Falae, Rbastos!
Atualmente, FOX e Procomp fazem parte do mesmo grupo empresarial. A Procomp, líder mundial em tecnologia off-road, fundiu-se com a FOX e mais algumas marcas (Smittybilt etc).
Realmente, dispensam qqr comentário...
Abs,
Versão Imprimível
É uma pena mesmo...mas tb temos nossa parcela de culpa. As grandes marcas precisam ter mercado pra sobreviver. No mercado norte-americano, por exemplo, compensa investir em tecnologia. Eles absorvem os produtos que são lançados, enquanto nós, no mercado brasileiro, buscamos adaptações mais baratas para tudo (peças remanufaturadas, peças de segunda linha, peças "Ching-Ling" e por aí vai). Não é interessante para uma marca apostar num mercado desse. E só fazemos isso pq td aqui é caro...impostos, taxas de importação etc.
É uma grande bola de neve que acaba por "assustar" os grandes fabricantes de acessórios off-road. Um exemplo clássico: ninguém quer colocar Procomp numa Band ou num Jeep pq os amortecedores do MB 1113 (salvo mal juízo) cabem e deixam o carro mais "durinho". Mas será que um amortecedor de caminhão, que tem peso e utilização diferente de um off-road fica bom num Jeep? Isso a grande maioria não quer nem pensar. O que realmente importa é que cabe no carro e no bolso.
E mais uma vez nos afastamos da qualidade em peças para off-road...
Abs,
Olá, oliveiraideal.
Aproveite que vai trocar peças da suspensão e faça um lift:
Molas dianteiras do Escort Zetec com ar na traseira da TR4 + amortecedor da TR4 ou Procomp (a segunda opção é melhor e sai quase o mesmo preço).
Na dianteira, só os calços.
Abs,
Falae, TurnOff,
Mas os da L200 na traseira da TR ficam bem duros e o carro dá uma "flutuada" em estradas de terra qdo vc dá uma "acelerada a mais". Perde a estabilidade no off-road e tb perde conforto no on-road.
Essa é a minha experiência, pode ter quem goste...
Abs,
onde encontro os calços para venda??? fica mais barato se mandar fazer??
abraço
Os calços ja encontrei alguns fabricantes... agora estou decidindo qual vou comprar... pois as diferenças de preços são gritantes...
Meu surgiu uma nova duvida a respeito da troca das bieletas, pois vi um kit para lift que vem com 2 bieletas.
Qual a necessidade de trocar as bieletas ao fazer o lift?
e tambem gostaria de saber como tem se comportado o lance de rasgar a coifa da homocinetica com mais facilidade apos efetuar o lift de 2"... seria entao o lift de 1,5" o mais recomendado??
desde ja agradeço pela ajuda...
Márcio Medina
Realmente tem quem goste dessa adaptação, eu tenho na minha pajero, na traseira, molas de santana e amortecedores da L200 quadradinha. Uso minha pajero para rally e acho perfeita essa adaptação, discordo da perda da estabilidade, muito pelo contrário, acho que ficou muito melhor, mais firme e segura. Andando em asfalto, ela fica colada no chão, porem, perde significativamente em conforto, parece carro rebaixado. Estou muito satisfeito com a modificação, que para meu uso ficou perfeita.
Abç
Olá companheiros,
sobre as alterações na tr4, gostaria de ressaltar alguns pontos que já foram anteriormente citados neste tópico:
1- ao se utilizar o calço na suspensão dianteira, muito importante se checar o ângulo de trabalho das homocinéticas e obrigatóriamente refazer a geometria, principalmente o câmber, que neste caso ficará mais positivo, prejudicando a dinâmica do veículo.
2- na suspensão traseira, a troca da mola parece uma boa opção, caso o "k" não seja muito diferente. Outro ponto importante à ser observado é o comprimento aberto do amortecedor, que preferencialmente deve ter 2" à mais que o original, caso contrário o amortecedor estará trabalhando praticamente em sua extensão máxima, fazendo com que a roda perca contato e tração com o solo com maior frequência.
No caso da substituição por amortecedor de maior curso e comprimento aberto, é importante que se faça o reposicionamento do batente de fim de curso na compressão. Caso o amortecedor seja 2" maior no comprimento aberto, por consequência, será 1" maior no comprimento aberto.
Bom trabalho à todos