Postado originalmente por
Skandeer
Consumo TR4... acho que descobri o vilão, ou melhor, a quadrilha! :grin:
Prezados, acho que as únicas coisas que deixam os proprietários de TR4 menos felizes são o alto consumo (até então...) e os preços exorbitantes de manutenções e itens diversos se comprados nas concessionárias ai ai...
Bem, sempre tive dúvidas quanto ao marcador de combustível na minha TR4/Auto/2005/Gasolina. Fiz testes sempre rodando com 2000~2500 giros e abastecendo no mesmo posto. Achava estranho a menina custar para descer o ponteiro ao 1º quarto do marcador e depois a coisa seguir em disparada (para meu desespero...). O último quarto então devia todo ser considerado como "reserva". Achava até que o marcador era projetado para nos enganar num primeiro momento como recurso de marketing. Dessa forma, rodei várias vezes até acender a luz da reserva e abastecia 40~42 litros numa média de 7,5~8Km/Litro. Vamos lembrar que é um carro de 1500Kg, com aerodinâmica de jipe e com 3 diferenciais, caixa de redução etc. até que não é lá tão ruim aqui dentro da cidade. Mas, pasmem... resolvi rodar até o ponteiro atingir a marca entre o primeiro e o segundo quarto do tanque: abasteci 13,48 litros tendo rodado 130,5 Km = 9,68Km/Litro dentro da cidade! (20% do tempo com ar condicionado)
Ou seja, temos alguns vilões, um ladrão e uma quadrilha! hehe:
1º A gasolina muito volátil evapora-se com facilidade... quando há espaço e ventilação para tal.
2º O espaço vai-se formando à medida que o tanque esvazia. Portanto, não deixe seu tanque esvaziar muito para reabastecer.
3º Já não bastasse o ladrão (que não deixa seu tanque encher demais senão vaza) que permite a entrada de ar no tanque à medida que a gasolina vai baixando o nível, temos uma quadrilha inteira, que é um sistema que descobri lendo o manual de serviço do TR4/IO: é um sistema que "chupa" o ar interno do tanque e através de um filtro de carvão joga este "bafo" na admissão. Agora imaginem: a gasolina volátil, balançando dentro do tanque, o espaço vai aumentando na medida do consumo, permitindo que entre mais ar para ser saturado pelo vapor da gasolina e ainda algo que aspira fortemente este "bafo dos infernos" e joga pra dentro do motor. Não sou o dono da verdade, mas façam experiências e tirem suas conclusões.
Minha TR4 está com quase 110 mil rodada, usa óleo 5w40 e agora usando a técnica do abastecimento no primeiro quarto está dando mais de 9Km/litro aqui em BH que é cheio de morro.
Outra coisa: vou dar um jeito de minimizar essa aspiração (do capeta!!) para tentar diminuir a volatilidade da gasolina e assim, fazer novos testes. Acho que a Pajeirinho pode chegar aos 10Km/litros aqui em BH. Já pensaram que coisa fantástica! :smile:
Aguardo novas experiências e relatos!
Abcs :grin: