Média está bem baixa, deveria fazer ao menos os 8,5 km/l que você esperava mesmo (no mínimo).
A tampa você não precisava comprar original, podia ser esta aqui, por R$18,00:
Tampa do radiador L200 GL/GLS na Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Pajero , Triton , Nissan Fron
Esse motor 2.5 tem fama de superaquecer, é o mesmo da L200.
Isso que você relatou pode ser desde apenas problema na tampa até cabeçote trincado...
Um motor que sofreu superaquecimento recente também teria estes sintomas. Fique atento a água do radiador e ao ponteiro de temperatura.
Faça o seguinte teste para verificar se está passando compressão dos cilindros pela junta e/ou cabeçote:
Com ela fria tire a tampa do radiador e dê partida no motor veja se começa a borbulhar a água do radiador se borbulhar é porque está passando compressão do motor para o sistema de arrefecimento.
(obs.: é normal cair um pouco de água do radiador pois o motor vibra, o que não pode é ficar borbulhando, principalmente na hora que acelera o motor).
Se borbulhar é porque está passando compressão do motor para o arrefecimento aí somente tirando o cabeçote, mesmo que ela não tenha fervido este defeito pode ocorrer devido a qualidade da junta do cabeçote, devido a corrosão das galerias, enfim inúmeros fatores podem gerar este defeito.
Outra coisa não é só o sistema de arrefecimento defeitouso ou inadequado que faz o veículo superaquecer: escapamento com muita restrição, óleo inadequado, motor fora do ponto, bomba injetora desregulada, esses e outros defeitos tambem fazem o motor aquecer mais que o normal.
[]s