x
Convex Datacenter
Página 31 de 38 PrimeiroPrimeiro ... 212223242526272829303132333435363738 ÚltimoÚltimo
Resultados 361 a 372 de 447
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Se o motor apaga, é porque o freio segura. Se vai resolver o problema de subir a duna, não sei e por isso não opinei.
    Caro colega, no exemplo citado por mim, de chegar em torno de 2200 rpm em um câmbio AT o motor Não apaga, no caso em questão a essa rotação, o carro começa a se movimentar devagar - por isso falei que essa técnica não dava muito certo com AT.

Desculpe, não entendi a correlação. No caso citado, se o Troller parou engrenado em primeira e não "morreu", isto não é uma vantagem?
    Desculpe tb, pois acho que eu não me fiz entender corretamente. No caso o Troller estava descendo ladeira abaixo com a reduzida ligada e em 1ª marcha, e ao se acionar o freio(sem debrear) era p/ o motor morrer(como em qualquer carro MT), porém no Troller além de o motor Não apagar, ele continuou descendo ladeira abaixo... um perigo isso.

Veja link http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=19379&page=3 e leia mensagem de Nº 30 postada pelo "wagnerf"

A correlação que eu quiz fazer foi, se apenas apertar no freio(sem acelerar e sem debrear) com a redução ligada o carro(no caso específico o Troller) o motor Não apaga(o correto seria o motor morrer) - imagina agora a força que é p/ o freio suportar se além disso em um carro AT ter que frear e acelerar ao mesmo tempo... o freio não suporta tamanha força do propulsor.

Quando se inclui o conversor de torque no CA, deve-se, por analogia, incluir a embreagem no CM. Concorda?
    Concordo, porém os dois apesar de servirem p/ um mesmo propósito, trabalham de maneira diferentes. Em um câmbio AT a mais desperdício de potência que é jogado p/ as rodas do que em um carro MT; tanto é que se vc pegar 2 carros do mesmo modelo, motor, cilindrada, etc.. o do câmbio AT é ligeiramente mais "Xôxo" em desempenho que um MT.

Se o manual informar que é adequado "queimar" a embreagem de um CM...
    As vezes "queimar" a embreagem de um CM não chega a ser tão prejudicial quanto danificar(descolar os discos) de um CA:

1) Pelo fato de uma embreagem Mal usada durar mais que um câmbio AT Mal usado...
    OBS: Se os 2 forem usados da maneira correta, um câmbio AT geralmente dura mais que um sistema de embreagem.

2) O conserto de uma embreagem é mais barato que de um câmbio AT(não tem conserto p/ os discos, tem q se trocar a caixa inteira $$ a bagatela de uns 15 a 20mil uma Cx. AT), e por fim;

3) Mesmo "queimando" a embreagem(sabendo fazer direitinho, nem sempre chega a queimar) vc consegue subir + o giro e superar o obstáculo, no AT além de não conseguir subir o giro suficiente p/ superar o obstáculo, corre-se o risco de danifica-lo por completo mais rapidamente que uma embreagem.

Bom, podemos então combinar de nós dois fazermos o teste. Vou antecipar o que acho que vai acontecer: Meu motor vai apagar em torno de 2450rpm -parado. O seu também. Aliás, nunca afirmei que iria chegar às 3.000 rpm ou subir a duna.
    Te digo, o motor Não apaga, pois simplesmente em um carro AT com um giro alto assim(2450 rpm), o carro não fica parado pq simplesmente o freio não consegue segurar a força despejada pelo propulsor, ou seja, ele passa a andar(acima de 2200) mesmo com o freio pressionado.

No mesmo tópico citado por mim anteriormente http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=19379&page=4 na mensagem de Nº 33 veja o que o forista "Abreu" que já teve vários carros AT(Pajero AT, L200 AT, Kia Sorento AT) fala, e atente p/ essa frase dita por ele:

"Nos manuais não é muito fácil de testar isso, mas em carros automáticos, pode pisar 100% no freio, passar a redução e acelerar, ele anda na boa."

A recíproca é verdadeira. Se você achar mais conveniente, ficamos cada qual com a sua (relativa) ignorância - ou podemos tirar proveito da discussão.
    Abraço.Márcio
    Caro colega Márcio, sem Stress , estamos nós aqui discutindo(no bom sentido)/debatendo experiências e pontos de vista diferentes... fique a vontade p/ comentar o que achar pertinente

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Igor, em fortaleza só tem bração, sabe porque? porque só tem areião duro....

