x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Washington JÚNIOR
    Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI
    Agradecimentos: 0

Pessoal, começando meus diários por aqui... certo, peguei o Búfalo quarta-feira passada, então, na sexta fiz aquela revisão de filtros e óleos, graxa, alinhamento e balanceamento, etc, e fiz a primeira viagem logo no sábado. Cidade pertinho, 250 km (ida + volta), poucas curvas e nada de serra, pelo contrário, cada retão... passei o tempo todo me controlando pra não enfiar o pé e não passei hora nenhuma de 120 km/h. Tava quase chegando na reserva hoje, quando me deu um receio de ficar pegando sujeira do final do tanque e resolvi reabastecer. O manual diz que o tanque tem 74 l, e hoje pra completar pegou 59,4 l, então, ainda dava pra rodar um bocado. Mas, para meu espanto, no total dos 440 km que rodei com o tanque só consegui a média de 7,4 km/l. E olhem que rodei 250 km na estrada. Mesmo sempre andando com o AR ligado, eu esperava obter no mínimo uns 8,5 km/l. Vou continuar medindo e perguntar pro meu mecânico se tem algo a se fazer.

Agora, isso aí foi o de menos. Quando eu cheguei de viagem, logo ao estacionar o carro em casa, ouvi um barulho estranho vindo do motor. Olhei por baixo e vi uma água descendo. Achei muita água pra ser do ar-condicionado, então, abri o capô e vi que a água borbulhando e saindo pelo ladrão do tanquinho de água do radiador, aquele bem ao canto. Achei estranho, e levei hoje ao mecânico. Ele disse que não é normal mesmo. Mas, disse que tem coisas que por mais que a gente avalie no carro usado antes de comprar, só com o uso mesmo é que se percebe. De cara, ele apertou a mangueira de ar que vem do motor para o radiador e me mostrou que tava dando uma borbulhada no reservatório de água, e que isso demonstrava que estava passando ar para lá, o que não é certo. Ele disse que preferia começar a resolver pelas coisas mais simples, o que é muito certo, então, disse que estava desconfiado da tampa do radiador. Isto é, ela poderia não estar vedando direito e deixando passar esse ar, o que poderia resultar nesse pequeno derramamento de água. Com isso, eu fui lá na CCS e comprei a tal tampinha (carinha para um pedaço de ferro com borracha tão pequeno) por R$ 150,00. Tampa trocada. Como a água não baixou no reservatório e nem no radiador, ele pediu apenas que eu ficasse observando e sempre conferisse antes de viajar. Observo que não percebi isso andando na cidade, só após essa viagem, e que o ponteiro da temperatura nunca passou do meio.

Pois é! Mas confesso que tô aqui com uma pulga atrás da orelha... ou as barbas de molho. Continuarei a observar.

Abçs.
    Pajero Sport HPE Diesel M/T 2007/07: BÚFALO - O BRUTO

Usuário Avatar de Brennofs
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Niquelândia/GO
    Citação Postado originalmente por Washington JÚNIOR Ver Post
    Pessoal, começando meus diários por aqui... certo, peguei o Búfalo quarta-feira passada, então, na sexta fiz aquela revisão de filtros e óleos, graxa, alinhamento e balanceamento, etc, e fiz a primeira viagem logo no sábado. Cidade pertinho, 250 km (ida + volta), poucas curvas e nada de serra, pelo contrário, cada retão... passei o tempo todo me controlando pra não enfiar o pé e não passei hora nenhuma de 120 km/h. Tava quase chegando na reserva hoje, quando me deu um receio de ficar pegando sujeira do final do tanque e resolvi reabastecer. O manual diz que o tanque tem 74 l, e hoje pra completar pegou 59,4 l, então, ainda dava pra rodar um bocado. Mas, para meu espanto, no total dos 440 km que rodei com o tanque só consegui a média de 7,4 km/l. E olhem que rodei 250 km na estrada. Mesmo sempre andando com o AR ligado, eu esperava obter no mínimo uns 8,5 km/l. Vou continuar medindo e perguntar pro meu mecânico se tem algo a se fazer.
    Washington, vi sua msg do dia 14/11 não. De qualquer maneira, achei os 7,4 km/l baixo para o modelo a diesel, outros amigos que tem Diesel podem dizer.

A minha é a gasolina e faz 7km/l mas andando a 140km/150km nessas estradas retas de GO/MG.

A 100/120 consigo fazer 8km/l
    Pajero Sport 2001 3.0 V6 31x10.5 15R

Usuário Avatar de Brennofs
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Niquelândia/GO
    Meus caros,

Seguindo o exemplo do João, pesquisei e comprei o kit de correia dentada + tensores (DAYCO timing belt kit montero sport 3.0 v6 6g72) no ebay semana passada na 4a feira.

Segundo o rstreamento já foi mandado para o Brasil e deve chegar até segunda.

Recomendo aos amigos. O preço está muito em conta. Mesmo com frete (+-45U$) está com preços menores que o do ML.
    Pajero Sport 2001 3.0 V6 31x10.5 15R

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    só consegui a média de 7,4 km/l. E olhem que rodei 250 km na estrada. Mesmo sempre andando com o AR ligado, eu esperava obter no mínimo uns 8,5 km/l. Vou continuar medindo e perguntar pro meu mecânico se tem algo a se fazer.
    Média está bem baixa, deveria fazer ao menos os 8,5 km/l que você esperava mesmo (no mínimo).

Olhei por baixo e vi uma água descendo. Achei muita água pra ser do ar-condicionado, então, abri o capô e vi que a água borbulhando e saindo pelo ladrão do tanquinho de água do radiador, aquele bem ao canto. Achei estranho, e levei hoje ao mecânico. Ele disse que não é normal mesmo. Mas, disse que tem coisas que por mais que a gente avalie no carro usado antes de comprar, só com o uso mesmo é que se percebe. De cara, ele apertou a mangueira de ar que vem do motor para o radiador e me mostrou que tava dando uma borbulhada no reservatório de água, e que isso demonstrava que estava passando ar para lá, o que não é certo. Ele disse que preferia começar a resolver pelas coisas mais simples, o que é muito certo, então, disse que estava desconfiado da tampa do radiador. Isto é, ela poderia não estar vedando direito e deixando passar esse ar, o que poderia resultar nesse pequeno derramamento de água. Com isso, eu fui lá na CCS e comprei a tal tampinha (carinha para um pedaço de ferro com borracha tão pequeno) por R$ 150,00. Tampa trocada. Como a água não baixou no reservatório e nem no radiador, ele pediu apenas que eu ficasse observando e sempre conferisse antes de viajar. Observo que não percebi isso andando na cidade, só após essa viagem, e que o ponteiro da temperatura nunca passou do meio.

Pois é! Mas confesso que tô aqui com uma pulga atrás da orelha... ou as barbas de molho. Continuarei a observar.
    A tampa você não precisava comprar original, podia ser esta aqui, por R$18,00:
    Tampa do radiador L200 GL/GLS na Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Pajero , Triton , Nissan Fron

Esse motor 2.5 tem fama de superaquecer, é o mesmo da L200.
    Isso que você relatou pode ser desde apenas problema na tampa até cabeçote trincado...
    Um motor que sofreu superaquecimento recente também teria estes sintomas. Fique atento a água do radiador e ao ponteiro de temperatura.

Faça o seguinte teste para verificar se está passando compressão dos cilindros pela junta e/ou cabeçote:

Com ela fria tire a tampa do radiador e dê partida no motor veja se começa a borbulhar a água do radiador se borbulhar é porque está passando compressão do motor para o sistema de arrefecimento.
    (obs.: é normal cair um pouco de água do radiador pois o motor vibra, o que não pode é ficar borbulhando, principalmente na hora que acelera o motor).
    Se borbulhar é porque está passando compressão do motor para o arrefecimento aí somente tirando o cabeçote, mesmo que ela não tenha fervido este defeito pode ocorrer devido a qualidade da junta do cabeçote, devido a corrosão das galerias, enfim inúmeros fatores podem gerar este defeito.

Outra coisa não é só o sistema de arrefecimento defeitouso ou inadequado que faz o veículo superaquecer: escapamento com muita restrição, óleo inadequado, motor fora do ponto, bomba injetora desregulada, esses e outros defeitos tambem fazem o motor aquecer mais que o normal.

[]s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Média está bem baixa, deveria fazer ao menos os 8,5 km/l que você esperava mesmo (no mínimo).

Tampa do radiador L200 GL/GLS na Pacheco Polizel 4x4 Peças para Pick-ups Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Pajero , Triton , Nissan Fron

Isso que você relatou pode ser desde apenas problema na tampa até cabeçote trincado...
    Um motor que sofreu superaquecimento recente também teria estes sintomas. Fique atento a água do radiador e ao ponteiro de temperatura.

Faça o seguinte teste para verificar se está passando compressão dos cilindros pela junta e/ou cabeçote:

Com ela fria tire a tampa do radiador e dê partida no motor veja se começa a borbulhar a água do radiador se borbulhar é porque está passando compressão do motor para o sistema de arrefecimento.
    (obs.: é normal cair um pouco de água do radiador pois o motor vibra, o que não pode é ficar borbulhando, principalmente na hora que acelera o motor).
    Se borbulhar é porque está passando compressão do motor para o arrefecimento aí somente tirando o cabeçote, mesmo que ela não tenha fervido este defeito pode ocorrer devido a qualidade da junta do cabeçote, devido a corrosão das galerias, enfim inúmeros fatores podem gerar este defeito.

