Alexandre aproveita e já negocia com o Rogério a colocação dos seus Airlocks pois ele é que dá manutenção no meu carro e do Wagner.
abs,
Versão Imprimível
Alexandre aproveita e já negocia com o Rogério a colocação dos seus Airlocks pois ele é que dá manutenção no meu carro e do Wagner.
abs,
<FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt"><FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">Como vcs podem ver, o problema de aquecimento não é exclusivo das L200's!
<FONT face="Times New Roman" size=3><SPAN style="FONT-SIZE: 12pt">[IMG]https://mailserver.prt15.gov.br/cgi-bin/openwebmail/openwebmail-viewatt.pl/ATT808496.jpg?action=viewattachment&sessionid=humb erto*-session-0.82092293186146&message_id=%3C000701c81189%24a16b 1380%240100000a%40usuario2670583%3E&folder=INBOX&a ttachment_nodeid=0-1&[/IMG]
Caros Colegas,
Postei isso em outro topico, mas acho que aqui está mais pertinente.
Na minha teve o mesmo problema do Fernando, mas somente uma vez. Não aconteceu mais.
AKPG, será que essa modificação na bomba dagua não é essa descrrita abaixo??? Para melhorar o fluxo de água???
Estive recentemente em São Paulo em uma cidade do interior. Por coincidência encontrei um mecânico que trabalha com jeeps, picapes 4X4, etc.
Na oficina dele estava uma L200 sport ano 2005 fazendo o reparo do motor. Tinha trocado um pistão e biela.
Comecei a conversar como ele sobre as MITs pois tenho uma. Ele acha que estão tirando potência demais desse motor. Colocaram uma turbina muito grande, assim como o módulo HPE. Tinha uma Pagero sport HPE 2006 ou 2007, perto da oficina dele, que tinha ido para uma concessionária na capital umas duas vezes.
Mas uma coisa ele ( mecânico) concorda: muitos proprietários abusam da velocidade ( altos giros de motor por longo tempo), e isso ocasiona muito desgaste ao motor.
Eu já estou convencido que tenho que andar em minhas viagens na faixa de 110 ou 120 km, pois esse motor não tem a resistência de um MWM. E foi o que ele me disse: " Quer ter um motor por um longo tempo sem abrir??? Modere no pé."
Ele me passou uma dica, que disse ter resolvido o problema de aquecimento em muitas dessas picapes. É o seguinte: " aumentar o furo por onde entra a água ( que sai do bloco do motor) na bomba d'agua. O furo existente na chapa por trás dessa bomba é muito pequeno, e limita muito a vazão da bomba. O furo deve ser aumentado para uma área de aproximadamente 1 cm quadrado ( 1 x1 cm) ou pouco menos. "
Parece fazer sentido, mas vou consultar mais pessoas pra ver se procede.
Alguém já ouviu falar disso??? O cara me pareceu conhecer muito mesmo de motores em geral. Só esqueci de perguntar se essa idéia foi dele ou passada por outro colega.
Abraços,
JG.
JG,
Talvez até tenha sido esta a alteração que fizeram internamente no motor da minha ex-L200. Porém acho que nunca conseguirei descobrir esta informação. Só não se esqueça que não fizeram somente isso na minha ex-chaleira.
Agora vou te dizer uma coisa: não concordo com esta lógica de ter que poupar o carro. Não estou falando em detonar, forçar a saida de giro e outras coisas mais, mas no meu caso, eu apenas tentei usar a pkp como uma pkp e não consegui. O carro não me atendeu. Esquentava. Por isso que vendi o carro e vou contar pra todo mundo a má experiência que tive com a MIT.
A diferença é a seguinte: se vc pegar um motor MWM e rodar no limite de giro direto, ao invés de abrir o bico com 300 mil, ele vai abrir com 200. Já o da L200 HPE abre o bico muito antes disto. Mesmo andando na boa. Não adianta: este motor foi projetado para ter 87 cvs e estão tirando 141. Não existe mágica para isso.
Um abraço,
Descordo de vc Alexandre, se a MWM ou a international, antiga Perkins, progeta um motor que agüenta 4000Rpm e diz que dura 300.000Km é por que dura 300.000Km a 4000Rpm, talvez dure menos se o usuário abrir a bomba ou vacilar na manutenção.
Rodei uma vez com uma D-20, com motor perquinho, 280.000Km sempre andei a 2800RPM (rot max) a 130 Km/h e vendemos o carro com o motor impecável, não baixava uma gota de óleo.
Andar com limitações de 110 - 120 é coisa da década de 60, é inaceitável hoje em dia.
Primeiro relato de Pajero Sport!!
[]’s,
Valeu AKGP,
Também concordo com vc. Carro é pra ser usado. Acho que o mecânico que falei estava falando de andar a 150 ou 160 por longos períodos, mas mesmo assim esses motores deveriam atingir uns 200.000km rodados sem problemas.
No meu caso passei a rodar mais devagar por economia. Vou de Natal a Fortaleza sem abastecer, ou mesmo Fortaleza - Terezina, mas na base do 110 km/h e chego com uma pequena folga no tanque.
Mas o assunto aqui é aquecimento. Pois vamos lá.
Eu estou convencido ( to parecendo a besta do planalto, rsrsr) que realmente estão tirando potência demais do motor para linha HPE. Passar de 87 ou 93 cv para 141 e coisa demais. É possível sim, mas com custos. Mecânicos da propria MIT já me falaram isso a pelo menos uns 3 anos atrás que a HPE esquentava.
Já no caso da minha que é a super simples ( não é imposto, rsrsr) L200 - L, ou de outros colegas que possuem o modelo mais simples ( 87cv) o caso é diferente. Agora perto ou pouco depois dos 100.oookm rodados estão abservando um pequeno esquente em alguns momentos, com certeza eh pq o sistema de refrigeração está apresentando falhas (desgaste, sugeira, liquido não propriado, etc).
Estive observando o radiador da L200, pelo menos na minha, as colmeias são de cobre ( aqui já citado por outro colega) e em muitos lugares ele está esfarelando ( como se estivesse apodrecendo). Notei isso quando foram trocar a correia dentada. Não tenho dúvidas de que a eficiência do radiador caiu. Tudo bem, 110.000km nas costas.
É bem verdade que não estou usando mais o liquido da MIT, mas qualquer outro de boa qualidade vai servir.
Vou trocar todo o líquido pelo usado nos motores da IVECO (leia-se FIAT). Somente questão de custo. Se não resolver coloco o da MIT.
Estou até procurando um radiador de alumínio que possa ser adaptado. Esse de cobre parece coisa de carro anos 60.
Outra coisa, não sei não, mas acho que o sistema de acoplamento viscoso da hélice do meu carro está indo pro saco. Quando ela está totalmente fria, depois de alguns giros na hélice o sistema fica parecendo um ventilador. Super folgado. Quando o motor esquenta ela trava, mas com uma certa folga. Teria que medir o torque para girar essa hélice com uma certa temperatura. Muito complicado!!!
Resumindo: radiador velho, líquido de má qualidade e acoplamento viscoso cansado resulta em aquecimento. Logo é testar pra saber onde está o problema para não jogar dindin fora, porque aqui não dá dinheiro em pé.
Abraços a todos,
João Gualberto
João Gualberto,
O cobre transfere calor com maior eficiência que o alumínio, mas o alumínio é mais barato e mais leve e por isso é o mais usado. Você pode substituir o de core pelo de alumínio, mas é melhor não esperar ele tenha a mesma eficiência.
O líquido da Iveco é o mesmo da Fiat, é o Paraflu. Aqui em BH o melhor preço que consegui foi de R$16,00 na concessionária Iveco. Por coincidência comprei 7 litros ontem pra colocar na minha Ranger...
Amigos
A minha apresenta o mesmo problema a algum tempo e ja fiz de tudo o possivel , estou querendo trocar o radiador tb , ja vi ate o preco para mandar fazer um 500 latinhas , acontece que o cara do radiador relatou que o original so tem 2 fileiras de tubos por onde passa a agua ele quer fazer um de 3 fileiras de tubos da perfeitamente no lugar . Ele disse tb que esta acostumado a fazer isso em van e que o projeto original da mit é para clima frio japao por isso que esquenta. a minha é uma GL com 120000,00
Que coisa... agora até as L e GL de 87 pangarés estão querendo esquentar, basta a quilometragem avançar...
E eu cheguei a cogitar a troca da Ranger por uma Savana, no more...