:concordo: :concordo: :concordo:
não só pkp, mais qq outro carro...
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Caro colega Ramonpoa, também Não chega a ser tão frágil assim Não. Uma vez tive que passar por um daqueles lamaçais aguados e sem saber que era muito profundo enfiei o carro adentro... só quando tava dentro foi que vi o quanto era fundo(1 metro de prof, com uns 35m de distância) :parede: A distância é claro dava p/ perceber, porém a profundidade enganava... só entrando a pé antes p/ ter certeza como era. Consegui passar no sufoco, mais passei.
Resultado fiquei tão preocupado com uma possível contaminação de lama e água no filtro de ar(q troquei logo que cheguei em casa R$41,50) que nem liguei p/ uma possível contaminação do óleo da caixa do câmbio AT.
O fato é que fiquei andando com o carro normalmente por 4 dias sem saber que o óleo da caixa AT estava contaminada.:parede: :oops: Após esses 4 dias, passei na concessionária p/ comprar uma buchas p/ os batentes da suspensão que estavam gastas e comentei o ocorrido com o chefe da oficina, e quando ele checou, o óleo tava tão contaminado que a cor tava que nem leite heheheee :evil:
Bem tive que efetuar a troca e tive um puta prejuízo(pois esse óleo é muito caro, pega 9 litros a 97 reais) + limpeza do sistema + mão de obra :mad: :parede: :putz:
Já que tava na merda mesmo(gastanto dinheiro na limpeza da caixa e troca do óleo) mandei que fizessem mais um servicinho, isto é, pedi que elevasse os suspiros(ou respiros) da caixa do câmbio AT(130 reais) - assim após essa modificação, Não mais se contaminará o óleo do câmbio AT. Carro a diesel aguenta tranco mesmo, mesmo passando por um lugar fundo assim, não deu calço hidráulico, ficando a cargo do filtro reter quase toda lama/água que passou pela entrada de ar. Já pensei em botar um Snorkel, porém a desvalorização do carro(um SUV) na hora da revenda é grande.
Como já comprovei que aguenta o tranco, vai ficar assim mesmo.
Em relação a cãmbio AT X MT, na maioria da situações o AT se sai melhor, principalmente em erosões com cascalho(aonde se tem boa tração), pois basta por a marcha na posição Low que vai controlando o carro na subida só no freio e no acelerador... vc se livra do trabalho de debrear.
Na areia lama e areia fofa(principalmente aqui) no plano o AT tb é ótimo pois como a passagem da marcha é feita automaticamente(e rápida), o câmbio não deixa cair a rotação(giro) do motor, ficando sempre em uma boa faixa de torque.
Agora a coisa muda de figura quando se tem que subir uma Duna(de areia fofa e fina) OU um Morro(enlameado) praticamente do pé, quando não se tem espaço p/ pegar embalo. Aí a coisa muda de figura e o câmbio MT é melhor(repito, qdo não se tem espaço p/ pegar embalo, e tem que se subir do pé do morro/duna).
Por que ? Pelo fato que com o MT dar p/ se subir o giro com o carro parado até 3 mil rpm e depois subir de 2º ou 3º reduzida. Com o câmbio AT não dar p/ fazer isso por que o carro sempre sai de 1ª marcha, no máximo em alguns de 2ª, e além disso não dar p/ subir o giro com o carro parado p/ dar força a ele.
Alguns aqui do forúm sugeriram(de forma veemente e quase brigaram defendendo essa idéia) de se aumentar o giro de um carro AT parado, pisando ao mesmo tempo no freio e acelerador. Não dar certo. Por que ?
Pelo simples fato de que:
1) Esse técnica é p/ tirar vc de um PEQUENO ENROSCO(e não de algo + complicado q precise elevar muito o giro), uma vez que não tem freio que aguente a força de um propulsor principalmente com a reduzida acionada. Vc consegue colocar no máximo o carro a 2000/2200 rpm, o que Não é ainda o giro ideal p/ se começar a sair com o carro.
2) Esse recurso, é p/ se usar esporadicamente(raramente) e Não frequentemente se a pessoa costuma usar o carro de forma contínua em trilhas fazendo isso. Pq usar de forma apenas esporádica :?: Simples, pq usando com uma certa frequencia danifica o câmbio AT. E quem disser que não danifica, estar equivocado, pois em boa parte dos manuais, tem dizendo de maneira clara, explícita com letras EM NEGRITO E MAIÚSCULAS (com o termo ATENÇÃO ou Cuidado antes), que ao se pisar no freio e acelerador ao mesmo tempo, sendo feito com uma certa insistência, poderá danificar permanentemente os discos do câmbio AT.
Bem essa é a minha opinião(e experiência) no que se refere câmbio AT e MT no Off-Road. :concordo:
Um abraço a todos, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Hehehee, mas com certeza Não era minha, pois não tem vídeo meu espalhado na internet. O que vc pode ter visto é uma foto da minha Pajero aqui no fórum(postada pelo Abreu) aonde estar com a roda trazeira direita dependurada em um precipício :parede: que não vi quando estava dando ré p/ pegar embalo em uma subida de duna :putz:
Neste caso um bloqueio no eixo trazeiro iria fazer uma GRANDE diferença. :concordo:
Pegando uma carona nesse seu comentário aí; a uns 4 meses atrás, eu aumentei a pressão da turbina e mandei abrir a bomba em 1 volta e 1/4; e o desempenho do carro melhorou muito... tanto no tempo(chega de 0 a 100 mais rápido), como principalmente no torque em baixa rotação.Citação:
...Agora....eu preparo carros..pra aumentar um pouquinho a potência...pra gente ganhar uns 40 CV, tem que trocar escapamento...linha de indução...e nos turbos...até aumentar a pressão muito...e pra mais de 50 CV...mandar forjar pistão...etc...
Vejo que comumente, muitos colegas daqui do fórum tb tem o costume de fazer essas "simples" mudanças em seus carros a diesel, porém acho que ninguém ainda teve a curiosidade de por no dinamômetro p/ vê o quanto modifica a questão Pot e torque, alterando apenas bomba e pressão(turbina).
Próximo mês que estarei mais folgado de grana acho que vou por o meu no Dina p/ vê o quanto alterou do original. Aqui um teste em cima de um dinamômetro de rolo tá por volta de 80 a 100 contos. Quando eu fizer os testes ponho aqui os valores p/ a gente poder comparar ;-)
Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...
Esse eu quero ver.Se aumentar mesmo a potencia real, muitos aqui irao fazer....
Freitas... uma dica: Deixa passarem um carro antes do seu na frente, ok? e que seja original. Daí vc compara os cv ou a diferença que existir, sacou?
Tem dina que tá "atualizado" pra dono de carro achar que ganhou um monte de cv com a troca de um simples filtro de ar.
Nos meus carros já deu diferença de 30cv de um pra outro.... 30cv é um absurdo.
abs
Olá, Freitas.
Não sei se é por convicção ou por teimosia. Mas vamos lá:
:discordo: O freio tem que segurar. Há um teste de performance chamado stall speed test que consiste exatamente em acionar o freio e acelerar até o motor apagar. A verificação é se o motor está "morrendo" na faixa de rotação adequada (variável de acordo com o propulsor).
:concordo: Assim como "encher" o motor e soltar vai danificar o CM. A diferença então não estaria na performance de um ou outro, mas no custo, né?
Palavra de quem nunca fez trilha - nem de "zequinha".
Um abraço.
Márcio
Caro colega forista Márcio, por acaso vc já efetuou esse teste em um carro de câmbio AT ? Eu já tive 2 e te digo que o freio não segura. Aguenta até uns 2100/2200/2300 rpm no máximo aproximadamente; vai depender do carro; mas te asseguro, que não vai muito longe não
Tem até um tópico aqui no fórum que senão me engamo o "Wagner" aqui do fórum diz que fez um Test Drive em um Troller 3.0 em uma ladeira abaixo com a reduzida acionada e o câmbio MT na 1ª marcha. O funcionário mandou ele apertar no freio(sem debrear) e o carro não "apagou"(estancou). Detalhe o funcionário da autorizada mostrou isso como se fosse uma vantagem :parede:
Ora, neste caso é fraqueza dos freios do Troller(pois na maioria dos carros o motor morre), mas dar p/ vc ter uma idéia da força de um propulsor X freio.
Existe um teste p/ câmbio AT p/ checar se o conversor de torque estar funcionando e consiste exatamente em fazer isso(pisar simultaneamente no freio/acelerador)... porém existe um limite nisso, não passa de 2100 rpm, geralmente testam até 2000 rpm; pois tentar chegar a 3000 ou mais, Não chega, o carro passa a andar.
O sistema de um câmbio AT é bem diferente de um MT. O AT trabalha com discos que podem ser descolados por contaminação do óleo por água, ou por uma gracinha dessas de ficar querendo vê quem aguenta mais o freio o o câmbio.Citação:
:concordo: Assim como "encher" o motor e soltar vai danificar o CM. A diferença então não estaria na performance de um ou outro, mas no custo, né?
Neste caso de subir o giro em um câmbio MT, o que vai desgastar é a embreagem e não o câmbio. A diferença é que no MT(no exemplo dado por mim na msg anterior) carro consegue superar o obstáculo, pois se consegue atingir um giro(rpm) mais alto.
P/ vc ter idéia, os fabricantes recomendam até não ficar com o carro em uma ladeira íngrime segurando o carro apenas em drive(sem pisar no freio de pé ou acionar freio de mão com o câmbio em N). Uma vez ou outra não tem problema, mas ficar em toda ladeira bem íngrime segurando o carro em drive, não é recomendado, pois com o tempo danificaria o câmbio.
Quem diz isso não sou eu, não vim aqui com achismo postando algo sem ter certeza. Tem nos manuais do carro; vc acha que o manual(criado pelos fabricantes do carro) estar errado ? Quer que eu scaneie publique a página aqui no fórum ?
Bem já a minha palavra é de quem fez trilhas(com carro MT) e faz trilhas(com carros AT), já estar no 2º carro AT, ouviu comentários de mecânicos experientes em câmbio AT e de quem LÊ e costuma seguir o manual do veículo e conselhos do fabricante do mesmo p/ Não ter uma surpresa desagradável no futuro $$$$$.Citação:
Palavra de quem nunca fez trilha - nem de "zequinha".
PS: Faz o seguinte, caso não tenha carro 4x4 AT, pega o de um amigo, aciona a reduzida, põe o pé no freio com "gosto de gás" :roll: e meta o pé direito no acelerador e tenta ir até 3000 rpm ou mais p/ vê o bixo que dar :mrgreen:
:concordo: Abraços tb, esperando clarear as idéias, cordialmente, Francisco de Freitas...Citação:
Um abraço. Márcio
Fala Samukanvas td blz, conheço um cara aqui perto que o pai dele tem uma Pajero igualzinha a minha, só que original... Posso tentar usa-la p/ este teste. É uma boa dica p/ "aferir" como estar o Dina. :concordo:
Imagino que tem dinamômetros calibrados p/ esse tipo de coisa(enganar o cliente), mas aonde pretendo fazer o teste, o pessoal é honesto e não tem interesse nisso, pois é um centro mais voltado p/ pesquiza/estudo e ensino. De qualquer forma, vale a dica.Citação:
Tem dina que tá "atualizado" pra dono de carro achar que ganhou um monte de cv com a troca de um simples filtro de ar.
Nos meus carros já deu diferença de 30cv de um pra outro.... 30cv é um absurdo.
abs
Já que estamos falando em desempenho, alguém sabe como converter potência de KW -->em Cvs e torque de Nm --> em Kgfm ?
Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Se o motor apaga, é porque o freio segura. Se vai resolver o problema de subir a duna, não sei e por isso não opinei.
Desculpe, não entendi a correlação. No caso citado, se o Troller parou engrenado em primeira e não "morreu", isto não é uma vantagem?
Exatamente o teste que falei ( stall speed test ). Não é só para verificar a eficiência do conversor, mas do conjunto propulsor e a faixa comum é de 2400 a 2700 rpm.
O problema da contaminação por água é que baixa o ponto de ebulição do fluido hidráulico - o óleo "ferve" e o vapor d'água cria bolsas de isolamento térmico, que impedem a dissipação do calor. Por isso as cintas queimam.
Quando se inclui o conversor de torque no CA, deve-se, por analogia, incluir a embreagem no CM. Concorda?
Acredito em você e na sua experiência própria. O que não significa que eu acredito em tudo que você acredita.
Se o manual informar que é adequado "queimar" a embreagem de um CM...
Bom, podemos então combinar de nós dois fazermos o teste. Vou antecipar o que acho que vai acontecer: Meu motor vai apagar em torno de 2450rpm -parado. O seu também. Aliás, nunca afirmei que iria chegar às 3.000 rpm ou subir a duna.
A recíproca é verdadeira. Se você achar mais conveniente, ficamos cada qual com a sua (relativa) ignorância - ou podemos tirar proveito da discussão.
Abraço.
Márcio