Falando na questão do Cambio Automático X Manual, infelizmente nao tenho nada de bom a contribuir, visto que só andei em trilha de Jipe e de Niva, nunca de picape 4x4. Como nao conheço Jipe que tem cambio automático, e o Niva que tem Cambio BRAÇAL, deixarei outro tipo de resposta.
Por que nao temos relatos de donos de HILUX 2006 ou de outra picape automatica nas trilhas (homero, nao é pra vc :-] ) ??? Pq os donos desses carros (SIM, CARROS) não andam em trilhas !! 95% do público que compra esse carro disfarçado de picape, anda do apartamentinho pro servicinho, depois pra casinha em maresias, depois pra casinha de campo em sei lá onde... nao temos parametro de cambio automático em trilhas aqui na nossa pátria amada !! Você, que tem uma Dodge Ram 2005, enfiaria a bixa na TRILHA?
Por isso acredito que a discussão seja outra, mesmo se o cambio automático for melhor que o manual , 95% de nós nunca teremos a oportunidade de testá-lo, pois se eu tenho uma picape de R$ 115.000,00 prefiro pegar mais 10% desse valor e comprar um CJ ou um NIVA.
abraços