Outra coisa não é só o sistema de arrefecimento defeitouso ou inadequado que faz o veículo superaquecer: escapamento com muita restrição, óleo inadequado, motor fora do ponto, bomba injetora desregulada, esses e outros defeitos tambem fazem o motor aquecer mais que o normal.

[]s
    Muito obrigado Leo. Vou fazer o teste. Pior é que levei para dois mecânicos antes de comprar o carro... nenhum dos dois fez esse teste... já eu sou leigo na matéria. Agora, o negócio é rezar. Caso dê errado, pensar num plano B. Sds.

Usuário
    Entrada
    19/02/2007
    pajero full GLSB-1994 , v6 3.0 eu queria saber sobre o velocimetro , ele parou como eu devo pedir para o vendedor para compra?

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por babaudesal Ver Post
    pajero full GLSB-1994 , v6 3.0 eu queria saber sobre o velocimetro , ele parou como eu devo pedir para o vendedor para compra?
    1º vá numa oficina especializada em painel (velocimetro) não sei se o seu painel tem o leitor de velocidade eletrônico ou via cabo.

Se for via cabo provavelmente tenha quebrado o cabo o que fará o painal não marcar a velocidade, nesse caso isso aqui deve solucionar:
    CABO DO VELOCIMETRO DA PAJERO 92 A 99 MEDIDA 2,30 MM Auto Peças Online Tel [011] 3653 1652 ou [011] 3653 1655

Tem um tópico sobre isso:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...onde-fica.html (Velocimetro pajero 93-94 parou qual o sensor e onde fica?)

[]s

Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI

pós teste

Muito obrigado Leo. Vou fazer o teste. Pior é que levei para dois mecânicos antes de comprar o carro... nenhum dos dois fez esse teste... já eu sou leigo na matéria. Agora, o negócio é rezar. Caso dê errado, pensar num plano B. Sds.
    Hoje foi um dia muito estressante, primeiro porque tava cheio de grilos na cabeça... depois, porque à tarde, na hora que fui levar o Búfalo para a oficina, cadê que ele queria pegar? Tava empancado que nem jegue (até pensei em mudar o nome dele para Jegue Preto!) Nem o alarme disparava. Primeiro pensei que fosse o alarme, trouxe um cara que mexe com isso pra ver, que nada, ele disse que era bateria. Então, fui à oficina e trouxe um mecânico com uma bateria reserva. Dito e feito, a bateria tinha arriado totalmente Eu não tenho raiva da bateria acabar, eu tenho raiva é da bateria acabar sem avisar. Aliás, não é o primeiro carro em que tenho essa "surpresa" não. Isso é um absurdo! Já deveriam ter inventado um jeito da gente saber quando essa danada está acabando!
    Então, morri numa bateria nova. Certificado de Garantia guardado, pelo menos agora eu tenho alguma noção, porque essas joças não duram mais de um ano mesmo. Eu sei que carro usado é usado, sempre tem que fazer algumas coisinhas, mas ê bateria pra durar pouca na minha mão, hehehe, menos de uma semana, hehehe.

Bateria resolvida, fui para aquele outro problema que tava me deixando totalmente ansioso, o tal teste indicado pelo Leo. GRAÇAS A DEUS, tá 100% bonitinho. Conversei inclusive com o mecânico, ele disse que confere todos os carros que entram lá na oficina dele, que é uma oficina especializada Mitsubishi (Bruthus). O cara é fera e só mexe com Mit e Toyota. Ele me disse, ainda, que conhece o carro desde o proprietário anterior e que sempre fez esse teste, porque faz em todos mesmo, e nunca apresentou nenhum problema. Disse que é raro acontecer problema de esquentamento com Pajero, principalmente de 2007 pra frente. Se fosse uma L200 2005 ou 2006, aí eu poderia preparar o bolso pra pancada, mas o sistema de arrefecimento dos Pajero é diferente (muito melhor). Então, não dá pra garantir que nunca apresentará um problema desses, mas que é bastante difícil, lógico, tomando conta do carro direitinho e sem dar couro, porque o motor 2.5 da Pajero Sport não aguenta couro como um 3.0 da Hilux ou um 3.2 CR da Triton/Dakar.

Depois dessa, acho que dá para confiar um pouco mais e, lógico, continuar a observar o comportamento.

O que vocês acham? Leo, sua experiência sugere algo mais?

Aproveitei e deixei o Búfalo pra dormir por lá, porque tava com um piadinho na patinha traseira direita, achamos que no freio, amanhã pego de volta.

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP

Depois dessa, acho que dá para confiar um pouco mais e, lógico, continuar a observar o comportamento.

O que vocês acham? Leo, sua experiência sugere algo mais?

Aproveitei e deixei o Búfalo pra dormir por lá, porque tava com um piadinho na patinha traseira direita, achamos que no freio, amanhã pego de volta.
    Que bom que o sistema de arrefecimento e cabeçote estão ok.
    Realmente o radiador das pajeros é maior que os da L200.

Sobre a ela não dar partida...geralmente a bateria costumam avisar sim quando está ficando ruim, a partida começa a ficar pesada e isso não acontece de uma hora para outra.
    Você pode estar com problema em algo relacionado a partida mesmo e não a bateria. Porém como forçou (suponho) que tenha dado algumas partidas em seguida antes de a bateria ter sido comprometida. Acabou por achando que seria a bateria e como uma bateria nova suporta muito mais que uma antiga ela, ao colocar a nova ela deu conta do recado. Porém pode realmente que seja só a bateria, principalmente quando se compra carro de estacionamento em que fica um tempo parado e o pessoal só carrega a bateria quando vai usar.

Quando começei a ler seu relato até assustei, porque uma vez a L200 começou com o mesmo sintoma e fomos sempre pelo mais simples: velas aquecedoras, bateria, motor de partida, alarme....até descobrir que era cabeçote trincado, por isso que ela demorava a dar a partida.

Sugiro testar suas velas aquecedoras, teste simples que pode sulucionar o problema da partida:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post1750513

[]s

Usuário
    Entrada
    02/11/2012
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Boa noite pessoal,
    Acabei de queimar minha bomba de combustivel. Alguem saberia informar se há alguma bomba intercambiavel nacional ? Minha pajero é 3.5 gls-B 1998 , e alguem saberia dizer também qual a pressão de trabalho da bomba original ?

Entrada
    04/10/2012
    Local
    TERESINA/PI
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Que bom que o sistema de arrefecimento e cabeçote estão ok.
    Realmente o radiador das pajeros é maior que os da L200.

Sobre a ela não dar partida...geralmente a bateria costumam avisar sim quando está ficando ruim, a partida começa a ficar pesada e isso não acontece de uma hora para outra.
    Você pode estar com problema em algo relacionado a partida mesmo e não a bateria. Porém como forçou (suponho) que tenha dado algumas partidas em seguida antes de a bateria ter sido comprometida. Acabou por achando que seria a bateria e como uma bateria nova suporta muito mais que uma antiga ela, ao colocar a nova ela deu conta do recado. Porém pode realmente que seja só a bateria, principalmente quando se compra carro de estacionamento em que fica um tempo parado e o pessoal só carrega a bateria quando vai usar.

Quando começei a ler seu relato até assustei, porque uma vez a L200 começou com o mesmo sintoma e fomos sempre pelo mais simples: velas aquecedoras, bateria, motor de partida, alarme....até descobrir que era cabeçote trincado, por isso que ela demorava a dar a partida.

Sugiro testar suas velas aquecedoras, teste simples que pode sulucionar o problema da partida:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post1750513

[]s
    Leibnaval, rapaz, você é o cara, rsrsrs. Mandei testar as velas, dito e feito, tinha duas que tavam bichadas. O mecânico perguntou se queria trocar só duas. Meu irmão, eu tô pegando esse carro usado agora, quero mais é ajeitar tudo que puder para não ter mais surpresas negativas, troquei foi as quatro mesmo. Agora botei as Delphi mesmo. Vi pelo fórum e perguntei lá na oficina, todo mundo tá usando é dessas, porque são mais do que razoáveis e pela diferença de preço pras originais. Agora tá tudo filézinho

Ah, as rodas foi só dar uma boa limpeza no sistema de freios e acabou o piadinho metálico, era alguma coisa das pastilhas roçando nos disco de freio. E mais! A luz do 4x4 não tava acendendo. O mecânico novamente veio com aquele papo de "primeiro vamos resolvendo pelas coisas mais simples", e disse que primeiro iria limpar o câmbio lá onde encaixa o 4x4. Se não resolvesse, depois iria testar um sensor que fica lá no acoplamento do 4x4. Por fim, se não resolvesse, iria partir pras tais válvulas solenoides, que são salgadinhas. E não é que o danado tava certo de novo, rsrsrsrs. Foi só limpar lá no câmbio que a luzinha do painel funcionou beleza.

Sds e obrigado pela atenção.

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Foi só limpar lá no câmbio que a luzinha do painel funcionou beleza.
    Essas luzes da tração acho que 8 de 10 pajero acontece isso hehehe, geralmente só a limpeza dos contatos resolve, como foi o seu caso.

Boa, tomara que agora ela te dê muitas alegrias...carro usado é assim mesmo, coisas pra fazer sempre tem o melhor é quando elas são facéis e barato pra arrumar.

[]s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem