Fred, conta aí como é dirigir com o Tiptronic e controle de tração na terra. Deve ser show. Seu carro é meu sonho de consumo.
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Fred, conta aí como é dirigir com o Tiptronic e controle de tração na terra. Deve ser show. Seu carro é meu sonho de consumo.
Pessoal,
Normalmente os carros que tem ABS são programados p/ que ele entre em ação geralmente aos 15km/h. Na minha casa tem uma rampa que quando chove os carros descem "travadinhos" mesmo tendo ABS.
Descidão de lama pauleira mesmo daqueles estilo sabonete que o carro escorrega mais do que freia e vc fora dele não consegue nem ficar de pé que escorrega tem que descer enroscado na erosão e/ou acelerando p/ conseguir ter direção, é adrenalina mesmo e acho que nestes casos não faz muita diferença ser at ou manual. Se parar no barranco é menos pior. O ruim mesmo e ficar de lado na trilha e descer capotando. Na minha opinião é uma das situações mais complicadas, além de técnica as vezes tem que ter sorte tb....rsrsrsss!!! Piorando ainda mais as condições, se for aqueles descidões ingremes e sem lama com aquela terra dura que qdo molhada escorrega mais do que gelo, aí só com corrente p/ segurar o carro ou então escorá-lo c/ um cabo e ir soltando devagar.
Abs,
Valeu Jorge,
Tambem gosto muito do meu carro hahahah... o cambio é muito maneiro as respostas sao super rapidas e sao 5 marchas. O controle tracao funciona bem com as 4 rodas no chao (numa subida de lama em que vc sobe com pe em baixo ele aciona o freio nas rodas para nao deixar patinar muito). Mas em uma situacao em que o carro fica em X ele nao funciona nao o carro nao sai do lugar !!! Isso so as novas 2008 tem
Abs
LGVM,
Concordo com vc qto as 15km/h, o problema é quando vc esta andando com um pouco de velocidade e precisa parar !!!! Nao sei se vc ja passou por isso?
Qto as tecnicas de descida eu concordo com vc, mas o carro automatico por ter uma relacao de marchas mais longa tende a ganhar mais velocidade, forcando voce a frear o carro. Mesmo colocando na posicao L ou descendo em primeira marcha.
O seu carro fica com 3 marchas reduzido?
Abs
Seu carro é a sensação do MMS, essa é a razão de ser meu sonho(sem falar que acho muito bonito).
Vc consegue configur o controle de tração ou já vem pré configurado ?
Curva na terra você sente o carro na mão até que velocidade ?
Situação em X ? desculpa, não entendi.
Jorge,
Nao da pra configurar nao, o carro e muito no chao ... vc pode entrar que ela nao sai isso se deve tambem por causa da suspensao que e independete nas quatro rodas.
Situacao em X e qdo em uma erosao o carro fica com duas rodas no ar, uma dianteira e a traseira oposta, formando um X. Nesse caso o carro nao sai do lugar so com bloqueio de diferencial.
O pessoal esta comecando a usar mesmo esse carro no rali da MIT, acho realmente o carro ideal para isso ... a diesel deve ser melhor ainda
Abs
Fred fica só c/ 3 marchas sim, só que qdo o bicho pega deixo no L (1a). Se tiver c/ mais velocidade complica mesmo mas aí vale tb p/ reta. Se tiver perigoso o lance é andar bem devagar independente de ser manual ou at. A verdade é que tudo tem seus prós e contras e precisamos conhecer bem esses contras p/ evitar uma situação ruim.
Abs,
LGVM,
Isso do carro ficar um uma marcha a menos eu acho muito caido, a minha pajero antiga tambem ficava so com 3 marchas, o carro fica muito longo, em areia tem horas quee faltava forca e em descida ficava muito solto mesmo no L. Acho isso uma desvantagem dos carros automaticos. MAs logico que tem outras vantagens, na verdade acho a UNICA desvantagem de todo o resto vai melhor em trilha.
Sobre o ABS tem que fazer isso mesmo, uam vez meu pai com a Pajero tinha que percorrer uns 30 km com MUITA lama, foi um saco pq nao podíamos deixar o carro embalar nada se nao ele nao parava mais. Se fosse com uma carro sem ABS ia ser bem mais tranquilo !
Abs
Fala Fred,
Concordo plenamente c/ vc, aliás acho que estes "Jipes" mais modernos tinham que dar opções simples aos usuários de ligar ou desligar os equipamentos a qualquer momento, como por exemplo o ABS e o air-bag. Meu maior medo é dar um salto c/ o carro ou escorregar na lama e bater num toco ou cerca e o air-bag disparar.
Esses carros são concebidos pensando mais naqueles 90% de consumidores que quando muito pegam a estradinha de terra do sítio.
Agora fico pensando o seguinte, como o ABS se comporta na neve, teoricamente é tão liso quanto a lama e quando faz aquela camada fina de gelo então...
Aqui perto de casa é só estrada de chão, qdo "ensaboar" vou fazer uns testes mais focados no comportamento do ABS e posto aqui.
Abs,
Fred, já aconteceu isso comigo, eu estava em um tempra com abs, o pedal so fazia dar socos e não travava a roda, e com a ranger de mei irmão uma limited, ambos os casos foi em uma extração de barro para estrada onde fica aquele barro molhado que vaiacumilando no sapato e na roda, aquilo é mais liso que sabão, a roda não travou e me asustei, porem ainda acho que é uma questão de costume, pois nos somos acostumados com trava e alivia.
Porem talves possa ser melhor com o travamento pois a roda cava uma trilha e penetra mais dando mais aderência, bem para realmente saber é só colocando dois carros iguais em situações iguais e um com abs e outro sem. Sera que nem uma revista especialisada em 4x4 já fez esse comparativo???