Já te disse, vc não conhece o Ceará !!!!!

Pessoall,

Que tópico ridículo..... só vi hj....

Tô começando a lembrar o pq estive afastado por um tempo do fórum.... huauhauhauha

Bons tempos aqueles em que somente os reais interessados em aprender e compartilhar conhecimento e experiências participavam...

Mimimimimimimi....... Tsctsctsc.... Huhauauhauhauhah........

[]´s
    Eduardo Chaves Tucunduva

Essa também já é demais!!!

Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Igor, em fortaleza só tem bração, sabe porque? porque só tem areião duro....

Só vi esse tópico hoje, e vi que tem muita confusão nas quais não quero me meter, mas esta afirmação certamente é de quem não conhece bem Fortaleza.

No mais, estou vendendo minha Ranger e por motivos que não cabem comentar estou comprando uma tr4.

Agora volto ao assunto do tópico: CM ou CA????????????????

Qual a melhor opção? Ou melhor, quais os prós e contras?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Se prezas o conforto e sabes utilizar (ou pelo menos estiveres interessado a aprender a usar) no off road, o AT vai melhor (se estragar troca-se o kit de discos, contrariando as informações acima) porém se não saber identificar os recursos do AT e não estás a fim de aprender por mera teimosia ou falta de atitude, fica com um manual.
    O AT para quem não sabe usar vai muito bem obrigado, mas em situações off road pode ser muito melhor se aproveitar os recursos disponíveis (facilidade de poder freiar e acelerar ao mesmo tempo). Quem diz o contrário não teve vontade de entender ou nunca teve um AT...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se prezas o conforto e sabes utilizar (ou pelo menos estiveres interessado a aprender a usar) no off road, o AT vai melhor (se estragar troca-se o kit de discos, contrariando as informações acima) porém se não saber identificar os recursos do AT e não estás a fim de aprender por mera teimosia ou falta de atitude, fica com um manual.
    O AT para quem não sabe usar vai muito bem obrigado, mas em situações off road pode ser muito melhor se aproveitar os recursos disponíveis (facilidade de poder freiar e acelerar ao mesmo tempo). Quem diz o contrário não teve vontade de entender ou nunca teve um AT...

Estou pendendo para a automática mesmo, afinal meu uso é 95% asfalto.

Quanto aos recursos do AT, estou bastante interessado em aprendê-los.

Obrigado pela atenção EDINTRUDER.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
    Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

> Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

> Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...

> No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

Se escrever mais isso vira livro e ninguém lê...
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
    Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

> Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

> Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...

> No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

x100000!!!
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

Obrigado pela minha primeira aula de câmbio AT.

Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 2
    Nunca é demais lembrar que um "Expert" não se mede apenas pelo número de mensagens. O nosso colega Edintruder "quebra" essa regra! Lendo isso que ele escreveu, EU, que não entendo nadica e sou principiante em câmbio AT, me sinto quase na obrigação de aplaudí-lo!

É iso aí rapaz... ainda não estou sabendo dirigir CORRETAMENTE a Hilux, mas tô considerando a "aula".

[]s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]

Usuário Avatar de Fred Bailune
    Entrada
    18/04/2007
    Local
    SP / RJ/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Guilherme Studart Ver Post
    Obrigado pela minha primeira aula de câmbio AT.
    Guilherme,

A unica desvantagem que vejo em um carro AT é em descida na lama ... ai o bicho pega ..., pq o carro fica muito solto, qdo vc freia desgoverna tudo !!!! Se tiver ABS entao so para no barranco hahaha

Abs
    Pajero Full 3D 3.2D - 2014 (de trilha...)
    BMW X3 35 M 4WD - 2015
    http://www.youtube.com/user/bailune1?feature=mhw5

Fred

Parece que voce está completamente enganado , mas a Hilux AT de um amigo , numdia que fui de zequinha , em descida forte com muito barro ele colocou a 1º reduzida (alavanca em 1 e reduzida engatada) e o carro andava a 1 km/h ou menos e se pisasse no freio parava .Ao soltar o freio parecia que ia despinguelar , mas de repente algo acontecia e ela segurava muito .Não sei qual a magica , mas tem algum recurso escondido.
    Quem tiver Hilux AT tenta testar mesmo sem barro por segurança que vai entender o que digo , depois nos conte

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem