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Convex Datacenter
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  • #361
    Usuário Avatar de freitasjr
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    Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Se o motor apaga, é porque o freio segura. Se vai resolver o problema de subir a duna, não sei e por isso não opinei.
    Caro colega, no exemplo citado por mim, de chegar em torno de 2200 rpm em um câmbio AT o motor Não apaga, no caso em questão a essa rotação, o carro começa a se movimentar devagar - por isso falei que essa técnica não dava muito certo com AT.

    Desculpe, não entendi a correlação. No caso citado, se o Troller parou engrenado em primeira e não "morreu", isto não é uma vantagem?
    Desculpe tb, pois acho que eu não me fiz entender corretamente. No caso o Troller estava descendo ladeira abaixo com a reduzida ligada e em 1ª marcha, e ao se acionar o freio(sem debrear) era p/ o motor morrer(como em qualquer carro MT), porém no Troller além de o motor Não apagar, ele continuou descendo ladeira abaixo... um perigo isso.

    Veja link http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=19379&page=3 e leia mensagem de Nº 30 postada pelo "wagnerf"

    A correlação que eu quiz fazer foi, se apenas apertar no freio(sem acelerar e sem debrear) com a redução ligada o carro(no caso específico o Troller) o motor Não apaga(o correto seria o motor morrer) - imagina agora a força que é p/ o freio suportar se além disso em um carro AT ter que frear e acelerar ao mesmo tempo... o freio não suporta tamanha força do propulsor.


    Quando se inclui o conversor de torque no CA, deve-se, por analogia, incluir a embreagem no CM. Concorda?
    Concordo, porém os dois apesar de servirem p/ um mesmo propósito, trabalham de maneira diferentes. Em um câmbio AT a mais desperdício de potência que é jogado p/ as rodas do que em um carro MT; tanto é que se vc pegar 2 carros do mesmo modelo, motor, cilindrada, etc.. o do câmbio AT é ligeiramente mais "Xôxo" em desempenho que um MT.

    Se o manual informar que é adequado "queimar" a embreagem de um CM...
    As vezes "queimar" a embreagem de um CM não chega a ser tão prejudicial quanto danificar(descolar os discos) de um CA:

    1) Pelo fato de uma embreagem Mal usada durar mais que um câmbio AT Mal usado...
    OBS: Se os 2 forem usados da maneira correta, um câmbio AT geralmente dura mais que um sistema de embreagem.

    2) O conserto de uma embreagem é mais barato que de um câmbio AT(não tem conserto p/ os discos, tem q se trocar a caixa inteira $$ a bagatela de uns 15 a 20mil uma Cx. AT), e por fim;

    3) Mesmo "queimando" a embreagem(sabendo fazer direitinho, nem sempre chega a queimar) vc consegue subir + o giro e superar o obstáculo, no AT além de não conseguir subir o giro suficiente p/ superar o obstáculo, corre-se o risco de danifica-lo por completo mais rapidamente que uma embreagem.

    Bom, podemos então combinar de nós dois fazermos o teste. Vou antecipar o que acho que vai acontecer: Meu motor vai apagar em torno de 2450rpm -parado. O seu também. Aliás, nunca afirmei que iria chegar às 3.000 rpm ou subir a duna.
    Te digo, o motor Não apaga, pois simplesmente em um carro AT com um giro alto assim(2450 rpm), o carro não fica parado pq simplesmente o freio não consegue segurar a força despejada pelo propulsor, ou seja, ele passa a andar(acima de 2200) mesmo com o freio pressionado.

    No mesmo tópico citado por mim anteriormente http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=19379&page=4 na mensagem de Nº 33 veja o que o forista "Abreu" que já teve vários carros AT(Pajero AT, L200 AT, Kia Sorento AT) fala, e atente p/ essa frase dita por ele:

    "Nos manuais não é muito fácil de testar isso, mas em carros automáticos, pode pisar 100% no freio, passar a redução e acelerar, ele anda na boa."

    A recíproca é verdadeira. Se você achar mais conveniente, ficamos cada qual com a sua (relativa) ignorância - ou podemos tirar proveito da discussão.
    Abraço.Márcio
    Caro colega Márcio, sem Stress , estamos nós aqui discutindo(no bom sentido)/debatendo experiências e pontos de vista diferentes... fique a vontade p/ comentar o que achar pertinente

    Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
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    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #362
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Igor, em fortaleza só tem bração, sabe porque? porque só tem areião duro....






















    Já te disse, vc não conhece o Ceará !!!!!

  • #363
    Pessoall,

    Que tópico ridículo..... só vi hj....

    Tô começando a lembrar o pq estive afastado por um tempo do fórum.... huauhauhauha

    Bons tempos aqueles em que somente os reais interessados em aprender e compartilhar conhecimento e experiências participavam...

    Mimimimimimimi....... Tsctsctsc.... Huhauauhauhauhah........

    []´s
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #364
    Essa também já é demais!!!

    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Igor, em fortaleza só tem bração, sabe porque? porque só tem areião duro....


    Só vi esse tópico hoje, e vi que tem muita confusão nas quais não quero me meter, mas esta afirmação certamente é de quem não conhece bem Fortaleza.


    No mais, estou vendendo minha Ranger e por motivos que não cabem comentar estou comprando uma tr4.

    Agora volto ao assunto do tópico: CM ou CA????????????????

    Qual a melhor opção? Ou melhor, quais os prós e contras?

  • #365
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    Se prezas o conforto e sabes utilizar (ou pelo menos estiveres interessado a aprender a usar) no off road, o AT vai melhor (se estragar troca-se o kit de discos, contrariando as informações acima) porém se não saber identificar os recursos do AT e não estás a fim de aprender por mera teimosia ou falta de atitude, fica com um manual.
    O AT para quem não sabe usar vai muito bem obrigado, mas em situações off road pode ser muito melhor se aproveitar os recursos disponíveis (facilidade de poder freiar e acelerar ao mesmo tempo). Quem diz o contrário não teve vontade de entender ou nunca teve um AT...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #366
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se prezas o conforto e sabes utilizar (ou pelo menos estiveres interessado a aprender a usar) no off road, o AT vai melhor (se estragar troca-se o kit de discos, contrariando as informações acima) porém se não saber identificar os recursos do AT e não estás a fim de aprender por mera teimosia ou falta de atitude, fica com um manual.
    O AT para quem não sabe usar vai muito bem obrigado, mas em situações off road pode ser muito melhor se aproveitar os recursos disponíveis (facilidade de poder freiar e acelerar ao mesmo tempo). Quem diz o contrário não teve vontade de entender ou nunca teve um AT...


    Estou pendendo para a automática mesmo, afinal meu uso é 95% asfalto.

    Quanto aos recursos do AT, estou bastante interessado em aprendê-los.

    Obrigado pela atenção EDINTRUDER.

  • #367
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    Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
    Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

    > Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

    > Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...


    > No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

    Se escrever mais isso vira livro e ninguém lê...
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #368
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
    Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

    > Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

    > Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...


    > No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

    Se escrever mais isso vira livro e ninguém lê...
    x100000!!!
    Alexandre K
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  • #369
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
    Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

    > Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

    > Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...


    > No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

    Se escrever mais isso vira livro e ninguém lê...
    Obrigado pela minha primeira aula de câmbio AT.

  • #370
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    08/01/2007
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    Nunca é demais lembrar que um "Expert" não se mede apenas pelo número de mensagens. O nosso colega Edintruder "quebra" essa regra! Lendo isso que ele escreveu, EU, que não entendo nadica e sou principiante em câmbio AT, me sinto quase na obrigação de aplaudí-lo!

    É iso aí rapaz... ainda não estou sabendo dirigir CORRETAMENTE a Hilux, mas tô considerando a "aula".



    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #371
    Usuário Avatar de Fred Bailune
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    Citação Postado originalmente por Guilherme Studart Ver Post
    Obrigado pela minha primeira aula de câmbio AT.
    Guilherme,

    A unica desvantagem que vejo em um carro AT é em descida na lama ... ai o bicho pega ..., pq o carro fica muito solto, qdo vc freia desgoverna tudo !!!! Se tiver ABS entao so para no barranco hahaha


    Abs
    Pajero Full 3D 3.2D - 2014 (de trilha...)
    BMW X3 35 M 4WD - 2015
    http://www.youtube.com/user/bailune1?feature=mhw5

  • #372
    Fred

    Parece que voce está completamente enganado , mas a Hilux AT de um amigo , numdia que fui de zequinha , em descida forte com muito barro ele colocou a 1º reduzida (alavanca em 1 e reduzida engatada) e o carro andava a 1 km/h ou menos e se pisasse no freio parava .Ao soltar o freio parecia que ia despinguelar , mas de repente algo acontecia e ela segurava muito .Não sei qual a magica , mas tem algum recurso escondido.
    Quem tiver Hilux AT tenta testar mesmo sem barro por segurança que vai entender o que digo , depois nos conte

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