Facíl. Copia a junta que esta montada no coletor de escapamento. Faz a junta cega e coloca junto ao resfriador do outro lado do tubo. Não esqueça que vc tem que colocar junta dos dois lados da junta cega. Um abraço.
Versão Imprimível
Goyabah: sem dúvida, copiar a junta é o que pretendo fazer caso ninguém disponha de um gabarito...
Se já dispusesse de um gabarito, iria num serralheiro, fazia a junta cega e, com ela pronta, desmontava o carro. Queria evitar ter de ficar com o carro desmontado aguardando a boa vontade de um serralheiro cortá-la...
Não entendi o que quis dizer com "junta dos dois lados da junta cega". Silicone de alta temperatura dá conta (aquele usado na montagem de cabeçotes) ou é necessário ir atrás de outra coisa?
Já era: uma chave biela 12 e boa! Tirei as juntas, copiei elas e remontei. Amanhã vou procurar um serralheiro que se disponha a fazer a junta...
Duro é ter dois trabalhos de desmontar e montar, mas, fazer o quê!:news-coffee:
Com um pouquinho de habilidade e ferramentas adequadas como uma chave L 12, uma 10mm para a cobertura do motor ou um jogo de soquetes com um prolongador, é relativamente fácil.
Cuidado para não deixar cair o parafuso do coletor, esse é realmente chatinho. Quanto ao material e a dificuldade de fazer a junta cega, se você tem uma serra tico-tico ou até um arco de serra e uma furadeira, você consegue.
Quanto a desmontagem, montagem, compre a junta de vedação antes, vai precisar de pelo menos uma junta nova o ideal é ter 3 novas, copiar e depois fazer a instalação.
A chapa que usei é grossa 3mm, metade disso já basta. Vc pode pegar uma de esquadria de alumínio que já esta bom. Aqui entre nós, vc pode fazer melhor do que essa abaixo. Pois, ficou meio porcalhona. Mãos a obra!
Anexo 441298 Anexo 441299
Ficou bonitinha... kkk
Valeu amigo. Eu fiz o trampo na quarta-feira. Tirei aquele tubo que vem do coletor, peguei as juntas originais, as medi e copiei. Deixei com um funileiro amigo meu, que irá fazê-las a partir de uma chapa de remendo, com 1,2 mm de espessura.
Tirar os parafusos do coletor não é nada!!! Duro é recolocá-los... Putz, que posição infernal... É preciso paciência e MUITA LUZ!!! kkk
Agora disponho de todas as medidas! Comprimento, largura, distância entre furos (a partir do centro deles), diâmetro dos furos, etc...
Se alguém quiser, grite que envio uma cópia do arquivo...
O, uma dica para recolocar esse parafuso no coletor e colocar algo grudento na soquete, massa de modelar, cola, em fim use a criatividade. Um desses parafusos ficou perdido por cerca de um mês. Não achava de jeito nenhum, desmontei um monte de coisa para ver se achava. E olha que eu tenho um cuidado imenso para isso não acontecer. Achei um compatível e instalei no lugar. Mas, não me saia da cabeça essa perda.
Um dia, durante uma viagem e ao ajustar o farol, ACHEI! Estava encaixado em um dos diversos furos na longarina acima do farol, bem visível.
Fica a lição, ponha os parafuso em um local seguro, aquele potinho plástico da patroa vai muito bem. Não deixe ela ver. OK?
Ah. Outra dica. Quanto a luz compre uma dessas lanternas de led de cabeça. Tem umas baratinhas no mercado e são ótimas. Vc fica com as duas mãos livres e a luz fica em uma posição muito boa. Tenho uma em cada viatura e uma outra que fica em casa para situações onde ela vai te ajudar muito. Vale a pena.
Boas dicas Goiabah, principalmente a do "grude" para segurar o parafuso! Penso em adotá-la com um pedaço de fita dupla-face!
ale_ppd12@hotmail.com obrigado pela atenção, e me desculpe a demora a passar o endereço do e-mail!
Olá, pode mandar o gabarito pra androide@gmail.com também? Obrigado!
Abs
Marcelo