Opa eu também!!! kkkkk
Mas o aditivo de tanque limpa somente a linha de combustível. Esse do vídeo limpa o sistema de admissão, ou seja...Turbo, Intercooler, coletor de admissão, EGR, etc...
Abs
Versão Imprimível
Para quem gosta de monitoramento, tem para vender um mini scaner obd2 com conexão bluertooth. O que eu tenho é um com a caixa preta e o rotulo é em azul e laranja. ELM327 OBD2 interface bluetooth custa em torno de 50,00 é facil parear com os celulares android. Tem diversos software para baixar no celular, eu uso o Torque free, como o nome diz, é de graça. Lá voce ve as falhas atuais, os historicos e pode apagar essas registros. As falhas aparecem por codigos que podem ser verificados em uma busca na internet.
E G R :
Eu tampei a EGR por uma semana, mas acendeu a injeçao, verificada as falhas, sendo: Po229 - [Underboost, codigo verificado na internet, o sistema entende como fuga de pressão da turbina] e Po106 [se não me falha a memoria, que é erro de pressão absoluta, ou leitura da pressão atmosférica, ja que eu estava descendo serra a pressão atmosferica muda o sistema tem algumas estratégias para ler a alteração e acredito que o sistema egr estava envolvido nisso]. O sistema de injeção da dakar/triton 2013 estão diferentes das anteriores. Pois, não via relatos desses pipinos nas 2008/9 e 10.
Com a egr bloqueada as vezes o sistema entra em modo de segurança e não permite que o motor gere potencia, lembre, o acelerador é eletronico. Pé em baixo não é a mesma coisa do motor estar na potência máxima, que decide isso é o módulo.
- O consumo aumentou considerávelmente, de 10 para 8km/l. No meu ver, isso tambem acontece porque apesar desse ar entrar sujo, na verdade ele tambem ocupa um espaço na camara de combustão e por uma questão de tabelas de funcionamento do motor, a mistura fica mais rica. Isso na minha opnião.
- Desempenho, enquanto a luz de injeção não esta acesa, PARECE, que melhora. Não fumaça.
Achei melhor voltar ao que era antes, zerei as falhas, desliguei o cabo de bateria por várias horas e tudo ficou como era antes.
Voltando a falar do scaner obd2, voce ainda pode montar paineis no cel com diversos modos de leitura dos instrumentos, voltagem, temperaturas ar , temp arrefecimento, até pressão da turbina.
Ele serve para a L200 Sport? Se sim, onde encontro?
Não sei se serve nas outdoor /sport. Tem que ser protocolo OBD2. Veja com algum mecânico de sua confiança. Na triton /dakar /paj full o conector fica no final do painel bem na frente do acelerador é um conector trapezoidal, veja as imagens na internet e procure o conector. Baixe o Torque free no cel, se for android ou iphone, configurar os mostradores do software é bom de personalizar. Pode procurar no ML ou até no Ebay. Vale a pena, mesmo se não lhe servir, vai ser fácil passar para frente.
assim que instalei a egr killer o computador de bordo acusou um consumo menor, pelo menos 1,0km/l na cidade e senti uma leve melhora no desempenho na faixa dos 2000 rpm
Estou instalando uma chapa de aço 1020 como junta cega, no lugar da junta original no trocador de calor mas a espessura desta junta cega nao da pra ser superior a 2 mm caso contrario, todo o restante do cano até a junção da válvula egr com o bloco pode ficar, com angulo, e abrir na junção da carcaça da egr um vão por onde pode entrar agua, poeira e outras coisa pela tubulação, q vai para a parte fria da turbina, sei disso pq tentei instalar um junta cega de 6 mm e o tubo q vai para a egr criou angulo. Alguém poderia relatar o q percebeu e q material usou?
Ao dirigir a triton na estrada, mantendo a mesmaposicao no acelerador, percebo que o carro lentamente perde velocidade. Que ao acelerar para ultrapassar, o motor leva uns 3 segundos para entregar resposta em aceleração. E ao atravessar barro preto em linha reta, se manter a posição do acelerador, em todos os casos o carro perde aceleração. A impressão q eu tenho e q a eletrônica faz ajustes simultâneos no sentido deixar a relação estequiometrica mais pobre dentro dos limites especificados, para tornar o carro mais econômico, com o acelerador em posição precionado e sem variar a pressao no pedal. Até aqui blz. O problema e que a egr também abre ( e fecha devagar quando o acelerador e precionado) aos poucos e devagar, com uma pressao do pedal continua e em rotação em 2000rpm, dai gradativamente o motor perde força!
2 coisas pude concluir, a primeira e q se isolar a egr, a correcao na relação estequiometrica vai fazer seu trabalho e o veiculo manter velocidade e com respostas imediatas com a menor variação no acelerador. A segunda, se o motorista dirige variando a pressao do pedal, bombando o acelerador em linha reta, a relação estequiometrica vai Enriquecer a mistura e o consumo vai crescer. Vcs que isolaram egr, o que percebeu?
Relação estequiométrica em motores diesel??
No diesel, o "ar" é ilimitado, a vontade, até pressurizado...
O desempenho é dosado não pela quantidade de ar/combustível (motores Oto, relação estequiométrica), mas somente pela quantidade de combustível.
Ou seja, a relação estequiométrica no ciclo diesel é sempre variável. Um momento injeta-se pouco combustível com "X" quantidade de ar. Depois injeta-se 2x, 3x, 10x a quantidade de combustível para a mesma quantidade de ar.
Daniel
Algumas fotos da minha antiga L-200 Triton quando tirei o EGR para limpesa.
Fiquei assustado carro era ramapeado no Reiko ultimo estagio.
Anexo 427138Anexo 427139Anexo 427140Anexo 427141Anexo 427142Anexo 427143
Assustador kkkk
Pessoal...eu instalei a EGR KiLLer na minha Triton Savana 13/13....esta atualmente com 2000 KM....porem percebi que apos a instalação o ar quente esquenta bem menos que antes....alguem que ja instalou a EGR KILLER também já percebeu isso...
Abraços.
Essa teoria, de o aquecimento ser afetado pelo fechamento da circulação daquele resfriador de ar, foi abordada posts atrás... No meu humilde ponto de vista, não posso acreditar que o líquido de arrefecimento, que é utilizado no radiador do aquecimento, seja preponderantemente aquecido pelo resfriador de gases. De todo modo, é apenas um palpite!
Com relação ao bloqueio da circulação dos gases: realmente pretendo fazer isso na minha Triton, ainda mais depois que coloquei uma daquelas caixinhas milagrosas (ligadas em ponte com o sensor do common rail) em conjunto com um filtro de ar menos restritivo. A questão é: alguma boa alma se dispõe a enviar o gabarito da junta cega, ou mesmo uma junta cega feita a mais? :cool:
Se for de SP-SP, ou de Guarulhos, pago uma! :brinde:
Não queria desmontar aquele cano que vem do coletor/turbina para só então ir num serralheiro e contar com a boa vontade deste para voltar a andar com a picape....