 air bags é menos segura do que uma Frontier com 6 bolsas. Ou que uma Frontier com 2 apenas é inferior a uma Hilux com 6 ao se avaliar a segurança passiva.

    2. Testes de segurança

    Resultados da Frontier em crash tests nos conceituados institutos de segurança veicular (exceto o IIHS, pois não é vendida do mercado de lá):

    Euro NCAP: 4 estrelas - 6 air bags + joelho para motorista.

    Anexo 572322

    ANCAP: 5 estrelas - 6 air bags + joelho para motorista.

    Anexo 572323

    Latin NCAP: 4 estrelas - 2 air bags com testes de impacto lateral não realizados pela ausência das bolsas laterais.

    Anexo 572324

    São bons resultados. Mas na média. Exceto por um ou outro caso, penso como o Giovanni: as picapes estão próximas umas das outras hoje.

    Os relatórios completos em pdf estão no final do post.

    Vale a pena visitar os sites dessas institutos para escolher, dentro das restrições normalmente orçamentárias de cada um, um veículo para por a família dentro. Eles geralmente têm ferramentas de comparação entre concorrentes. #ficaadica

    Miranda

    Citação:

    Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post

    O modelo que possui 6 airbags é só a top LE, mas eu não me preocuparia muito com isso pela altura dela e pelo tipo de construção. Eu curto muito mais o controle de estabilidade dela, esse que faz sim uma baita diferença e funciona de verdade. A maioria dos controles de estabilidade que as concorrentes usam existem só para enfeite, porque na prática não funcionam muito bem.
    .
    .
    .
    É uma pena que os testes comparativos de veículos nunca testam esse tipo de recurso. Garanto que a maioria dos controles de estabilidade que são instalados em nossos veículos são pouco funcionais. Tem um vídeo que levaram ao grupo onde mostra a total ineficiência dos controles de estabilidade e tração do Toyota Corolla e do Chevrolet Cruze em uma situação de curva fechada em piso molhado.
    Os testes só se preocupam com a quantidade de airbags. Esquecem que mais importante do que agir depois do acidente é evitá-lo.
    .
    .
    .
    A suspensão multilink da Frontier também foi adotada para favorecer esse sistema, e não apenas para conforto como a maioria dos "especialistas" dizem em seus testes ("competência jornalística").
    Enfim, enquanto lá fora temos crash tests, testes do alce e avaliação de controle em piso molhado, aqui temos como desempate o espaço no banco traseiro, o multimidia mais completo ou a aceleração de 0 a 100km/h.
    .
    .
    .
    É a triste realidade do Brasil. Como eu li outro dia na Época, o nível de exigência de qualidade nos países Sul Americanos é muito baixo. Aqui se compra pelo nome, pela aparência, pela força da propaganda e ninguém se preocupa em saber o que realmente está comprando. Com carros não é diferente. Até os franceses conseguem empurrar suas carroças aqui, e num país que fabrica um dos melhores aviões do mundo, mas não tem um fabricante nacional de carros.
    .
    .
    .

  • 09/05/2020, 08:41
    Bigsd
    1 Anexo(s)
    Anexo 572328
    .........
  • 09/05/2020, 12:02
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Bom dia, Ciro.

    Me chamou muito a atenção o seu comentário sobre segurança e, como tenho apreço pelo assunto, vou gastar uns minutos aqui.

    1. Quantidade de air bags x controle de estabilidade.

    Você sabe que são coisas diferentes, certo? O controle de estabilidade pertence Ã* segurança ativa e os air bags Ã* segurança passiva. Ou seja, um serve para evitar acidantes e o outro para quando eles ocorrem. LOGO, a quantidade de air bags faz diferença sim. E não acho válido dizer que é um veÃ*culo alto, robusto ou qualquer outra coisa, porque sempre haverá um equivalente na colisão ou mais alto e mais robusto. Afinal, não podemos escolher em quem bater ou vice-versa. :discordo:

    Nos testes que coloco Ã* frente, os air bags serão citados novamente. De qualquer forma, inegável dizer que uma Frontier com 2 air bags é menos segura do que uma Frontier com 6 bolsas. Ou que uma Frontier com 2 apenas é inferior a uma Hilux com 6 ao se avaliar a segurança passiva.

    2. Testes de segurança

    Resultados da Frontier em crash tests nos conceituados institutos de segurança veicular (exceto o IIHS, pois não é vendida do mercado de lá):

    Euro NCAP: 4 estrelas - 6 air bags + joelho para motorista.

    Anexo 572322

    ANCAP: 5 estrelas - 6 air bags + joelho para motorista.

    Anexo 572323

    Latin NCAP: 4 estrelas - 2 air bags com testes de impacto lateral não realizados pela ausência das bolsas laterais.

    Anexo 572324

    São bons resultados. Mas na média. Exceto por um ou outro caso, penso como o Giovanni: as picapes estão próximas umas das outras hoje.

    Os relatórios completos em pdf estão no final do post.

    Vale a pena visitar os sites dessas institutos para escolher, dentro das restrições normalmente orçamentárias de cada um, um veÃ*culo para por a famÃ*lia dentro. Eles geralmente têm ferramentas de comparação entre concorrentes. #ficaadica

    Miranda

    Meu querido Miranda

    É um prazer debater com uma pessoa educada, respeitosa e madura. Alguns outros comentários eu vou desprezar porque sabemos bem qual a intenção destes "colegas" e o que pretendem, além de apresentarem um nível bastante inadequado.

    Você me interpretou de forma equivocada.
    Eu não disse que 6 airbags são inúteis, de forma alguma. Olha lá o que escrevi, nem sou louco de dizer isso.
    Também não disse que eles não funcionam, como algum infeliz pode entender. Eu disse que a maioria não está acionando, seja por ajustes, pelas características de uma caminhonete, pelas considerações de projeto, mas isso é fato e já debatemos isso aqui com muitos exemplos.
    Se eu quisesse contar vantagem, eu diria que são necessários, já que a minha tem seis airbags.

    Um dos testes que você colocou eu mesmo já tinha divulgado aqui antes. E apesar da manifestação infantil de outro colega em sugerir que eu não menciono isso, fui eu justamente quem trouxe este teste na primeira vez para este tópico, e eu cheguei a mencionar na época que "A FRONTIER TESTADA NÃO RECEBEU CINCO ESTRELA PORQUE NÃO TINHA OS SEIS AIRBAGS, MAS TEM FRONTIER QUE POSSUI. A MINHA POSSUI, E, PORTANTO, RECEBERIA 5 ESTRELAS"
    Eu comentei até naquela mesma oportunidade que, em função da altura e do peso dela, cinco airbags nem seria a minha primeira preocupação nela, e foi o que eu repeti desta vez também.
    Não estou desmerecendo o recurso por ela não ter. A minha tem !!! Mas não preciso ficar exibindo um recurso só porque eu tenho.

    Eu tenho um carro na garagem que vale mais que a soma de todos que os colegas têm aqui nestas últimas discussões. É um gosto pessoal. Não tenho por exibicionismo. Não preciso disso. Nunca citei ele aqui, e não é o único. Até pego no pé de alguns amigos quando sugerem isso aqui (não é meu querido Bigsd?...kkk....)
    Não desvalorizei os airbags, e nem teria porque já que a minha, repito, têm !!!

    A segunda picape mais vendida no Brasil ganhou essa posição não tendo seis airbags nem no modelo top, e isso não colocou ela atrás da Frontier por conta disso.

    Tem muita gente que, por exemplo, não dá o menor valor da Frontier usar plásticos antichama. Você sabe quantos já morreram queimados em acidentes? Quantos pais não viram família presa queimando no banco de trás do carro e não puderam fazer nada porque nesse país de quinto mundo (sendo gentil) nem extintor de incêndio é mais obrigatório?
    Mas, sobre isso ninguém comenta.

    Ela tem de longe a melhor estabilidade entre as caminhonetes nacionais, comprovadamente, e esse é outro ponto que considero importante.
    Mas, a caminhonete mais vendida hoje no Brasil é, sabidamente e comprovadamente, um lixo em estabilidade. Muita gente já se matou com ela que ganhou um monte de apelidos pela sua facilidade de capotar, mas ela não fica atrás da Frontier em vendas por causa disso.

    Foi isso o que eu quis dizer, que a minha escolha nem foi pelos 6 airbags QUE A MINHA TEM. Eu faria a minha escolha por ela por razões que considero mais importantes. Foi isso que eu disse.

    Se você olhar a reportagem da Latin NCAP, eles mesmos citam que a falta de 6 airbags não deveria tirar a quinta estrela da segurança do veículo, já que "por ser uma caminhonete, a ausência de seis airbags não representa o mesmo peso de importância como de um veículo de passeio". Eles mesmos citam isso. Porque? Novamente, pelas razões que eu citei e que comentamos aqui, e que são de nosso conhecimento (altura da caminhonete, maior massa, área de impacto mais baixa nos acidentes mais comuns, etc.)
    Tanto é curioso que um colega que me criticou aqui (pela sua característica imaturidade) citou uma vez, quando sugeri que ele comprasse uma SUV, que ele preferia uma caminhonete porque em caso de acidente "ela é mais segura".

    O que é mais seguro na sua opinião? Um Gol com 20 aibags ou uma caminhão? (exagerei nos dois extremos para exemplificar somente).
    Quantos acidentes com picapes conhecemos que tiveram resultado de vítimas fatais por colisões laterais?

    Novamente, eu tenho as duas condições, a segurança de um veículo mais alto e pesado, e a facilidade dos seis airbags. Se eu quisesse valorizar os airbags eu poderia fazê-lo tranquilamente, desmerecendo o que os demais colegas possuem.
    Mas eu não sou assim, não entrei nesse grupo para fazer o mesmo que muitos aqui fazem. Esse tipo de comportamento eu deixo para as mentes mais "perturbadas".

    Eu, inclusive, evito e peço para os meus AMIGOS evitarem participar nos tópicos de outras caminhonetes. Porque muitos conhecem mil razões para criticar outros modelos, mas peço que evitem isso, que juntem os PROPRIETÁRIOS aqui para troca de informações e EXPERIÊNCIAS REAIS.
    "Ah.... mais tem caminhonetes com motor abrindo o bico com menos de 20.000km... tem caminhonete capotando... tem isso ou aquilo", é o que o pessoal comenta quando conversamos sobre o comportamento de alguns neste fórum.
    Sabe o que eu digo? Deixem isso pra lá. Isso é uma disputa infantil, imatura.
    Perceba que basta alguém comentar algo negativo neste tópico que gente que há muito não frequentava aqui aparece para jogar mais gasolina. É o que alguns querem. Mas eu sempre digo, ignorem.

    Você fala algo sobre a caixa de direção e enchem de vídeos demonstrando algo que não foi o que você disse.
    Eu não tenho oficina, não tenho revenda de peças ou de veículos, e nem faço torcida por marcas e modelos. Entro aqui para contribuir com informações úteis com algo, não para me valorizar comercialmente. Então, o melhor é mesmo ignorar.

    Ontem no grupo um colega comentava do irmão dele, que comprou uma "Fódi Range" como eles costumam dizer... kkkk...
    (Evito citar marcas e modelo mas nesse caso acho que merece)
    Com menos de 40.000km ele trocou a caixa de direção duas vezes. Ao contrário da Nissan, a autorizada negou a garantia e ele teve que pagar em uma das vezes (a outra foi feita em cortesia depois de muita briga).
    A concessionária alegou que foi "mau uso". Tudo para a Ford é "mau uso". Eles disseram que o problema é que ele estacionava em descida, com as rodas direcionadas para a calçada e encostada nela. Segundo o relatório do fabricante, isso forçava o sistema de direção. Um detalhe... ele nunca fez isso. E agora?

    Ontem queriam trazer isso para o tópico, e eu pedi que não fizessem isso e agora acabei fazendo porque acho que extrapolaram mais do que o necessário esse assunto, com a óbvia intenção de desmerecer o modelo pelas óbvias razões que eu já comentei.
    Esse colega do grupo disse que o irmão dele vendeu a Ranger e comprou uma L200, que nunca mais quer saber de Ranger, e que achou ela um lixo.

    Vamos entrar no tópico da Ranger e revidar as provocações aqui? Vamos entrar no tópico da Hilux e provocar com as piadinhas e apelidos da falta de estabilidade dela? Vamos entrar no tópico da S10 e provocar com o sistema de tração que faz barulhos que se ouve a uma quadra de distância ou do controle de estabilidade que é inútil? Vamos falar do motor V6 da Amarok que consegue quebrar mais que o antigo que já tinha uma fama ruim?
    Não, meu caro, preferimos ficar aqui falando da Frontier e evitar participar deste tipo de provocação barata.

    Aponte algum dia que um colega do clube entrou em algum outro tópico de outro modelo para provocar. Por favor, me mostre apenas um. Não vai encontrar.
    Infelizmente, este tópico viveu um passado difícil e que todos reconhecem, onde se entrava aqui apenas para criticar, por ciúmes do modelo, por ser vendedor de outras marcas, por ter oficina ou revenda e querer vender ideias das mais absurdas, e outras coisas que já INFESTARAM até outros tópicos.
    Com muito sacrifício, com o aumento do número de proprietários do modelo, e com a forte intervenção da moderação que chegou até a suspender alguns colegas, isso foi se acabando. Mas basta abrir uma brecha para voltar esse tipo de coisa.

    Se todos fossem como você, seria um prazer debater ideias como fazemos agora, onde uma interpretação equivocada do que falei levou à uma dúvida. Mas, nem todos são assim, e vamos optar em ignorar alguns comportamentos para não trazer de volta esse passado infeliz.

    O pessoal cogitou ontem no fórum do clubedanissanfrontier.com.br em deixar este fórum. Eu insisti em NÃO fazer isso, e, principalmente, em não entrar em provocações, e esta é a postura que vamos adotar enquanto isso for possível.
    É isso que querem, cansar todo mundo e depois destruir a imagem da caminhonete.

    Mas, se a intenção for mesmo tumultuar de vez este tópico, então vamos centralizar tudo no Clube e nos grupos de whatsapp.
    Por essa razão os fóruns andam cada vez mais vazios. Enquanto no whatsapp e no Clube temos mais de 200 mensagens por dia, aqui temos uma meia dúzia, quando tem. Mas, eu acho muito importante manter esse fórum. Primeiro porque tenho um carinho especial por este espaço onde conheci muita gente bacana e me ajudou muito, segundo porque acho mais organizado que um grupo de whatsapp, e terceiro porque percebo uma boa vontade da administração em preservar um ambiente saudável e gratuito para unir as pessoas de bem.

    Te agradeço muito pela sua educação e pela oportunidade de realizarmos um debate de alto nível. Esse é o espírito de um fórum.

    Grade abraço, meu querido.
  • 09/05/2020, 12:18
    Ciro Alencar
    Uma observação técnica, que inclusive confirmei com um amigo agora.
    O bloqueio de diferencial mecânico não transmite todo o movimento para uma roda, na verdade as duas rodas do eixo viram na mesma velocidade, e a que estiver com maior aderência, vai receber a maior força, que pode ser quase total dependendo das circunstâncias (quase total porque na prática sempre haverá energia no movimento da roda sem tração).
    O sistema que bloqueia uma roda e transmite todo o movimento para a outra, e também a força disponível, é o eletrônico, que muitos consideram mais eficiente (e que já é adotado em muitos veículos off road).
    Também, para muitos, não procede a questão de perda de eficiência pelo calor, em razão das velocidades envolvidas e pelo bloqueio total sem atrito contínuo.

    Mas, enquanto ficam nesse debate e ninguém se decide pelo melhor, eu vou ficando com os dois... kkkkk.....

    Mas, mesmo tendo os dois à disposição, prefiro o eletrônico. Minha experiência, meu gosto, minha avaliação, meu uso....
    Mas que fique bem claro que eu poderia defender qualquer uma das duas tecnologias, pois tenho as duas à disposição. Portanto, não é querer desmerecer esta ou aquela como os mais pobres de espírito podem querer sugerir.
  • 09/05/2020, 12:23
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Anexo 572328
    .........

    Meu querido... desnecessário.
  • 09/05/2020, 12:24
    Ciro Alencar
    E antes que eu me esqueça... um ótimo final de semana de confinamento a todos os queridos AMIGOS.
    Se cuidem !!!
  • 09/05/2020, 13:13
    GiovanniP
    Conheço inúmeros ex proprietários de ranger que tiveram problemas com ela e nem passam perto, isso não me machuca nem fere meu ego!
    Assim como Amarok e nova Frontier
    relaxem é apenas uma máquina
    não vi nenhuma mentira em nenhuma postagem, nem agressão e nem pessoas tentando denegrir imagem de picape alguma...
  • 09/05/2020, 19:02
    Cid394
    Citação:

    Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Já que o dono desta belezinha não nos dá mais a honra e o prazer de sua participação... kkkk.... publico algumas fotos que ele compartilhou conosco hoje pelo grupo do Clube.
    ...

    Boa noite! Lindo carro, agora estou esperando a minha chegar...

    Poderia informar a marca do santo antonio de da capa de caçamba?

    Obrigado e abraços em todos!
  • 09/05/2020, 20:28
    GilbertoBSB
    Citação:

    Postado originalmente por Cid394 Ver Post
    Obrigado Gilberto! Fechei negócio numa LE, andei na do test drive deles e gostei bastante, só perdeu aquele jeitinho de caminhãozinho da antiga, mas a vida é assim mesmo, sua resposta me ajudou a decidir. Obrigado!

    Parabéns Cid394!
    Agora é só aguardar para ter o prazer de andar nela! Você vai gostar!

    Só uma coisa. Precisa colocar uma trava no estepe. Eu coloquei uma corrente grossa enfiada na câmara de bicicleta e um cadeado.
    Há outros tipos de travas, mas não saia sem uma.
    Eu coloquei uma capota de fibra. Tinha uma marítima, mas achei melhor a capota (embora fique mais feia) para viagens longas.
    outra coisa que fiz foi a vitrificação da lataria com VX45. Gostei muito, fica muito fácil para lavar.

    abraco

    Nissan Frontier LE 2018
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