Postado originalmente por
Edintruder
Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:
> Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.
> Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...
> No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.
Se escrever mais isso vira livro e ninguém lê...