Bom dia !
Cadê os preguiçosos deste fórum? Lá no whatsapp ficam tagarelando o dia inteiro, mas aqui nada... :lol:
Vamos lá gente !
Nilton, eu concordo com você.
Mas, temos outros caminhos além da Justiça. o site reclameaqui, o consumidor.gov, o Procon, etc...
Mas tem muita gente que vai só no fórum ou whatsapp criticar e deixa por isso mesmo.
Há alguns dias entrou no grupo um sujeito que não postou nenhuma mensagem. De repente ele entra reclamando da Frontier que teve um problema quatro vezes, que ninguém mais no grupo tinha tido. Disse que trocou a mesma peça nas 4 revisões. Depois, no meio da discussão, ele diz que a sorte dele é que a caminhonete estava na garantia porque só tinha 28mil km rodados... mas como se ele fez 4 revisões? Foi banido do grupo.
Isso é direto que acontece lá nos grupos e no clube.
Se o cara tem um problema ele tem que resolver, porque muitos concorrentes estão oferecendo coisas bem piores pelo que andamos vendo, então só trocar de modelo dificilmente será garantia de ser mais feliz.
A Frontier tanto a antiga como a nova tem uma fama excelente não só entre seus donos mas também no mercado. Muita gente comenta que hoje ela supera outro modelo que já teve a fama de ser a mais confiável do mercado. Na minha opinião apenas iguala com algumas vantagens tecnológicas para a Frontier (motor, suspensão, desempenho...), mas a outra também é bastante confiável.
Mas, como você comentou, tem mecânicos e "mecânicos". Imagine se em algumas concessionárias temos problemas de atendimento, o que dirá das oficinas paralelas onde não há o mesmo nível de informação técnica, apoio de engenharia, ferramental específico, desenhos, orientações de fábrica, etc., e ainda fazem gambiarras de todo tipo mudando isso, modificando peças, bloqueando aquilo, anulando sei lá o que sem critério nenhum. Não estou generalizando, eu conheço uma oficina muito confiável na minha cidade mas o próprio dono que é um grande amigo meu já me disse que os recursos são muito mais limitados do que uma autorizada.
E o grande problema é que muita gente faz duas ou três revisões na concessionária e depois vai relaxando. Quando aparecem os problemas aí reclama. Quando o fabricante não dá garantia porque a manutenção preventiva não foi bem feita, aí o pós venda é ruim, o carro não presta, etc.
Eu, o Ciro e outros colegas chegamos a participar de um grupo de whatsapp que o pessoal é apaixonado pela Frontier, mas todas "mexidas", chipadas, sem manutenção confiável, etc. Aí aparecia alguém reclamando que a Frontier não era confiável, que acontecia isso ou aquilo e generalizava. Mas, se você visse as gambiarras que faziam, o uso que faziam dela e o pouco (ou nenhum) cuidado com o programa de manutenção, era de chorar. Acabamos até deixando o grupo por causa disso.
Como o Edu comentou aqui, cada veículo tem a sua proposta. A de uma picape não é apostar corrida em estrada ou fazer testes de arrancadas :lol:
O Ciro sempre comenta que brasileiro não sabe comprar carro e eu reclamava sempre com ele quando ele falava isso. Hoje eu concordo com ele porque ele apresentou os seus argumentos e há muita razão neles. Aliás o próprio Edu já abordou isso aqui com muita propriedade de quem já trabalhou em muitas montadoras.
Tem que pesquisar muito antes de comprar, fazer a manutenção correta (e cobrar a qualidade dos serviços ou ir ao Procon) e usar o carro para a finalidade proposta (ninguém compra um Gol para usar em carregamento de sacos de cimento por exemplo), senão o final não vai ser feliz com certeza. Ninguém vai morrer se exigir do fabricante ou do Procon uma solução para o problema que teve. Dizer que não vale a pena perder tempo com isso não é razoável, até porque procurar outro modelo, realizar uma nova negociação, perder dinheiro numa troca (feita de forma relâmpago ainda), trocar seguro, emplacar novamente o novo carro e tudo mais vai consumir muito mais tempo e mais energia, e provavelmente não vai ser a solução garantida de que nunca mais o carro vai dar problema, pelo contrário.
Um ótimo domingo a todos.